Conhecidos por seus invernos rigorosos, os países da antiga cortina de ferro – os países comunistas do leste europeu – são famosos também por seus estranhos carros. Para a maioria dos brasileiros, Lada é o único nome que vem à cabeça com os termos “carro” e “soviético”, mas não só de Ladas viviam o lado vermelho do muro de Berlim. Conheçam nossos dez modelos soviéticos favoritos.
10– Skoda Rapid
Na época, os loucos da revista Autocar diziam que o Skoda Rapid tinha uma dirigibilidade de um “Porsche do proletariado” (ou seja, quem não tinha dinheiro no bolso). Construído na Tchecoslováquia entre 1984 e 1990 sobre um chassi antigo da Skoda, claro que o carro tinha todos os problemas de confiabilidade que nós conhecemos (e admiramos). Mas tem um visual decente, e alguns chegaram a disputar ralis, então não devem ser tão ruins assim, certo?
9 – ZiL-117
Lançado em 1971 com um V8 de 6,9 litros, o 117 era grande e intimidador. Parecia com um Ford Galaxie da década de 1960, mas com aquele tempero russo. Os carros produziam cerca de 300 cv, mais que necessários para empurrar as 2,7 toneladas do carro.
8 – SZD
O SZD foi produzido originalmente na Rússia como uma espécie de cadeira de rodas motorizada para deficientes. Geralmente dado ou vendido pelo governo com amplos descontos para quem precisasse, passavam longe das pessoas ricas. Cedido por cinco anos – como em um leasing – os carros eram recolhidos ao final do período e trocados por um novo. Exemplares em bom estado são raros, já que a muitos foram destruídos pelo governo, ou enferrujaram.
7 – Volga GAZ 21
O GAZ 21 foi o primeiro carro a receber o nome Volga, no ano de 1956. Alcançou certa fama agora, ocupando o mesmo lugar mítico entre os fanáticos por carros russos que o DS tem na França. Com várias versões produzidas ao longo de 24 anos, alguns modelos tinham transmissão automática, outros foram produzidos exclusivamente para a KGB com um motor V8. Os modelos para a população tinham motor quatro cilindros, que produzia cerca de 70 cavalos.
6 – Tatra 603
Construído entre 1956 e 1975, o 603 é um dos carros mais peculiares produzidos na antiga Tchecoslováquia. Foi construído em três séries/gerações, porém, com o lançamento dos novos modelos, os carros antigos eram devolvidos à fábrica. Lá, eram desmontados e reconstruídos, substituindo as peças antigas por novas. O que torna quase impossível saber qual modelo Tatra você tem em mãos. Entre as características que o tornam interessante está o motor V8 instalado na traseira.
5 – Melkus RS 1000
Qual o resultado de um três cilindros dois tempos com 993 cm³ e 50 cv de um Wartburg 353 (com concepção parecida com o motor usado nos primeiros Saabs) em uma carroceria esportiva realmente atraente? Não sabe? O Melkus RS 1000, claro. Talvez não te ajude a chegar mais rápido, mas duvido que alguma coisa da Alemanha Oriental defina melhor a palavra desfilar.
4 – Stratopolonez
Todos nós conhecemos o Lancia Stratos, mas quantos de nós conhecem o Stratopolonez? É como o Stratos, um pouco mais insano. Pegue a estrutura, motor, suspensão, freios e apetite do Stratos, livre-se da carroceria. Substitua-o por um hatchback construído na Polônia, inscreva o monstrinho no Grupo B e pronto. De acordo com o artigo traduzido da Wikipédia polonesa: “No começo, as pessoas que moravam nos arredores da fábrica ligaram para a polícia, reclamando do barulho horroroso. Antes de sua estreia competitiva, o carro não passou por testes. Durante a primeira corrida, ele rodou três vezes em torno do próprio eixo, e mesmo assim venceu”. Precisa mais do que isso para entrar na lista?
3 – ZiL-112 Sports
O ZiL-112 Sports foi o primeiro (e talvez único) carro de corrida construído pela marca. Era movido pelo motor de oito cilindros em linha do ZiL-111, capaz de produzir cerca de 230 cavalos. Tinha um diferencial auto blocante, pneus radiais e freios a disco, inéditos em carros produzidos na União Soviética. Além disso, quase se parece com uma Ferrari 250 TR, o que é sempre bom.
2 – Trabant 601
O Trabant 601 é o símbolo maior dos carros horríveis da Alemanha Oriental. Sua carroceria era construída em uma mistura estranha de materiais reciclados, tinham motores minúsculos que faziam sons ainda mais estranhos; mas são tão charmosos! Rejeitados logo após a queda do muro de Berlim, o recente interesse no carro fez subir os preços de modelos em bom estado.
1 – Lada Niva
O “Land Rover Comunista” favorito do ocidente, o Niva tem um lugar especial no coração dos fãs de fora de estrada. Considerado o primeiro SUV crossover, o Niva tem uma construção monocoque, suspensão dianteira independente, e nada de ar condicionado. Sua produção começou em 1977 e continua até hoje. Jeremy Clarkson elogiou a suspensão do carro, e disse já conseguiu acender um cigarro com o carro a 80 km/h em terreno acidentado – mas ironizou o fato de não poder demonstrar isso por não estarem em “um país livre”, em referência às leis antifumo do Reino Unido – Para completar, como todos os Ladas, o Niva saia de fábrica com um kit de reparos “faça você mesmo” com 21 peças, para consertos à beira da estrada.
Autor: Jalopnik