Madeira: Material do Futuro

Durabilidade, baixo consumo de energia e de emissão de carbono são alguns dos atrativos da madeira para a construção civil

Esse é o tema da nova pós-graduação da FAAP

A indústria da construção civil é apontada como uma das que mais causam impactos negativos ao meio ambiente. Estudos indicam que o segmento consome cerca de 75% dos insumos naturais do planeta, além de ser responsável por mais da metade dos resíduos sólidos urbanos, o chamado entulho. Este cenário precisa mudar, diz o arquiteto Marcelo Aflalo, coordenador do curso Arquitetura em Madeira: projeto e aplicação, que a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) lança neste segundo semestre de 2017.

O caminho ideal para evitar as agressões ao meio ambiente é o uso de materiais renováveis, reaproveitáveis e com baixo desperdício, como a madeira. “Pensar em uma construção sustentável é uma realidade que está sendo aplicada em todo o mundo há pelo menos 30 anos. No entanto, há muito ainda por fazer para torná-la uma meta obrigatória a curto prazo para todos que atuam nesse setor”, comenta o professor.

Promover o uso intensivo e sustentável da madeira na construção – o mais antigo e familiar material e também o mais contemporâneo e tecnológico disponível – é o objetivo da pós-graduação da FAAP, que contará com a experiência de alguns profissionais estrangeiros. “A madeira é o material menos difundido e compreendido em toda a cadeia produtiva, por isso o curso visa ampliar as possibilidades de atuação dos arquitetos, engenheiros e áreas correlatas”, explica o professor.

Entre as vantagens da utilização da madeira na construção civil, o professor destaca a durabilidade do material; o fato de ser renovável e reaproveitável; a baixa emissão de carbono – uma vez que fica armazenado durante todo o tempo de vida da obra; o baixo consumo de energia; entre outros fatores.

Atividade prática

O curso de pós-graduação da FAAP terá aulas expositivas sobre todos os aspectos da cadeia produtiva, desde a origem da matéria-prima até as questões de linguagem e mercado. O aluno também terá à disposição os ateliês e laboratórios da instituição para desenvolver projetos, construir protótipos e maquetes. “Grande parte do programa será baseado em atividades práticas em oficinas para a produção em diversas escalas e protótipos em dimensão real”, destaca o professor Marcelo Aflalo.

Além de um corpo docente de professores atuantes no mercado, o curso contará ainda com seminários ministrados por professores convidados da Suíça e do Chile. O curso tem início previsto para setembro e as aulas ocorrerão às segundas e quartas-feiras no período noturno (poderão ocorrer atividades em alguns sábados). Mais informações sobre o conteúdo da pós-graduação estão disponíveis no link: http://www.faap.br/pos.