novembro, 2024
Clique na foto e veja o currículo
-
Gilberto Almeida dos Santos
Gilberto Almeida dos Santos
Presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo - Sindimotosp
E presidente do Sindimotosp ( Sindicato dos Motoboys de São Paulo) e da Febramoto ( Federação Brasileira dos Motociclistas Profissionais), e secretario nacional das duas rodas da união geral doas trabalhadores (UGT) conselheiro do CEDATT - Conselho Estadual para a Diminuição dos Acidentes de trânsito e Transportes e membro titular do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito – CMTT e membro titular da Câmara Temática de Motos.
Presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo - Sindimotosp
-
Ivan Carlos Cunha - Palestrante
Ivan Carlos Cunha - Palestrante
Diretor Técnico da GNOSE Consultoria e Engenharia Ltda
- Engenheiro Civil, pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, em 1992; - Pós-graduado em Engenharia de Transportes, pela Universidade de Pernambuco - UPE/Escola Politécnica, em 1996; - MBA em Gestão Empresarial, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau/PE, em 2015; - Pós-graduado em Avaliações, Perícias, Engenharia Diagnóstica e Patologia das Construções, pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia IBAPE/BSSP - em 2022; - Pós-graduado em Gestão Pública, pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais – IPEMIG. em 2022; - Diretor Técnico da GNOSE Consultoria e Engenharia Ltda; - Conselheiro Suplente da Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, do Crea-PE (mandato 2023/2025); - Coordenador do Fórum Permanente de Inspeção e Manutenção Predial, do Crea-PE;
Diretor Técnico da GNOSE Consultoria e Engenharia Ltda
-
José Heverardo da Costa Montal
José Heverardo da Costa Montal
Especialista em Medicina do Tráfego pela AMB/Abramet
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e Especialização em Medicina do Tráfego pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego. Atualmente é médico perito na Secretaria de Gestão Pública, Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo (DPME), ex-Presidente e Diretor Administrativo da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina do Tráfego e Clínica Médica.
Especialista em Medicina do Tráfego pela AMB/Abramet
-
Luiz Fernando Devico - Palestrante
Luiz Fernando Devico - Palestrante
Diretor da Empresa Sttrada Segurança Viária
37 anos atuando no setor de trânsito e transporte. Responsável pela implantação de três concessões de rodovias. Gestor Operacional de sete rodovias no Brasil Vencedor do Prêmio SENATRAN 2022 – Melhor projeto de Segurança (FAIXA AZUL) - Pós-graduando em MBA Executivo Gestão Estratégica UCDB- Universidade Católica Dom Bosco. - Graduação: Bacharel em Geografia – Universidade de São Paulo. USP (1990) CREA: 5060917126 - Auditor de Segurança Viária – Certificado pela IRF – International Road Federation – Estados Unidos. Auditor Certificado- Vision Zero Academy Swedish Transport Administration • Membro Titular da Câmara Temática de Segurança e Saúde da Secretaria Nacional do Trânsito - SENATRAN • Membro Instrutor da IRF – International Road Federation Washington – EUA com trabalhos na América do Norte, América do Sul e África, Austrália e Ásia na área de segurança viária. • Membro Consultor da Comissão de Logística, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da OAB-SP. • Membro do Comitê de Segurança Viária da CET-SP – Cia. De Engenharia de Tráfego • Membro do Comitê de Implantação Programa Visão Zero da Prefeitura de São Paulo. • Membro do Conselho Paulista de Redução de Acidentes de Trânsito do Governo do Estado de São Paulo Desenvolvedor do conceito e do Projeto para Segurança de motociclistas FAIXA AZUL
Diretor da Empresa Sttrada Segurança Viária
-
Luiz Fernando Portella - Palestrante
Luiz Fernando Portella - Palestrante
Conselheiro no IE e CCO da Calypso Networks Association (America Latina)
Engenheiro Mecânico, com MBA em ADM e Finanças, pós em Análise de Sistemas e pós em Marketing Industrial Estratégico. Conselheiro no Instituto de Engenharia, conselheiro na Calypso Networks Association (Bélgica) e Clever Devices e membro da UITP (União Internacional de Transportes Públicos). Empresário na área de Tecnologia de Sistemas Inteligentes para transportes públicos.
Conselheiro no IE e CCO da Calypso Networks Association (America Latina)
-
Maria da Penha Nobre – Abertura e Moderação
Maria da Penha Nobre – Abertura e Moderação
Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional
Arquiteta e urbanista, especialista em Trânsito, Mobilidade e Segurança, psicopedagoga, conselheira do Conselho Estadual de Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes (CEDATT), sócia-diretora do Instituto de Mobilidade e Educação Plano/Planotran e coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia.
Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional
-
Renato Campestrini – Palestrante
Renato Campestrini – Palestrante
Especialista em Trânsito, Mobilidade e Segurança pela FAMESP
Assessor de Políticas Governamentais, Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes (UGMT), na Prefeitura de Jundiaí; Trabalhou para a URBES – Trânsito e Transportes – Órgão Executivo de Trânsito do Município de Sorocaba/SP, atuando por vinte e três anos (1993 a 2016) nas áreas de transportes e trânsito, com ênfase em legislação de trânsito, análise de tráfego, acidentes de trânsito e educação; Implantou o programa Motociclista Seguro em Sorocaba; Foi responsável pela avaliação de fatores de riscos existentes nos sinistros de trânsito fatais e graves ocorridos no Município de Sorocaba; Foi gerente-técnico e consultor de Segurança Viária e Legislação de Trânsito do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV (JUN/2016 a DEZ/2019); Foi membro da Comissão de Estudos e Assuntos de Trânsito – Seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP; Foi membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI do Município de Sorocaba; Foi presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI do DETRAN/SP na região de Sorocaba;
Especialista em Trânsito, Mobilidade e Segurança pela FAMESP
-
Vanderlei Coffani – Abertura
Vanderlei Coffani – Abertura
Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do IE
Engenheiro Civil, pela faculdade de Engenharia de São Paulo, São Paulo, em 1982. Vínculos: Then de Barros Ltda. – participação em projetos viários e coordenação do laboratório de solos em convênio com a L.A. Falcão Bauer, de 1975 a 1980. SEEBLA Serviços de Engenharia Emilio Baumgart Ltda. – participação em projetos viários, de fevereiro a setembro de 1981. Prefeitura Municipal de Sorocaba, de 1983 a 1998. Consultor autônomo, de 1998 até o presente. Participação nas atividades da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia, em que é coordenador. Histórico de atividades: Participação em projetos geométricos de Geotecnia e sinalização para prefeituras. Elaboração, revisão e manutenção do plano viário de Sorocaba/SP. Revisão e atualização do plano de orientação de tráfego de Sorocaba/SP. Elaboração do plano de orientação turística de São Roque/SP. Elaboração do plano de orientação turística de Boituva/SP. Elaboração de especificações técnicas de materiais de sinalização. Implantação e gerenciamento do sistema de gestão municipal do trânsito de Sorocaba/SP, abrangendo projeto e implantação de sinalização, controle eletrônico de velocidade e processamento de multas. Implantação do sistema de informações do transporte coletivo por ônibus em Sorocaba. Participação no desenvolvimento do Manual de Sinalização Vertical de Regulamentação (Resolução nº 180/05) do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, através da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. Prestação de serviços de assessoria de Engenharia de Tráfego para as prefeituras de Boituva/SP, de 2000 até 2015, Iperó/SP, em 2011, e Votorantim/SP em 2013. Elaboração de projetos de sinalização de trânsito para loteamentos fechados e aprovação dos mesmos nas prefeituras locais.
Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do IE
Detalhes do evento
Abordagem: O objetivo do evento é discutir as diferentes visões sobre um tema, tão atual, de acidentes e mortes, envolvendo os motociclistas
Detalhes do evento
Abordagem:
O objetivo do evento é discutir as diferentes visões sobre um tema, tão atual, de acidentes e mortes, envolvendo os motociclistas no trânsito.
Público-alvo:
Engenheiros, arquitetos, urbanistas e demais profissionais/interessados no tema “moto no trânsito”.
Programação:
14h – Abertura
- Maria da Penha Pereira Nobre – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional IE
- Vanderlei Coffani – Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito do IE
14h15 – Acidentes de/com motos: dados oficiais, características e custo social
- Jose Costa Montal – Especialista em Medicina do Tráfego pela AMB/Abramet
14h45 – Aspectos comportamentais de motociclistas no trânsito
- Ivan Carlos Cunha – Diretor Técnico da GNOSE Consultoria e Engenharia Ltda
15h15 – A formação dos condutores e as categorias de motocicletas
- Fernando Portella – Conselheiro no IE e CCO da Calypso Networks Association (América Latina)
15h45 – Faixa azul: experiências importantes
- Luiz Fernando Devico – Diretor da Empresa Sttrada Segurança Viária
16h30 – A segurança do usuário de moto rotineiro
- Gil Almeida dos Santos – Presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo – Sindimotosp
17h – A visão do órgão de trânsito
- Renato Campestrini – Especialista em Trânsito, Mobilidade e Segurança pela FAMESP (Faculdade Método de São Paulo)
17h45 – Encerramento e comentários finais
Realização:
Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Arq. Maria da Penha Pereira Nobre – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional
Eng. Vanderlei Coffani – Coordenador da Divisão Técnica de Trânsito
Arq. Jaques Mendel Rechter – Vice-coordenador da Divisão Técnica de Trânsito
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Terça-feira) 14:00 - 18:00
Localização
Evento on-line
Organizador
Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional | Divisão Técnica de Trânsito