A Engenharia Civil e o profissional do futuro

Executivos e acadêmicos se reúnem na FAAP para avaliar a sintonia da Engenharia com a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza, no dia 19 de fevereiro, no seu campus de São Paulo, o debate “A Engenharia em sintonia com o futuro: Sustentabilidade, tecnologia e Inovação”. Participam do encontro a gerente de Projetos da Sinco Engenharia, Priscila de Castro Ribeiro; o presidente da Tarjab Incorporadora, Carlos Alberto de Moraes Borges; a diretora da Vivá Arquitetura, Milene Abla Scala; e o presidente do Conselho Consultivo do Secovi/SP, Cláudio Bernardes.

O evento será aberto pela professora Ana Rocha Melhado, coordenadora da pós-graduação em Construções Sustentáveis da FAAP, e terá a mediação do professor Fábio Luis Garbossa Francisco, coordenador do curso Real Estate & Construction Management da Fundação. O encontro tem o apoio da Associação dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), Bentley Brasil, BKO Engenharia, GBC Brasil, Graphisoft Archicad, proActive Consultoria, Sinco Engenharia, Vectorworks e Vivá Arquitetura.

“Vamos debater o mercado da Engenharia Civil, em seus diversos aspectos. Um deles é a construção sustentável, cuja aplicação de técnicas e metodologias modernas vem conseguido redução dos impactos socioambientais”, antecipa a professora Amanda Braune, coordenadora dos cursos de pós-graduação em Engenharia da FAAP.

Outra abordagem será o BIM (Building Information Modeling), um novo conceito tecnológico que avalia todo o ciclo de vida de uma edificação, por meio de um modelo digital integrado. A ferramenta facilita o entendimento das diretrizes, normas, análise e métodos de implantação de projetos de engenharia.
Gestão estratégica de projetos e ciclo dos empreendimentos imobiliários também estarão na programação do debate.

A Engenharia em sintonia com o futuro: Sustentabilidade, tecnologia e Inovação

Data: 19 de fevereiro de 2018 – 19h
Local: Centro de Convenções FAAP
Informações: (11) 3662-7449
Inscrições: http://bit.ly/FAAP-19FEV

Sobre os participantes do encontro

Carlos Alberto de Moraes Borges
É engenheiro civil pela FAAP, com mestrado pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Administração de Empresas e MBA em Marketing. É ainda vice-presidente de tecnologia e sustentabilidade do SECOVI-SP.

Cláudio Bernardes
É presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP e presidente do Conselho de Gestão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento. É colunista da Folha de São Paulo e ex-presidente do Secovi-SP.

Milene Abla Scala
É vice-presidente do Grupo de Trabalho ASBEA e coordenadora do Grupo de Trabalho Sustentabilidade desde 2011. Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo e especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAM).

Priscila de Castro Ribeiro
É gerente de Projetos e BIM Expert em Implantação na Sinco Engenharia, que já possui mais de 820 m² modelados. Também foi responsável pela formação e administração da filial brasileira da multinacional de soluções de software Graphisoft do Brasil Ltda.

Ana Rocha Melhado
É doutora e membro do conselho deliberativo do GBC Brasil Casa e Condomínio e do Grupo do Pacto Global do CRASP. É também vice-presidente de Construção Sustentável no Instituto Smart City Business.

Fábio Luis Garbossa Francisco
Engenheiro civil pós-graduado em Administração de Empresas com MBA em Economia da Construção Civil. É diretor técnico da BKO e possui acervo técnico no CREA de 1,2 milhão de m2 de área construída.