junho, 2024

2024ter11jun15:3018:30Prevenção de desastres naturais: Soluções em geotecnia e hidrologia do Japão15:30 - 18:30 Evento Híbrido - Presencial: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP | Online: Youtube do IE Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura | Divisão Técnica de Geotecnia Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Arthur T. Askinis - Moderação

    Arthur T. Askinis - Moderação

    Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE

    Engenheiro Civil, pela FEI (2015), e especialista em Fundações e Geotecnia em Obras Imobiliárias, pelo Instituto Mauá de Tecnologia. No Instituto de Engenharia, atua como coordenador na Divisão Técnica de Geotecnia. Atua como engenheiro Geotécnico, trabalhando com Obras de Terra. Tem artigo que foi apresentado no XX Cobramseg sobre tema de Fundações, fazendo uma análise entre os critérios de rupturas a partir de um banco de dados de provas de cargas estáticas de estacas (artigo que será apresentado no Sefe 10 sobre consolidação de solo mole).

    Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE

  • Danielle Melo – Palestrante

    Danielle Melo – Palestrante

    Gerente de Geotecnia da GeoCompany

    Engenheira Civil, graduada pela POLI/USP, com mestrado pela mesma escola intitulado: "Comportamento reológico de solos sujeitos a corridas de lama por liquefação estática". Possui grande experiência em obras de infraestrutura, atuando pela GeoCompany há 13 anos, com foco em projetos de infraestrutura de caráter geotécnico como túneis, poços, valas, e obras de saneamento e abastecimento de água. Principais projetos: túnel raso sob ferrovia em Mogi das Cruzes, Interligação das Bacias do Paraíba do Sul e Cantareira - dimensionamento de fundações da EEEB com estacas de 4,20m de diâmetro ancoradas em rocha com 1,80m de diâmetro e 6 km de túnel hidráulico, captação do volume morto do sistema Cantareira, poços e túnel de sistema de controle de enchentes em São Bernardo do Campo.

    Gerente de Geotecnia da GeoCompany

  • Ivan Metran Whately - Abertura e Encerramento

    Ivan Metran Whately - Abertura e Encerramento

    VP Atividades Técnicas Instituto de Engenharia

    No Instituto de Engenharia, há 40 anos, atuou como 1º secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos, é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

    VP Atividades Técnicas Instituto de Engenharia

  • José Eduardo Frascá Poyares Jardim - Abertura

    José Eduardo Frascá Poyares Jardim - Abertura

    Presidente do Instituto de Engenharia

    Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP, e associado ao Instituto de Engenharia desde 1961, é membro do Conselho Consultivo e responsável pela Divisão de Óleo, Gás, Biocombustíveis, Mineração e Dutos. Diretor no DECONCIC / FIESP – Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC – FIESP). Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 – 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) – Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.

    Presidente do Instituto de Engenharia

  • Koichi Sekita – Palestrante

    Koichi Sekita – Palestrante

    Diretor-técnico do Centro Global da CKC (Chuo Kaihatsu Co)

    Graduado em Geologia, na Universidade Shinshu – Japão, em 1992, com mestrado pela mesma instituição, em 1994. Ingressou na CKC (Chuo Kaihatsu Corporation), em 1994, onde atua até hoje, com o cargo de diretor-técnico do Centro Global. As principais experiências dos últimos anos: • Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) - Pesquisa de formulação de modelo de negócios ODS, com o setor privado, para sistema de monitoramento de alerta antecipado para desastres de desmoronamentos no Brasil, em 2021; • Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) - Projeto de melhoria do abastecimento de água de grande yangon (fase 2), para aumento da capacidade de aterro no local da estação de tratamento de água, República da União de Mianmar, em 2017; • JICA - Avaliação Externa Ex-Post por Projeto: Pacote II-5 - 2016 (Avaliação de Projeto do Sistema de Abastecimento de Água na República de Ruanda, Avaliação de Projeto da Estação de Tratamento de Água na República Democrática do Congo, 2016); • Sistema de Cooperação Internacional do Japão (JICS) - Projeto de restauração do sistema de abastecimento de água para a reconstrução da cidade de Leogane, República do Haiti, 2014 a 2017; • JICA - Estudo Preparatório para o Projeto de Restauração do Sistema de Abastecimento de Água para a Reconstrução da Cidade de Leogane, República do Haiti, 2012 a 2014;

    Diretor-técnico do Centro Global da CKC (Chuo Kaihatsu Co)

  • Roberto Kochen - Palestrante

    Roberto Kochen - Palestrante

    Diretor Técnico Geo Company

    Engenheiro civil, consultor na área de serviços de assessoria técnica e consultoria especializada na área de engenharia civil. Participou de projetos e construção de recuperação do volume morto do Sistema Cantareira para a Sabesp, na crise hídrica de 2014/2015. Participou dos projetos e construção da Transposição Jaguari-Atibainha, para a Sabesp, com adução de 8,5 m3 de água bruta, empreendimento com estação elevatória de 30.000 cv, 14 km adutora de 2,20m de diâmetro, e túnel de 6,3km. Foi presidente do CBMR – Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, por duas gestões. Foi diretor do Departamento de Infraestrutura do Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo, compreendendo as Divisões de Estruturas, Geotecnia, Saneamento, Construção Sustentável e Meio Ambiente, Acústica e Segurança no Trabalho. Presidente e diretor técnico da GeoCompany Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente, empresa brasileira de atuação internacional, especializada em Infraestrutura, saneamento, geologia geotecnia túneis e meio ambiente. Graduação, mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Foi Post Doctoral e Professor visitante na Universidade de Toronto, Canadá. Foi Professor Doutor do Departamento de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), por 36 anos.

    Diretor Técnico Geo Company

  • Shusuke Oji – Palestrante

    Shusuke Oji – Palestrante

    Diretor e gerente Geral do Centro de Tecnologia e do Centro Global da CKC (Chuo Kaihatsu Co)

    Março de 2009: Concluiu os estudos de pós-graduação, no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, escola de pós-graduação em Engenharia, na Universidade de Kumamoto. Março de 2012: Concluiu o programa de doutorado, em Engenharia Urbana e Social, Escola de pós-graduação em Engenharia, na Universidade de Kyoto. Atua na CKC (Chuo Kaihatsu Co), desde 2009, atualmente no cargo de diretor e gerente Geral do Cento de Tecnologia e do Centro Global. Principais experiências profissionais: Março de 2014: Estudo sobre o projeto racional de fundações em T invertido (Tohoku Electric Power Co., Inc.); Agosto de 2014: Análise preliminar de túneis de rocha (Kajima Corporation); Fevereiro de 2015: Trabalho de pesquisa sobre fatores que afetam os danos causados pela liquefação de estradas (seções planas), no Instituto Nacional de Gestão de Terras e Infraestrutura, Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte; Março de 2015: Trabalho encomendado para a introdução de um sistema de informações geotérmicas, no Bairro de Minato, em Tóquio; Março de 2016: Trabalho de estudo e investigação para a regulamentação adequada da extração de água subterrânea no Ano Fiscal de 2016, no Ministério do Meio Ambiente; Março de 2017: Contrato de trabalho para o desenvolvimento e disseminação de tecnologia de economia de energia usando calor geotérmico, no Ano Fiscal de 2016, no Escritório Ambiental da Prefeitura de Okinawa; Março de 2008: Trabalho sobre a avaliação do movimento do solo durante terremotos ao longo de linhas ferroviárias com base no método de previsão de movimentos fortes do solo, no Instituto de Pesquisa Técnica Ferroviária; 30 de março de 2008: Trabalho de comissionamento para um levantamento de local de desenvolvimento de aterro de grande escala (primeira triagem), no Departamento de Obras Públicas, da Prefeitura de Okayama; Agosto de 2008: Construção de um modelo de solo raso usando um método de construção de modelo de grade tridimensional e avaliação de sua aplicabilidade, no Instituto Nacional de Pesquisa em Ciências da Terra e Prevenção de Desastres, no Instituto Nacional de Pesquisa em Ciências da Terra e Prevenção de Desastres;

    Diretor e gerente Geral do Centro de Tecnologia e do Centro Global da CKC (Chuo Kaihatsu Co)

  • Vitor Aly – Palestrante

    Vitor Aly – Palestrante

    Ex-secretário de Infraestrutura Urbana de São Paulo

    Engenheiro Civil, com mestrado em Engenharia Civil e Urbana, pela Universidade de São Paulo, onde é docente, a mais de 37 anos, da área de Gestão de Obras de Infraestrutura, no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica. Possui experiência de trabalho nos setores privado e governamental, com sólida experiência na coordenação de grupos de trabalho, gerenciamento de projetos multidisciplinares e negociação com empreiteiras e gestão de crise. Como ex-sócio e diretor da Vizca Engenharia e Consultoria, participou da coordenação do gerenciamento do programa São Lourenço da Sabesp, uma parceria público/privada, que envolveu um investimento de US$ 5,4 milhões e a produção de 6.400L por segundo de água tratada e da supervisão das obras de construção do trecho 1 da linha 13 da CPTM – Aeroporto de Guarulhos. Como CEO da MWH, coordenou o gerenciamento e a supervisão da construção da Usina Hidrelétrica de Pinalito na República Dominicana, a fiscalização, supervisão e acompanhamento das obras do Lote 4 do Trecho Sul do Rodoanel da DERSA e o gerenciamento da 1ª Etapa do Programa de Despoluição do rio Tietê, que se desenvolveu na Região Metropolitana de São Paulo, dentro do Sistema Integrado de Coleta e Tratamento de Esgotos. Ocupou diversos cargos de assessoria e comando no setor público, atuando como assessor do governador Mario Covas, onde gerenciou as obras de infraestrutura do Estado de São Paulo, foi diretor de Engenharia da Emurb, no Governo Serra, sendo responsável pelo gerenciamento da construção da Ponte Estaiada da Av. Roberto Marinho, reformas do Autódromo de Interlagos, Ponte da Jacu-Pêssego sobre os trilhos da CPTM, Construção do BRT – Expresso Tiradentes fase 1-Sacomã-Parque Dom Pedro. Foi presidente da SPObras, e secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura de São Paulo, do prefeito Bruno Covas. Nessas funções, promoveu ações efetivas para a gestão da infraestrutura e supervisionou a construção de ativos importantes, como 15 unidades de reservatórios de contenção de drenagem, mais de 50 km de novas galerias de água e obras de reforço de macrodrenagem, entre tantas outras obras. Atualmente, como proprietário/diretor da Aly Engenheiros Associados Ltda, se dedica a consultoria na área da Engenharia Civil e coordenação da construção de empreendimentos de infraestrutura, atuando nas cidades de Manaus, Boa Vista, Palmas e São Paulo, e como consultor da FIPE e do Banco Mundial.

    Ex-secretário de Infraestrutura Urbana de São Paulo

Detalhes do evento

Abordagem: 

Novas tecnologias, de gestão e prevenção, de desastres naturais no Japão, que estão em uso, atualmente, para acidentes em encostas e inundações em regiões urbanizadas.

Público-alvo: 

Engenheiros, arquitetos e estudantes de áreas correlatas.

Programação:

15h30 às 15h50 – Abertura

  • José Eduardo Jardim – Presidente do IE
  • José Police Neto – Subsecretário da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano (representando Marcelo Cardinale Branco – Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo)
  • Ivan Whately – VP de Atividades Técnicas do IE

15h50 às 16h10 – Palestra 1: Prevenção e antecipação de deslizamentos de encostas com tecnologia de monitoramento on-line

  • Roberto Kochen – Diretor Técnico da GeoCompany

16h10 às 16h40 – Palestra 2: Gestão de áreas de risco em regiões urbanas e rodovias

    • Shusuke Oji –  Diretor e gerente Geral do Centro de Tecnologia e do Centro Global da CKC (Chuo Kaihatsu Co) 
    • 16h40 às 17h10 – Palestra 3: Gestão de córregos e rios para sntecipação e prevenção de inundações
      • Msc. Koichi SekitaDiretor-técnico do Centro Global da CKC (Chuo Kaihatsu Co) 

       

      17h10 às 17h25 – Palestra 4: Monitoramento de encostas em áreas urbanas

    • Eng.ª Danielle Melo – Gerente de Geotecnia da GeoCompany 

    17h25 às 17h40 – Palestra 5: Gestão de sistemas de riscos de desastres naturais

    • Vitor Aly – Ex-secretário de Infraestrutura Urbana de São Paulo

     

    17h40 às 18h5 – Perguntas e respostas

    • Moderação: Eng. Arthur Askinis – Coordenador da Divisão de Geotecnia do IE

     

    18h05 às 18h20 – Encerramento

    • Ivan Whately – VP de Atividades Técnicas do IE

     

  • 18h20 às 20h – Coffee

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Eng. Arthur Teixeira Askinis – Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Terça-feira) 15:30 - 18:30

Localização

Evento Híbrido - Presencial: Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP | Online: Youtube do IE

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura | Divisão Técnica de Geotecnia

X
X
X
X
X