julho, 2023
Clique na foto e veja o currículo
-
...José Wagner Leite Ferreira – Moderador
...José Wagner Leite Ferreira – Moderador
Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos do IE
Arquiteto Urbanista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Transporte Urbano pelo IPR/IPT, em Gestão do Transporte Fluvial, pelo IFIT Namur na Bélgica, em Portos e Vias Navegáveis, pela APEC – Antwerp – Bélgica. Com mais de 30 anos de experiência em sistemas hidroviários e portuários, atuou e visitou entidades e eventos em diversas localidades nos EUA, América Latina, Europa dentre as quais: CNR – Compagnie National du Rhone, TVA – Tennessee Valley Authority, Albert Canal, Du Rhone Canal, Le Havre Canal, Portos Fluviais em Duisburg, Hidrovia Rhein, etc. Participa e contribui das entidades CNR – Compagnie National du Rhone, RMD – Rhein Main Donau, TVA – Tenessee Valey Authority, INE – Inland Navigation Europe, PIANC – Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários e VNF – Voies Navigables de France. Organizou, fundou e coordenou entidades do setor como Faculdade de Tecnologia Fluvial de Jahu, em cooperação com a UNIVERSITÉ DE LIÈGE-BELGICA, CITP – Consórcio Intermunicipal Tietê Paraná, ADTP – Agência de Desenvolvimento Tietê/Paraná, CESP – Companhia Energética de São Paulo nos terminais portuários, Plano de Desenvolvimento do Turismo Fluvial para o GESP, Plano Nacional de Turismo Fluvial na EMBRATUR, Plano de Revitalização Hidroviária do Vale do Ribeira e de Transporte Flúvio-Marítimo de Registro a Cubatão, UNIMEP/UNIVERSITÉ DE LIÈGE, do Plano Hidroviário do Estado de São Paulo, Corredor de Exportação de Etanol – Transpetro BR, do PORTO BRASIL em Peruíbe, na Secretaria de Portos da Presidência da República – Sistema Hidroviário da Baixada Santista/Plano de Operação, na ligação fluvial de passageiros Bertioga/Santos – ANTAQ. Atualmente coordena a Divisão Técnica de Logística de Transportes do Instituto de Engenharia, é consultor associado da FIGUEIREDO FERRAZ ENGENHARIA DE PROJETOS, diretor do CEANI – Centro de Estudos Avançados de Navegação Interior, consultor da CODESP – Porto de Santos e coordenador do Convênio Universidade de Liège/Unimep – Navegação Interior.
Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos do IE
-
José Eduardo Frascá Poyares Jardim - Abertura
José Eduardo Frascá Poyares Jardim - Abertura
Presidente do Instituto de Engenharia
Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP, e associado ao Instituto de Engenharia desde 1961, é membro do Conselho Consultivo e responsável pela Divisão de Óleo, Gás, Biocombustíveis, Mineração e Dutos. Diretor no DECONCIC / FIESP – Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC – FIESP). Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 – 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) – Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.
Presidente do Instituto de Engenharia
Detalhes do evento
Abordagem: O Instituto de Engenharia promoverá um amplo debate sobre uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista, agregando soluções
Detalhes do evento
Abordagem:
O Instituto de Engenharia promoverá um amplo debate sobre uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista, agregando soluções de alta tecnologia para a infraestrutura do século 21.
Essa ligação é estudada pelo Instituto de Engenharia desde 2011, constituindo-se em matéria de grande relevância no tocante à logística, não apenas de São Paulo, como de todo o Brasil. Isto se deve pelo fato de fazer parte do maior corredor de comércio exterior do País.
Esse debate contemplará vários temas relacionados à questão: o porquê de uma nova ligação; a contribuição da engenharia inovadora para vencer os desafios existentes; a questão ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar; os protocolos globais no tocante à preservação ambiental e às questões climáticas. Enseja ainda alcançar discussão técnica, juntamente com a sociedade civil a respeito das concentrações urbanas das regiões metropolitanas de São Paulo e de Santos impactadas pelo projeto, avaliando, inclusive, planos diretores dos municípios, parques tecnológicos e plataformas logísticas projetadas nas pontas. Por outro lado, o debate também ouvirá a Autoridade Portuária de Santos, uma vez que tal ligação é estratégica para a sua consolidação como maior porto de comércio exterior do País.
De maneira pró–ativa será um evento que reunirá todos os atores locais, desde os operadores portuários até os transportadores, terminais portuários, e as associações de classe e sindicatos, ensejando, inclusive, o início de discussões para definir melhores modelagens e fontes de investimentos.
Público-alvo:
Engenheiros, estudantes de engenharia e interessados no assunto.
*Programação:
13h30 – Credenciamento
14h – Abertura
- Presidente do Instituto de Engenharia
José Eduardo Frascá Poyares Jardim
- Diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos
Anderson Pomini
- Prefeito de Suzano
Rodrigo Kenji de Souza Ashiuchi
- Coordenador de Planejamento da subsecretaria de Logística e Transporte
André Nozawa
- Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Emprego de Santos
Bruno Orlandi
- Vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia
Ivan Metran Whately
- Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos
José Wagner Ferreira
14h30 – Painel 1: Nova Ligação para a Baixada Santista e seu Impacto na Economia
Moderador: Fabrício Julião – CEO da Brasil Export
- Bruno Orlandi – Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Emprego de Santos
- André Nozawa – Coordenador de Planejamento da subsecretaria de Logística e Transporte
15h10 – Painel 2: O Porto de Santos – Ligação Estratégica para a Consolidação do Maior Eixo Nacional de Comércio Exterior
Moderador: Leopoldo Figueiredo – Diretor de Redação do BE-News
- Anderson Pomini – Diretor-Presidente da Autoridade Portuária de Santos – APS
15h50 – Painel 3: A Contribuição da Engenharia Inovadora e a Questão Ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar
Moderador: Ivan M. Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia
- Marcelo Stachow Machado da Silva – Assessor da Presidência QGSA
- Walter Senise – Escritório Senise e Paiva Advogados
16h30 – Coffee Break
16h40 – Painel 4: As Concentrações Urbanas das Regiões Metropolitanas de SP e de Santos e as Plataformas Logísticas
Moderador: Alcindo Dell’Agnese – AD Arquitetura
- Glaucus Farinello – Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de Santos
- André Luís Neiva – Presidente do Sindisan
17h20 – Painel 5: Por que uma Nova Ligação
Moderador: Vernon Richard Kohl – Consultor de Planejamento e Transporte
- Adilson Luiz Gonçalves – Assessor da Prefeitura Municipal de Santos
- Adalberto Ferreira – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário do Guarujá
- Ricardo Molitzas – Diretor executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo – SOPESP
18h – Painel 6: Oferta e Demanda da Nova Ligação
Moderador: Eduardo Lustoza – Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação
- Wagner Colombini Martins – Diretor-Presidente da LOGIT
- Tamara Gaspar – Land Transportation Engagement Manager na ALG
18h40 Encerramento
- Carlos Eduardo Bueno Magano – diretor de Infraestrutura da Autoridade do Porto de Santos
- José Eduardo Frascá Poyares Jardim – presidente do Instituto de Engenharia
*Programação sujeita a alteração
Realização:
Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Jean Carlos Pejo – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística
Arq. José Wagner Leite Ferreira – Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos
Patrocinador:
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Quarta-feira) 14:00 - 19:00
Localização
Evento Híbrido - Presencial: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP | Online: Youtube do IE
Organizador
Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística / Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos