novembro, 2023
Inscreva-se nesse evento!
Faça parte desse evento
Clique no botão abaixo para confirmar a sua presença
Inscreva-se
OpenAinda há vagas
Clique na foto e veja o currículo
-
Teresa Balbino – Palestrante
Teresa Balbino – Palestrante
Gerente e consultora na TBalbino Arquitetura e CEO na Rio-Arquiffatto Planejamento e Instalações Ltda
Teresa Balbino é arquiteta e urbanista com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, tem ênfase em seu trabalho como Servidora Pública concursada, na administração direta. Inicialmente, atuou na antiga Secretaria Municipal de Urbanismo da Cidade do Rio de Janeiro, de 1992 a 2009. De 2010 a 2017, trabalhou na Secretaria Municipal de Obras da Cidade do Rio de Janeiro, onde participou dos projetos e gerenciou as obras dos “Espaços de Desenvolvimento Infantil e Fábrica de Escolas do Amanhã” (primeira gestão do então Prefeito Eduardo Paes); nesses projetos pôde realmente ver os resultados do Desenho Universal quando aplicado, assim como de diversas técnicas executivas, consolidando as respostas quanto à acessibilidade. Atualmente, trabalha nas áreas de Homologação e Licenciamento de Projetos Comerciais e Residenciais, Parcelamento do Solo, Acessibilidade e Sustentabilidade, como gerente e consultora na TBalbino Arquitetura e CEO na Rio-Arquiffatto Planejamento e Instalações Ltda. É membro convidado da Comissão Temporária de Acessibilidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Seção do Rio de Janeiro (CAU-RJ), também participa como voluntária no Comitê de Combate ao Ruído Alto e Desordem Urbana, da Associação dos Moradores do Recreio (AMOR), no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro-RJ; em setembro de 2021, finalizou pós-graduação Latu Senso Especialização em Neurociência Aplicada à Arquitetura; em Março de 2022, concluiu o 1ºmód.Curso de Projetos para Ambientes de Trabalho, com Certificação Alemã, conferido por Qualidade Corporativa Smart Workplaces e Gepr. ArbeitsplatzExpertin. Atualmente, cursando a pós-graduação em Neurociências e Psicologia Aplicada, na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Gerente e consultora na TBalbino Arquitetura e CEO na Rio-Arquiffatto Planejamento e Instalações Ltda
Detalhes do evento
Abordagem: Ruas Completas é um conceito que propõe repensar o desenho viário do último século, baseado em soluções para o tráfego de veículos e não para o uso das pessoas. O
Detalhes do evento
Abordagem:
Ruas Completas é um conceito que propõe repensar o desenho viário do último século, baseado em soluções para o tráfego de veículos e não para o uso das pessoas. O objetivo é criar ruas desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuários de todos os modos de transporte. Isso significa distribuir o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos.
Os benefícios das ruas completas podem variar bastante, já que não há um desenho único para elas. No entanto, a tendência é que esse conceito traga alguns impactos básicos, comuns a todas as configurações, já que elas estimulam melhorias na igualdade, segurança e saúde, tornando os espaços urbanos mais compartilhados e vivos, com muitos benefícios indiretos.
Com acesso a ruas mais completas, as pessoas se sentem seguras para adotar padrões de deslocamento mais sustentáveis e com menos impacto climático, como a bicicleta e a caminhada. Há ganhos relevantes de acessibilidade, crianças e idosos se relacionam melhor com a cidade e muitas áreas degradadas podem começar a ser revitalizadas, a partir desse conceito de desenho urbano. O transporte coletivo também pode ter melhorias, seja na qualidade do acesso das pessoas até os pontos de parada, seja na operação, a partir de vias exclusivas, por exemplo.
Além disso, esse ambiente ajuda a desenvolver a economia local, abre espaço para a mobilidade ativa e traz benefícios para o meio ambiente. A rua se torna mais completa quando atende às suas vocações como espaço público de convivência e como via de movimentação segura para todos os seus usuários.
As principais características de uma rua completa são:
- Respeitar e responder aos usos existentes de cada região, assim como os usos planejados para o futuro.
- Priorizar os deslocamentos realizados por transporte coletivo, a pé e de bicicleta.
- Respeitar a escala das construções e recuos.
- Apoiar a diversidade de usos do solo, mesclando residências, comércio e serviços.
- Tornar a rua um lugar de permanência das pessoas e não somente de passagem.
Essas características são projetadas para criar ruas que atendam às suas vocações como espaço público de convivência e como via de movimentação segura para todos os seus usuários. Isso significa distribuir o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos. No entanto, é importante notar que não existe uma solução única para uma rua completa. Todas as melhores alternativas de desenho urbano podem ser incorporadas desde que respondam ao contexto local da área onde se localizam, reflitam a identidade da rua e as prioridades daquela comunidade.
Público-alvo:
Arquitetos, engenheiros civis, técnico de edificações, estudantes de Arquitetura e Engenharia, construtores, pessoas interessadas em transporte urbano, em mobilidade urbana e acessibilidade, assim como interessadas em bem-estar e qualidade de vida. A todos aqueles que se interessarem pelo tema.
Realização:
Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura
Arq. Urb. Taina Volcov – Coordenadora da Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Terça-feira) 19:00 - 20:30
Localização
Evento on-line
Organizador
Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura / Divisão Técnica de Arquitetura, Paisagismo e Comunicação Visual