agosto, 2016

2016ter02ago12:0021:00Caminhos da Engenharia – Capítulo X - Crise Hídrica em SP: como foi administrada a pior seca da história paulista- TRANSMISSÃO AO VIVO12:00 - 21:00 Av. Doutor Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana - SPTipo de evento:Seminários

Detalhes do evento

                                                

Após passar pela pior crise hídrica dos últimos 80 anos, quando, em 2014, o volume do sistema Cantareira – que atende a 8,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo – atingiu sua reserva técnica, o governo do Estado de São Paulo tem pela frente o desafio de desenvolver um plano de gestão para garantir um sistema de abastecimento que conte com o Sistema Cantareira e a recuperação do seu nível, e com obras que tragam um futuro mais seguro para a população do Estado, no que se refere a recursos hídricos. 

A SABESP tem realizado diversas obras, visando ampliar a oferta de água e interligar reservatórios e sistemas, que são de interesse da Engenharia nacional e da sociedade em geral. 

Esse evento trará à tona discussões, soluções e desafios sobre a crise hídrica em São Paulo, tendo por tema principal segurança hídrica, a interligação de bacias e sistemas. 

Serão abordados os conceitos de segurança hídrica, os projetos de interligação e captação já realizados e a sua importância no combate à escassez hídrica para a região metropolitana de São Paulo.

Programa

Período da Manhã 

9h – Abertura – Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, e Miriana Marques, vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia

9h15– Causas da Crise Hídrica – dr. Benedito Braga, secretário Estadual de Recursos Hídricos

9h45 – Palestra SABESP – Cenários futuros – dr. Jerson Kelman, presidente da SABESP

10h15 – Apresentação de Trabalhos Técnicos pela Equipe de Engenharia da SABESP

10h20 – Obra do Rio Pequeno/Rio Grande/Taiaçupeba (Renato Frazão – ME/Carlos Pleul – ME)

10h40 – Soluções para Bombeamento e Geração de Energia (Alberto – MM/ José Basílio – MM)

11h – Implantação de Sistema de Membranas (Saullo – MAT)

11h20 – Flexibilização do Atendimento dos Sistemas Produtores (Silvana – MAG)

11h40 – Gestão de Pressão (Roberval – MS)

12h – Espaço para questões da plateia

12h30 – Intervalo para Almoço

Período da Tarde

14h30 – Abertura – PPP São Lourenço (Sílvio Leifert – superintendente TE)

15h – Obra da Represa do Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul) para a represa do Atibainha (Sistema Cantareira – Marcelo Gonçalves de Jesus, coordenador de Empreendimentos TG)

15h30 – Painel 1 – Obras de Emergência e Interligação de Sistemas de Águas Tratadas – eng. Marco Antônio Barros – superintendente SABESP

16h – Painel 2 – Obras de emergência no Cantareira e Reservas Técnicas – eng. Guilherme Machado Paixão – superintendente SABESP

16h30 – Painel 3 – Interligação Jaguari Atibainha e Sistema São Lourenço: dr. Edison Airoldi – diretor SABESP

17h – Painel 4 – Segurança Hídrica e Sistemas de Abastecimento – dr. Paulo Massato Yoshimoto, diretor Metropolitano SABESP

17h30 – Debate Técnico – Coordenado por Roberto Kochen, diretor de Infraestrutura do Instituto de Engenharia

18h – Encerramento – Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, e Miriana Marques, vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia

18h15 – Coquetel de confraternização

AO FINAL DA PÁGINA, PARTICIPE CLICANDO NO BOTÃO INSCREVA-SE

Apoio Institucional: 

Relização:
Vice-presidência de Atividades Técnicas
Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura 

Conheça os palestrantes

Alberto Ribeiro

 

Gerente da Divisão de Manutenção Mecânica e Caldeiraria da Superintendência de Manutenção estratégica da Sabesp. Engenheiro Mecânico (FEI, 1993), especialização em Engenharia de Saneamento Básico (USP, 2002) e MBA Gestão Empresarial (FIA, 2014). Na Sabesp desde 1997 como engenheiro de manutenção e, a partir de 2012, como gerente de Divisão, atuando em manutenção de equipamentos, tubulações e sistemas, intervenções em adutoras em carga e obras emergenciais, com destaque para as obras de enfrentamento da crise hídrica. 

Angelino Aniello Saullo 

Bacharel em Química, Faculdades Oswaldo Cruz. Pós-graduação em Atribuições Tecnológicas, Faculdades Oswaldo Cruz; Gestão de Projetos, Fundação Vanzolini e PEG Programa de Excelência Gerencial, SABESP/FUNDAP. Com 24 anos de atuação na produção de água da RMSP, (Região Metropolitana de São Paulo), na SABESP, atualmente é Gerente de Produção da ETA Engº Rodolfo José da Costa e Silva, (ABV), responsável por 20% do abastecimento de água para a RMSP. 

Benedito Braga 

É o atual presidente do Conselho Mundial da Água e professor de engenharia civil e ambiental da Escola Politécnica, da USP. É graduado em engenharia civil e mestre em engenharia hidráulica na USP, mestre em hidrologia e doutor em recursos hídricos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. No setor público, foi assessor especial da Secretaria de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo e diretor da ANA (Agência Nacional de Águas) por nove anos. Presidiu e integrou conselhos e entidades internacionais relacionados ao tema. Braga também é autor de 25 livros, tem mais de 200 artigos científicos publicados e recebeu prêmios internacionais por sua contribuição para o debate em torno do saneamento e gestão das águas. 

Carlos Augusto Pleul 

Formado em Desenho de Construção Civil pelo Liceu de Artes e Ofícios; graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia São Paulo – FESP; pós-graduado em Sociedade e Meio Ambiente pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em Gestão Empresarial pelo Centro Paula Souza e em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração – FIA. Atuando na Sabesp desde 1994, como Gerente desde 1996, em processos de Suprimentos, Contratações, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Operacional e atualmente como Coordenador de Empreendimentos na Superintendência de Gestão de Empreendimentos da Metropolitana – ME.

Edison Airoldi 

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP, com MBA em Gestão Empresarial pela FIA.Trabalha na Sabesp desde 1981 e, entre outras posições, atuou como Superintendente da Unidade de Negócios Norte, da Unidade de Negócios de Produção de Água e de Planejamento Técnico e Integrado. Atualmente é Diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente na Sabesp. 

Guilherme Machado Paixão 

Engenheiro Mecânico pela PUC-MG (1991) e MBA em Administração para Engenheiros pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Desde 1992 atua como Engenheiro na Sabesp. Foi gerente do Setor Técnico de Bragança Paulista, da Divisão Eletromecânica Unidade de Negócios Norte, do departamento de Engenharia da Unidade de Negócios Norte, e do Departamento de Serviços da Unidade de Negócios Norte. Atualmente,  é superintendente de Gestão de Empreendimentos da Diretoria Metropolitana.
 
Jerson Kelman

Atualmente é Presidente da Sabesp. É professor da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele foi presidente da Agência Nacional de Águas, diretor-geral da Agência Nacional Energia Elétrica, presidente do Grupo Light, interventor na Enersul, membro dos conselhos nacionais de política energética, meio ambiente e recursos hídricos, bem como de diversos colegiados, tanto no Brasil quanto no exterior.

José Carlos Basílio 

Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e em Engenharia Elétrica, pela Poli-USP. Atualmente é Gerente da Divisão de Manutenção Elétrica e Instrumentação na Sabesp, onde também atuou como Engenheiro de manutenção Elétrica. Foi professor de pós-graduação na Fundação Santo André. Trabalhou como diretor de vendas/técnico na empresa Marabu do Brasil LTDA, diretor de suporte a clientes na Alphaprint Imp. Exp. Com. Ltda, Ger. Venda Peças e Imp. na Intergrafica Print & Pack e gerente de assistência técnica e gerente de engenharia elética na Bekum do Brasil. 

Marcelo Gonçalves de Jesus 

Engenheiro Civil pela Unitau. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela UNINTER. É Professor de Matemática pela UNIBAN. Engenheiro Civil, atuando na execução de Obras Públicas e Privadas. Professor de Matemática e Física, lecionando em Escolas Públicas e Particulares para o Ensino Médio. Engenheiro Fiscal e Coordenador de Empreendimentos nas obras do Projeto Tietê e de Adução de Água na RMSP pela SABESP. 

Marco Antonio Lopez Barros 

Engenheiro Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes e pós-graduado em Engenharia de Saneamento Básico pela USP. Na Sabesp, foi fiscal de Serviços e Obras e Encarregado de Serviços de Distribuição e Coleta (Itaquera); foi Gerente de Setor de Manutenção (São Miguel); Gerente do Pólo de Manutenção de Itaquaquecetuba; Gerente da Divisão de Manutenção Eletromecânica Leste; e Gerente do Departamento de Engenharia e Operação Leste. Ainda na SABESP, atualmente, é Superintendente da Unidade de Produção de Água da Região Metropolitana de São Paulo. 

Paulo Massato Yoshimoto 

Engenheiro Civil, formado pela Escola de Engenharia de Lins, com mais de 40 anos de experiência em saneamento básico. Na SABESP desde 1983, passando pelas funções de Assistente Executivo da Diretoria Operacional e Superintendente nas unidades de Produção de Agua, de Manutenção e de Planejamento e Desenvolvimento Metropolitano. Desde 2004, responde pela Diretoria Metropolitana da SABESP, responsável pela operação dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e região bragantina, atendendo uma população de 20 milhões de habitantes. Em sua vivência na SABESP esteve à frente dos principais projetos e inovações desenvolvidos pela empresa, superou graves interferências climáticas, como a crise hídrica de 2014, sendo referência para as demais companhias de saneamento.

Renato Hochgreb Frazão 

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins. Mestre em Geofísica pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini, Poli, USP. Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Desde 1988 atuando como Engenheiro Civil na Sabesp, gerenciando empreendimentos de água e esgotos. De 2003 a 2007 foi Gerente do Departamento de Empreendimentos – ME e até esta data atua como Coordenador dos Empreendimentos da Região Sudoeste da Diretoria Metropolitana. 

Roberval Tavares de Souza

Superintendente da Sabesp, Unidade de Negócio Sul da Diretoria Metropolitana, engenheiro Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC – 1994), pós graduado em Saúde Pública pela USP (1998) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2002).
Na Sabesp, onde atua desde 1992, foi gerente de manutenção, de operação, da área comercial e do departamento administrativo e financeiro, de 1996 até 2007. Em 2007, assumiu a superintendência da Unidade de Negócio Sul, que abrange a zona sul da Capital e sete municípios da RMSP, tendo sob sua gestão quatro milhões de clientes e mais de mil funcionários.
Além da experiência na área de saneamento, foi presidente do Instituto Paulista de Excelência na Gestão (IPEG) – 2012-2015 – e é presidente Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) –2016 – 2018.

Silvana Corsaro Candido da Silva de Franco 

Graduada em Engenharia Civil pela Escola de Politécnica da USP e com Mestrado e Doutorado nesta instituição. Atua na Sabesp desde Agosto de 1992 e, atualmente, é Gerente do Depatrtamento de Planejamento, Gestão e Operação da Produção (MAG). É responsável pela Engenharia e pela Operação da Adução, cujas atividades abarcam desde a Modelagem Hidráulica do Sistema Adutor Metropolitano (SAM) até a Supervisão e Controle desta infraestrutura pelo CCO – Centro de Controle da Operação, gerenciando vazões que já atingiram 72 m3/s. 

Silvio Leifert 

Engenheiro Civil pela EEUM. Cursou Administração de Empresas pela Fundação Vanzolini e MBA em Gestão de Projetos pela Poli – USP. Ingressou na Sabesp em 1978, sempre atuando na área de empreendimento. Atualmente é Superintendente de Gestão de Empreendimentos – TE da Diretoria de Tecnologia; Empreendimentos e Meio Ambiente, sendo responsável pelo desenvolvimento e implantação das Metodologias de Gestão de Empreendimentos e de Programas da SABESP, do Sistema de Qualidade dos Empreendimentos da Sabesp, pelos Projetos Especiais: de Sistemas Produtores de Água, de Tratamento de Água, de Tratamento de Esgotos (PLAMTE), pela Implantação das Obras do SPSL – Fase 1 do Contrato de PPP (R $2,214 Bilhões de investimento), pelo Licenciamento Ambiental Prévio da Interligação Jaguari Atibainha e do Aproveitamento da Bacia do rio Itapanhau para Abastecimento da RMSP.

Hora

(Terça-feira) 12:00 - 21:00

Localização

Av. Doutor Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana - SP

X
X
X
X
X