outubro, 2022
Clique na foto e veja o currículo
-
Bruno Nunes - Participação especial
Bruno Nunes - Participação especial
Coordenador Geral da CGBE no MCTI
Bruno Nunes é Tecnologista pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), estando à frente da Coordenação-Geral de Ciência para Bioeconomia (CGBE). Zootecnista e Mestre em Produtividade e Qualidade Animal, ambos pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). Doutorando no Programa de Doutorado em Bioenergia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou como Extensionista Rural pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP).
Coordenador Geral da CGBE no MCTI
-
Elisa Stefan - Palestrante
Elisa Stefan - Palestrante
Coordenadora do Projeto Brasil e o Futuro da Bioeconomia
Engenheira Ambiental pela UFPR. Mestra em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambientais pela UFPR. Tem trabalhado os últimos 11 anos em projetos de recursos hídricos e meio ambiente no âmbito acadêmico, para o setor privado e ONGs. Fundou o podcast Deságue. O Podcast trata sobre os problemas atuais da água e do meio ambiente conectando ciência, política e sociedade. Compõe a equipe do Podcast H2O. Autora de capítulo de livro da série de Segurança Hídrica da UNESCO. Membro do quadro de conselho da Qatium. Atualmente, coordena o GT Amazônia e Bioeconomia."
Coordenadora do Projeto Brasil e o Futuro da Bioeconomia
-
Prof. George Paulus Dias, PhD - Palestrante
Prof. George Paulus Dias, PhD - Palestrante
Coordenador do GT Amazônia e Bioeconomia do IE
Engenheiro de Produção (Poli-USP), mestre na área de Logística e doutor pela mesma escola. Técnico em Eletrônica (LAOSP). Iniciou sua carreira na Engenharia como consultor nas áreas de gestão da cadeia de suprimentos e de gestão de projetos. Atua como empreendedor na área de internet e software, desde 1999. Empreendeu o sistema aprendizado com jogos de empresas salaVIVA e o software online de gerenciamento de projetos GP3. Acumula 20 anos de experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação pela Fundação Vanzolini, Insper e Instituto de Engenharia. Foi diretor de Comunicação do Instituto de Engenharia nas gestões 2017-21, onde também coordenou o projeto do Associado Digital e atualmente coordena o GT Amazônia e Bioeconomia. Professor das disciplinas: - Planejamento e Controle da Produção - Gestão de serviços - Sistemas Logísticos - Tópicos especiais de sustentabilidade
Coordenador do GT Amazônia e Bioeconomia do IE
Detalhes do evento
Abordagem: A publicação “As oportunidades da bioeconomia brasileira” foi construída a partir do conhecimento compartilhado na série de eventos “O Futuro da
Detalhes do evento
Abordagem:
A publicação “As oportunidades da bioeconomia brasileira” foi construída a partir do conhecimento compartilhado na série de eventos “O Futuro da Bioeconomia” do IE. O evento contou com a participação de importantes atores que abordaram os seguintes temas: ética ligada à bioeconomia (Ricardo Abramovay, da USP), agricultura (Walkymário Lemos, da Embrapa; e Roberto Rodrigues, ex-Ministro do MAPA), saúde (Adriana Marwell, do Grupo Farmabrasil), energia (Alexandre Alonso, da Embrapa; e Luiz Carlos Corrêa Carvalho, da Abad), e políticas públicas (Eugênio Pantoja, do IPAM; e Camille Bemerguy, da SEMAS-PA). Nessa publicação, foram levantadas as forças e oportunidades da bioeconomia brasileira que são estruturantes para o desenvolvimento econômico nacional.
O evento contará com a presença de George Paulus, Coordenador do GT Amazônia e Bioeconomia, e de Elisa Stefan, Coordenadora do projeto Brasil e o Futuro da Bioeconomia do Instituto de Engenharia.
Também contaremos com a participação especial de Bruno Nunes, Coordenador Geral de Ciência para a Bioeconomia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Bruno irá compartilhar conosco um pouco sobre como o MCTI está desenvolvendo as diretrizes da Bioeconomia Nacional.
O grupo Amazônia e Bioeconomia Nacional convida você a fazer parte desse corpo de conhecimento. Participe conosco do webinar de lançamento da Publicação “As oportunidades da bioeconomia brasileira” e faça parte da construção dessa base de conhecimento rumo à criação de uma estratégia nacional em Bioeconomia.
Público-alvo:
Profissionais de Engenharia, professores e estudantes.
Realização:
GT Amazônia e Bioeconomia
Presidência Instituto de Engenharia
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Segunda-feira) 18:00 - 19:30
Localização
Evento on-line
Organizador
GT Amazônia e Bioeconomia