setembro, 2018
Detalhes do evento
Resumo: Os wetlands construídos, conhecidos também como jardins filtrantes ou filtros de areia plantados, são sistemas naturais de tratamento de esgoto compostos por plantas aquáticas e substratos (brita, areia, bambu,
Detalhes do evento
Resumo:
Os wetlands construídos, conhecidos também como jardins filtrantes ou filtros de areia plantados, são sistemas naturais de tratamento de esgoto compostos por plantas aquáticas e substratos (brita, areia, bambu, casca de arroz, entre outros).
Esta tecnologia é aplicada na Europa e Estados Unidos a mais de 50 anos, no Brasil começou a ser utilizada em 1980 e foi intensificada a partir do ano 2000.
Comparado com os sistemas convencionais de tratamento, são de baixo custo, fácil operação e manutenção. Esse sistema é uma alternativa interessante para tratamento de esgoto pelo seu baixo custo de instalação e operação e por ser mais “sustentável” tendo em vista que não utiliza produtos químicos, consumo de energia e a biomassa gerada pelas plantas pode ser reutilizada como adubo e ração animal, entre outras vantagens.
Palestrante:
Eng.a M.a Cristiane Dias Poças
Engenheira de Materiais/Química pela Universidade Mackenzie, Especialista em Tecnologias Ambientais pela Faculdade Tecnologia de São Paulo (FATEC) e Mestre em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Consultora da Área Ambiental e Professora Universitária dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Faculdade Piaget, desenvolveu sua pesquisa de mestrado em wetlands construídos, participa de grupos de pesquisa sobre o tema e ministra cursos, palestras e consultoria. Trabalhou na General Motors, Bunge Fertilizantes e Ambev, onde exerceu atividades em sistema de gestão ambiental (ISO 14001); gestão de resíduos; licenciamento ambiental; instalação, otimização e operação de estações de tratamento de água e efluentes; planejamento e execução de auditorias ambientais; coordenação de equipes multidisciplinares e elaboração de editais para contratação de terceiros e equipamentos. Destaca-se a coordenação de projeto de reutilização de cem por cento de efluente tratado na Unidade General Motors do Brasil em Joinville, utilizando jardins filtrantes e sistema de osmose reversa.
Apoio Institucional:
Realização:
Eng. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT. de Construção Sustentável e Meio Ambiente
Eng. Amir Hernandez Musleh – Vice Coord. da DT de Construção Sustentável e Meio Ambiente
Eng. Jefferson D. Teixeira da Costa – Coord. da DT. de Segurança no Trabalho
Arqtª Bianca Giglio Beteloni – Diretora do Depto. de Arquitetura
Hora
(Quarta-feira) 19:30
Localização
Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP