Escolas de Engenharia

Instituto Mauá de Tecnologia apresenta célula de Indústria 4.0 na FEIMAFE 2017

Publicado em 19 de junho de 2017


A partir de amanhã até o dia 24 de junho o Instituto Mauá de Tecnologia estará presente na 16ª FEIMAFE com um estande de 55m². A ideia de participar do evento surgiu em decorrência do pioneirismo e da intensa atuação da instituição no âmbito da manufatura avançada e do apoio à competitividade para PMEs.

No espaço, a Mauá apresentará um setup de uma célula de manufatura industrial com a aplicação dos conceitos da manufatura avançada (Indústria 4.0), que será capaz de produzir um estojo com tampa personalizada, caneta e pen-drive, que serão entregues aos visitantes, em tempo real.

“Todo o funcionamento dos equipamentos da célula está alinhado aos conceitos de integração, inteligência e conectividade presentes na manufatura avançada”, afirma o professor do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia e coordenador do projeto, Fernando Silveira Madani.

Para o prof. Madani, ter um estande na FEIMAFE é fundamental para a Mauá. “A oportunidade permite que a instituição divulgue suas ações voltadas ao setor e contribui de maneira eficaz com a competitividade e o uso racional das tecnologias e recursos da industrial nacional”.

Tecnologia e educação lado a lado

Prezando por aproximar seus alunos do mercado de trabalho, o Instituto Mauá de Tecnologia utilizou a oportunidade de participar da FEIMAFE para inserir seus alunos no projeto. Toda a ação de integração da célula – desde sua concepção, até a apresentação e acompanhamento dos visitantes durante a feira – está sendo executada por uma equipe de 16 alunos e ex-alunos recém-formados, que, orientados por docentes, estão inseridos como Corpo Técnico, Monitores de Projeto e Estagiários.

Formação de competência em manufatura avançada

O Instituto Mauá de Tecnologia e seu Centro de Pesquisas, junto aos grupos de Sistemas Mecatrônicos Inteligentes e Robótica e Sistemas Produtivos Inteligentes, estão sempre em busca do desenvolvimento de diferentes ações para a formação de competência em manufatura avançada.

O foco dessas ações está na aplicação de conceitos ao parque industrial nacional de micro, pequenas e médias indústrias e tem como intuito preparar profissionais, gerando e difundindo o conhecimento, além de assistir parceiros nesta área.

Confira abaixo toda a programação da Mauá na FEIMAFE no estande central – Arena de Robótica:


20/06
Horário: 18h
Palestra: Aplicação e benefícios da manufatura digital no desenvolvimento dos processos industriais automatizados incluindo aplicação de robôs
Palestrante: Professor Fernando Madani

21/06

Horário: 19h
Palestra: Utilizando o legado de máquinas e equipamentos no caminho da manufatura avançada
Palestrante: Professor Fernando Madani

22/06

Horário: 19h
Palestra: Competitividade para pequenas e médias empresas
Palestrante: Professor Antonio Cabral

23/06
Horário: 19h
Palestra: Competitividade para pequenas e médias empresas
Palestrante: Professor Antonio Cabral

24/06
Horário: 10h
Palestra: Utilizando o legado de máquinas e equipamentos no caminho da manufatura avançada
Palestrante: Professor Fernando Madani

24/06
Horário: 13h
Fórum FEIMAFE
Debate: A Formação e o Emprego do Futuro
Participante: Professor Marcelo Nitz

Serviço
16ª FEIMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura
Data: de 20 a 24 de junho de 2017
Horários: 3ª a 6ª feira das 11h às 20h / sábado das 9h às 17h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – São Paulo
www.feimafe.com.br

Sobre a FEIMAFE

Há mais de 30 anos a FEIMAFE – 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura – é referência e o mais avançado evento na América Latina para a manufatura industrial, sendo um acelerador de negócios para a indústria. A FEIMAFE apresenta tecnologias, traz inovações, promove negócios, desenvolve relacionamentos e expande o conhecimento do público para as novas tendências e lançamentos do mercado. O evento reúne as principais empresas do setor proporcionando um ambiente adequado para o relacionamento comercial e demonstrações de novos produtos e serviços.


Patrocinados

Comente no Facebook

Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você