janeiro, 2016

2016qui28jan11:0014:00Hidrovias e sua Logística11:00 - 14:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP-SPTipo de evento:Geral

Detalhes do evento

Os Caminhos da eficiência no escoamento do minério, agronegócio e outros, para o exterior

Local: Instituto de Engenharia – Av. Dr.Dante Pazzanese 120 – V. Mariana – São Paulo – SP
Dia: 28 de Janeiro de 2016, quinta feira, das 9h. às 12h.

CONTRIBUIÇÃO PARA APRIMORAMENTO JUNTO AOS ORGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS E DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DESTE IMPORTANTE TEMA DE INTERESSE A TODOS

SUMÁRIO

1- HISTÓRICO – A Divisão Técnica de Planejamento e Engenharia Econômica do Instituto de Engenharia tem sido convidada através de seu coordenador eng. Alfredo Eugenio Birman a participar de Fórum de debates sobre infraestrutura e logística de transportes, organizado anualmente por diversos organismos de classe com a participação de grandes especialistas.

Sensível ao melhor ordenamento das atividades da Engenharia em setores essenciais foi percebido que o tema poderia se estender com a interligação contínua dos diversos atores envolvidos nesta área.

A partir de Agosto de 2014, até Agosto de 2015 foram mensalmente organizados Painel com o título “Os Caminhos da eficiência no escoamento do minério, agronegócio e outros, para o exterior – Hidrovias e sua Logística”, pela Divisão Técnica de Planejamento e Engenharia Econômica, na sede do Instituto de Engenharia, que se transformaram em um Fórum permanente através também de contribuições pela internet em email exclusivo.

2- PREMISSA –
a- Um dos principais motores de expansão da riqueza do país é a exportação, principalmente do agronegócio, minério e outros. O óbice para a competitividade internacional se reflete no “custo Brasil”, englobando a falta de coordenada sincronização entre os diversos segmentos envolvidos, que a “boa engenharia” poderia proporcionar.

b- A “boa engenharia” compreende algumas superações de entraves regulatórios e da infraestrutura com seus diversos modais e suas interligações, procurando nesta fase inicial em aprimorar a baixo custo os caminhos atualmente em utilização, em face da urgência em se conseguir aumentar a velocidade do transporte desde a produção ate o embarque e saída dos navios para o exterior.

c- Atualmente os investimentos em infraestrutura deverão contemplar a estrutura já existente, complementando-a harmoniosamente em todos os modais com os recursos possíveis.

d- O “PODER DAS PEQUENAS REFORMAS” é o título de estudo inédito do Fórum Econômico Mundial que mostra o caminho para que o Brasil aumente os ganhos em 84 bilhões de dólares com o comércio exterior, e no curto prazo. Conforme a diretora do ITC- International Trade Center, “um ano de ação seria suficiente para transformar esta realidade, desde que todos os entraves sejam atacados ao mesmo tempo, pois as barreiras estão interligadas. Temos que fazer a engrenagem funcionar”.

e- Dos inúmeros encontros e equacionamentos havidos entre as partes envolvidas e interessadas, que é um processo permanente e contínuo de aperfeiçoamento que está em franca evolução, foram elencadas algumas metodologias abaixo relacionadas para servirem de referencia:

3- METODOLOGIA – A
A eficiência no escoamento será consequência da elaboração de um inventário das logísticas ao longo dos caminhos, abrangendo:

1. Hidrovias e eclusas;
2. Armazenagem entre os modais;
3. Equipamentos para os transbordos;
4. Sincronização;
5. Modais rodoviários, ferroviários, suas alternativas e inovações;
6. Portos fluviais, transbordos, armazenagem e embarques;
7. Estudos de demanda;
8. Informatização dos procedimentos;
9. Participação dos produtores e responsáveis pelas cargas;
10.Participação de especialistas nas diversas áreas, fabricantes de equipamentos com modernas tecnologias, empresas de projetos, construtoras e investidores;
11.Capitalização;
12.Projetos pontuais em locais estratégicos;

4- METODOLOGIA – B
Foram convidados e ouvidos os responsáveis por diversos setores para que se manifestassem e apresentassem suas sugestões para maior fluidez nos caminhos da exportação com aprimoramento em sua logística.

Fizeram-se presente o setor hidroviário, ferroviário, rodoviário, porto de Santos, negociantes, exportadores, fornecedores de modernos implementos e procedimentos, entre outros, e foi verificado que ha uma grande ausência de comunicação direta entre estas partes interessadas em se atingir o objetivo comum.

5- METODOLOGIA – C
A contribuição da Divisão Técnica de Planejamento e Engenharia Econômica através deste Fórum é:
a) transformar em projetos, para avaliação e posterior implantação, as necessidades percebidas pelos diversos intervenientes no processo de se aperfeiçoar a eficiência neste esforço para a exportação. Tendo em vista que a urgência nos obriga a desatar os pequenos nós, serão contemplados prioritariamente aqueles que contribuirão para melhoria do sistema em curto prazo, não impedindo que todo o processo de otimização seja posto em movimento;
b) apoiar os diversos órgãos públicos responsáveis por departamentos em contribuírem para este movimento de aperfeiçoamento na dinâmica da exportação, quer seja em apresentação de projetos necessários, em superações de entraves regulatórios e garantias jurídicas ou definições em alocações de verbas;
c) facilitar as iniciativas dos grupos privados, como produtores, transportadores, exportadores e intervenientes nas logísticas multimodais, na implementação de soluções adequadas;
d) manter um permanente e estreito contacto com todos os envolvidos colaborando para que haja um aumento contínuo do fluxo nos caminhos de escoamento para o exterior em tempo cada vez menor;
e) superar a burocracia.

6- RESULTADOS OBTIDOS –
A- As seguintes prioridades foram elencadas:

a) proceder ao desenvolvimento de um sistema de informação geográfica dos caminhos do escoamento;
b) implementar um sistema centralizado das logísticas ao longo dos caminhos;
c) agregar o inventário das logísticas ao sistema centralizado;
d) superar os entraves regulatórios com apresentação de alternativas que possibilitem mais fluidez ao escoamento;
e) desenvolver a logística necessária para agilizar substancialmente o fluxo de carga e descarga junto ao porto;

B- Continuam distribuídos para implementação de estudos:
a- melhor visualização e otimização na oferta de pontos de atracação de navios;
b- modernização na gestão do Prático;
c- ordenação na circulação de trens e caminhões junto ao porto de Santos;
d- claras definições nos fluxos de descarga, carga e pátios reguladores;
e- sincronização dos procedimentos com ampla gestão de informações com os envolvidos;
f- ação das autoridades na preservação das faixas de domínio;
g- Poupatempo da Logística Multimodal onde é essencial a colaboração e interlocução de todos os envolvidos e interessados neste esforço aglutinador destinado a superar os entraves regulatórios;
h- otimização na gestão hidroviária;
i- urgente apresentação de projetos para prévia análise.

7- Estamos articulando com os responsáveis por diversos procedimentos em vários setores, para juntos procurarmos atender as necessidades que culminarão com a melhoria e eficiência do escoamento da produção ao destino.

8- Uma contínua e permanente verificação e interação entre os projetos existentes nos Deptos. Hidroviários, DER, DNIT e segmento ferroviário é um tema que esta sendo implementado, propondo e desenvolvendo as adequações necessárias, possibilitando assim viabilização de verbas, projetos e execução.

Ha muitos nós a serem desatados

O Painel transformou-se em um Fórum permanente, com contribuições podendo ser enviadas pelo email: [email protected]

Inscrições gratuitas pelo e-mail: [email protected]

Apoio institucional: ABRADE – AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO – www.abrade.org
PRÓ RESPEITO AO CIDADÃO – SOLUÇÕES COM QUALIDADE DE VIDA

Realização:

Vice-Presidência de Atividades Técnicas
Departamento de Engenharia de Produção 
Divisão de Planejamento e Engenharia  Econômica

Hora

(Quinta-feira) 11:00 - 14:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP-SP

janeiro, 2016

2015qui18jun12:0015:00Hidrovias e sua Logística12:00 - 15:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - V. Mariana - São Paulo - SP Tipo de evento:Geral

Detalhes do evento

DIVISÃO TÉCNICA DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA ECONÔMICA

Convite para participar do Painel: HIDROVIAS E SUA LOGÍSTICA
Os Caminhos da eficiência no escoamento do minério, agronegócio e outros, para o exterior

Local: Instituto de Engenharia – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana – São Paulo – SP

Dia: 18 de Junho, (quinta-feira), das 9h. às 12h.

Apresentamos a seguir algumas propostas e comentários havidos, após Painel realizado em Julho, Agosto e Setembro- com a palestra do eng. Vicente Abate, presidente da ABIFER – Novembro com a palestra do Eng. Casemiro Tércio Carvalho, Diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Estado de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo e Diretor Presidente da Companhia Docas de São Sebastião. Dezembro, Março, Abril e Maio pp, na sede do Instituto de Engenharia.

A eficiência no escoamento será consequência da elaboração de um inventário das logísticas ao longo dos caminhos: 1-Estudos de demanda; 2- Hidrovias e eclusas; 3- Armazenagem entre os modais; 4- Equipamentos para os transbordos; 5- Sincronização; 6- Modais rodoviários, ferroviários, suas alternativas e inovações; 7- Portos fluviais, transbordos, armazenagem e embarques; 8-Informatização dos procedimentos; 9- Participação dos produtores e responsáveis pelas cargas; 10- Participação de especialistas nas diversas áreas, fabricantes de equipamentos com modernas tecnologias, empresas de projetos, construtoras e investidores; 11- Projetos pontuais em locais estratégicos.

No Painel do dia 21/05/15 com a presença de operadores e interessados na otimização dos procedimentos e movimentação de cargas junto ao Porto de Santos, as seguintes prioridades foram elencadas: a) proceder ao desenvolvimento de um sistema de informação geográfica dos caminhos do escoamento; b) implementar um sistema centralizado das logísticas ao longo dos caminhos; c) implementar e agregar o inventário das logísticas ao sistema centralizado; d) superar os entraves regulatórios com apresentação de alternativas que possibilitem mais fluidez ao escoamento; e) desenvolver a logística necessária para agilizar substancialmente o fluxo de carga e descarga junto ao porto.

Continuam distribuídos para implementação de estudos: a- melhor visualização na oferta de pontos de atracação de navios; b- modernização na gestão do Prático; c- ordenação na circulação de trens e caminhões pelo porto de Santos; d- claras definições nos fluxos de descarga e carga; e- sincronização dos procedimentos com ampla gestão de informações com os envolvidos; f- gestão das autoridades na preservação das faixas de domínio; g- Poupatempo da Logística Multimodal onde é essencial a colaboração e interlocução de todos os envolvidos e interessados neste esforço aglutinador destinado a superar os entraves regulatórios; h- otimização na gestão hidroviária; i- urgente apresentação de projetos para prévia análise .

Estamos articulando com os responsáveis por diversos procedimentos em vários setores, para juntos procurarmos atender as necessidades que culminarão com a melhoria e eficiência do escoamento da produção ao destino.

Uma contínua e permanente verificação e interação entre os projetos existentes nos Deptos. Hidroviários, DER, DNIT e segmento ferroviário é um tema a ser implementado, propondo e desenvolvendo as adequações necessárias, possibilitando assim viabilização de verbas, projetos e execução.
Ha muitos nós a serem desatados

O Painel transformou-se em um Fórum permanente, com contribuições podendo ser enviadas pelo email: [email protected]

Apoio: 

ABRADE – AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO www.abrade.org
PRÓ RESPEITO AO CIDADÃO – SOLUÇÕES COM QUALIDADE DE VIDA
POUPATEMPO DA LOGÍSTICA MULTI MODAL

Hora

(Quinta-feira) 12:00 - 15:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - V. Mariana - São Paulo - SP

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