Cientista cria bateria que gera energia com apenas uma gota de saliva

Além de ajudar na digestão, a saliva também pode alimentar baterias. Pesquisadores da Universidade de Binghamton descobriram isto ao inventar uma pequena bateria de papel que gera energia quando misturada com uma gota de saliva. As baterias, que são mais como pequenas células de combustível microbianas, são baratas para fazer e podem ser usadas em desastres naturais e configurações remotas, onde o poder sob demanda é difícil (se não impossível). Como resultado, o acesso a cuidados médicos e exames em ambientes rurais pode melhorar.

O assistente de Ciência da Computação, Seokheun Choi, passou os últimos cinco anos desenvolvendo as fontes de micro-energia. Seu objetivo final era encontrar uma maneira de realizar testes de diagnóstico médico em regiões atingidas pela pobreza; finalmente, ele conseguiu desenvolver a bateria de papel.

“A geração de energia é necessária especialmente para aplicações de diagnóstico de ponto de atendimento em países em desenvolvimento”, disse Choi. “Normalmente, essas aplicações exigem muita energia, mas as baterias comerciais ou outras tecnologias de colheita de energia são muito caras e excessivamente qualificadas. Além disso, há questões de poluição ambiental “.

As baterias contêm células eletrogênicas liofilizadas que geram energia quando entra em contato com a saliva. Surpreendentemente, com apenas uma gota de cuspe, as baterias de papel podem produzir potência suficiente para sensores biológicos de baixa potência em questão de minutos.

Eureka Alert relata que um benefício da liofilização das células é que eles podem ser armazenados por um longo tempo antes do uso. Isso significa que eles podem ser abastecidos em clínicas médicas em todo o mundo. Uma vantagem adicional é que o fluido biológico necessário (saliva) pode ser facilmente obtido em qualquer lugar, a qualquer momento.

No momento, a bateria só pode produzir alguns microwatts de energia por centímetro quadrado. No entanto, Choi e sua assistente de pesquisa, Maedeh Mohammadifar, estão trabalhando para aumentar a produção. No futuro, a equipe espera tornar as baterias de papel mais robustas.

Autor: Engenharia é