setembro, 2012

2012ter18set22:0023:00Perícia de sinistros22:00 - 23:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. MarianaTipo de evento:Geral

Detalhes do evento

Perícia de Sinistros: Sinistros são ocorrências imprevisíveis e ocorrem de forma inesperada nos locais mais improváveis e nos horários mais inapropriados. Em geral a perda de patrimônio como casas e seu conteúdo e também produzem vítimas pessoas algumas delas fatais.Por mais organizada que a comunidade esteja, um sinistro sempre causa muita apreensão muita confusão.Não raro, autoridades despreparadas, para bem impressionar a imprensa, tomam providências impensadas e equivocadas criando mais confusão. 

Além disso, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Concessionárias de Serviços Públicos se consideram donas do pedaço e mandam, desmandam e contradizem os demais o tempo todo. No meio disso tudo, o Engenheiro, chamado para periciar o corrido, fica feito barata tonta e não sabe se tira as fotos ou ajuda a retirar corpos do meio dos escombros.
Afinal, como deve ser feita a perícia de engenharia no meio de um sinistro?

Roteiro da palestra: Num Laudo Técnico de um caso de desmoronamento de parte de um sobrado, o proprietário quer saber o que deve ser feito, com segurança, para reconstruir o que foi danificado.
Neste caso, o laudo mostra o corrido, emite um parecer sobre as cauãs e apresenta recomendações sobre as providências necessárias. O laudo é essencialmente técnico e não importa se o sobrado tem Habite-se, se foi construído pelo próprio dono ou por terceiro, etc.
Já num Laudo de Sinistro, embora técnico, o laudo servirá de base para determinar as responsabilidade envolvidas. Então, detalhes como o Alvará de Construção, Auto de Conclusão, se o profissional que executou tinha ou não habilitação, etc. passam a ser de importância crítica.
1 – A Defesa Civil e as Situações de Emergência.
O que é o Sindec, o Condec e os Nudec e o que caracteriza a Situação de Emergência e ações permitidas. Lei 5376 e desdobramentos no Estado e Município.
2 – Estrutura de Trabalho no local do Sinistro;
Atuação da Defesa Civil, órgãos públicos, concessionárias, Companhias de Seguros e Peritos;
3 – Postura perante as Vítimas;
4 – Relacionamento do Perito com autoridades;
5 – Atendimento a Repórteres;
6 – Como tirar fotos de sinistros;
7 – Como entrevistar as pessoas;
8 – A responsabilidade Civil do Perito. 

Realização

Departamento de Engenharia de Produção
Divisão de Avaliações e Perícias

Eng. Roberto Massaru Watanabe 

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, turma de 1972
Trabalhou no projeto das grandes obras da engenharia nacional como o Sistema Cantareira de Abastecimento de Água da Grande São Paulo, a Rodovia dos Imigrantes, o Emissário Submarino da Cidade de Santos e as Hidrelétricas de Ilha Solteira, Itaipu e Tucuruí. 

Além de trabalhar em obras de grande porte, foi proprietário de construtora e construiu centenas de casa, sobrados e edifícios na região metropolitana de São Paulo.
Trabalhou no IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Est. de São Paulo, onde desenvolveu inúmeras pesquisas sobre materiais, componentes e sistemas construtivos, chefiou o Laboratório de Construção Civil. 

Engenheiro-Perito atende Condomínios, Construtoras e Concessionárias de Serviços Públicos em casos de Sinistro sendo consultor de Segurança, Qualidade e Habitabilidade nas Edificações.
Professor de pós-graduação no Curso de Engenharia de Segurança da UNICAMP.

Hora

(Terça-feira) 22:00 - 23:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana

X
X
X
X
X