junho, 2013

2013qua26jun11:0015:30Seguro contra inundações - gestão de riscos e perspectivas de avanço para projetos em habitação e infraestrutura urbana11:00 - 15:30 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - SP-SPTipo de evento:Geral

Detalhes do evento

8h – Recepção aos participantes 

8h30 – Abertura – Eng. Camil Eid, Presidente do Instituto de Engenharia 

9h– Palestra com o americano Roy Wright: Estrutura geral e principais linhas de ação do Programa Nacional de Seguro contra Inundações (em inglês, com tradução simultânea).

9h40 – Comentários dos debatedores integrantes da mesa: Presidente do Conselho Mundial da Água, Representantes da FCTH, da CEF e do Instituto de Engenharia. 

10h10 – Intervalo 

10h40 – Questões dos representantes das três esferas de governo e das entidades representativas dos agentes públicos e privados diretamente envolvidos com o projeto, a construção, o financiamento, a institucionalidade e o seguro de edificações e sistemas de infraestrutura urbana. 

11h30 – Debates 

12h – Encerramento 

Informações – [email protected]


Sobre o conferencista  Roy Wright 

Roy E. Wright atua como Administrador Adjunto para Mitigação da FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), órgão do governo dos Estados Unidos cuja missão é apoiar e assegurar os cidadãos em situações de emergência causadas por desastres naturais (furacões, inundações, deslizamentos), domésticos ou por erro humano, inclusive atos terroristas. A FEMA é responsável por avaliar, minimizar e promover a rápida reconstrução dos locais e comunidades afetados nesses diversos tipos de ocorrência. 

Wright é responsável pela análise de risco e programas de redução de riscos sob a égide da Lei Stafford e do Programa Nacional de Seguro para Inundações (National Flood Insurance Program), da FEMA. O especialista também coordena a área de funcionários convocados em situações de catástrofes, bem como a prestação de assistência técnica e ambiental em conformidade com todos os programas da FEMA. Coletivamente, todos os programas promovem uma cultura de conscientização sobre riscos e solução de vulnerabilidades de longo prazo nas comunidades dos Estados Unidos. 

Em sua carreira, Roy Wright atuou como Executivo do Programa “Risk MAP” (Mapeamento, Avaliação e Planejamento), que fornece dados que aumentam a conscientização pública e levam a ação que reduz o risco à vida e à propriedade. Antes de ingressar na FEMA, em 2007, Wright atuou como assessor político da Secretaria do Interior, focada em medidas de conservação de terras, e liderou equipes de consultoria de gestão que melhoraram o desempenho dos programas governamentais. 

Em 2013, Wright foi nomeado para o Serviço Executivo Federal Sênior. Com Mestrado em Administração Pública pela The George Washington University, é Bachelor of Arts em Ciência Política pela Universidade Azusa Pacific. Seus estudos de pós-graduação incluem o programa Senior Executive Fellows, da Universidade de Harvard (Kennedy School of Government) e o Programa de Líderes Executivos da Escola de Pós-graduação da Naval Center for Homeland Defense and Security. Nativo da Califórnia, Roy e sua família vivem no norte da Virginia. 

INUNDAÇÕES NO SEGURO

Instituto de Engenharia debate soluções para gestão de risco de inundações a partir de análise, desenvolvimento de referenciais técnicos e políticas de seguros para cobertura dos prejuízos

Em busca de discutir novas alternativas gerenciais e tecnológicas para os desafios da infraestrutura hídrica dentro do contexto das cidades, o Instituto de Engenharia, em associação ao Conselho Mundial de Água e à Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), dá início no próximo dia 26 de junho (quarta-feira), das 8h00 às 12h30, ao ciclo de debates “Águas Urbanas e Infraestrutura: Novos Desafios à Engenharia Nacional”.

Para este primeiro encontro, que vai abordar o tema “Seguro contra Inundações – Gestão de riscos e perspectivas de avanço para projetos em habitação e infraestrutura urbana”, o Instituto de Engenharia traz o especialista americano Roy Wright, responsável pelo Programa Nacional de Seguro contra Inundações da FEMA – Agência Federal de Gestão de Emergências, referência em gestão de risco de inundações do governo dos Estados Unidos. Wright vai compartilhar seu conhecimento tendo como abordagem a análise de risco, instrumentos de gestão (códigos de edificações e controle de uso do solo) e políticas de seguro contra inundações.

No Brasil, a crescente vulnerabilidade das áreas urbanas e a inadequação dos instrumentos convencionais de engenharia e gestão urbana impossibilitam assegurar as condições aceitáveis de segurança e habitabilidade. Além disso, a revisão da estrutura normativa e institucional que regula as relações entre agentes públicos e privados diante das situações de risco torna-se cada vez mais latente. “Nessa perspectiva, a instituição de programas de seguros, apoiados em conhecimento técnico adequado sobre riscos e técnicas aplicáveis para seu controle pode constituir o fio condutor das inovações necessárias”, explica o engenheiro João Jorge da Costa, coordenador da Divisão de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos do Instituto de Engenharia.

Embora nas três esferas governamentais brasileiras – Federal, Estadual e Municipal – tenham sido criadas instâncias de controle de desastres naturais, os esforços e investimentos em obras são altamente impactados diante das inundações.

À exemplo da experiência recente dos Estados Unidos na gestão de desastres naturais, especialmente no controle de inundações, o objetivo do encontro é promover o debate acerca da institucionalização de um programa nacional de gestão de riscos associado a um sistema de seguros, que tenda a proporcionar conhecimento aprofundado sobre os tipos de fenômenos causadores de desastres e sobre escalas de vulnerabilidade das áreas habitadas em relação a eles. “No longo prazo, a população em geral, especialmente as residentes em grandes concentrações urbanas, será beneficiada nesse processo”, argumenta João Jorge.

Hora

(Quarta-feira) 11:00 - 15:30

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - SP-SP

X
X
X
X
X