novembro, 2023
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Ana Claudia Morissy Machado - Palestrante
Ana Claudia Morissy Machado - Palestrante
Facilities Manager da Shell Brasil
PhD em Engenharia Industrial com mais de 20 anos de atuação em Corporate Real Estate, possuindo extenso conhecimento da dinâmica dos mercados, estratégias de preços e do impacto de tendências externas e best practices no ambiente corporativo. Responsável pela gestão de times e projetos em operações de Facilities e Properties em 25 empresas no Brasil e na América Latina, atuando proativamente na mitigação de riscos. Especialista na construção de parcerias estratégicas confiáveis com importantes stakeholders de múltiplas culturas, com base na autenticidade e transparência das ações e em entregas que agregam valor ao negócio, alavancando adequadamente esses relacionamentos para influenciar o futuro, trazer novas soluções para a própria área de atuação e significante retorno financeiro para a organização. Hábil no relacionamento interpessoal, comunicação e negociação, é professora, há mais de 25 anos, em diversos cursos de pós-graduação, Mestrado e Doutorado, com vários artigos publicados e apresentados em congressos e seminários nacionais e internacionais. Trabalhou no setor de Corporate Real Estate do HSBC Bank Brasil e na Gerência de Infraestrutura da Jones Lang LaSalle. Atualmente, é Facility Manager para todos os sites brasileiros sob o portfólio de Real Estate na Shell Brasil Petróleo.
Facilities Manager da Shell Brasil
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Clarice R. M. Degani - Palestrante
Clarice R. M. Degani - Palestrante
Diretora da CBCS - Executiva do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável
Engenheira, Doutora pela POLI-USP, com estágio no CSTB-França. Desde 2008 é consultora em desempenho e sustentabilidade em edificações. Foi assessora técnica no SECOVI-SP (2011-2018) e na Superintendência do Espaço Físico da USP (2018-2022). É Diretora Executiva do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e docente nos cursos do MBA Gerenciamento de Facilidades e Tecnologia e Gestão da Produção na FDTE POLI/USP.
Diretora da CBCS - Executiva do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável
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Edmar Cioletti - Palestrante
Edmar Cioletti - Palestrante
Superintendente de Premises e Facilities do Banco Santander
Bacharel em Contabilidade pela PUC- MG, com diversas especializações e MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, POLI/USP, FIAP e Rockford College – Chicago – EUA; Superintendente responsável pelas áreas de Facilities e Engenharia dos prédios corporativos do Banco Santander. Realizou entregas importantes como o Farol Santander SP e RS, RoofTop Teatro Santander, Novas sedes com mais de 15.000m² em Novo Hamburgo, Piracicaba e BH. Adequações e retrofit dos principais Prédios do banco com mais de 100.000 m² de obra. Recebeu as premiações “Melhores do ano 2017 e 2022 da ABRAFAC– Ágil além da TI - 2018 e vencedor do Global FM Awards Excellence in FM 2018, nos EUA, maior premiação existente para um profissional de Facilites.
Superintendente de Premises e Facilities do Banco Santander
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Irimar E. B. Palombo - Palestrante
Irimar E. B. Palombo - Palestrante
Presidente da ABRAFAC - Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management
Irimar Palombo é Engenheira Civil, possui MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP, além de especialização em Gestão Financeira pela FAECA/FGV. Fundadora e atual Presidente da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace) e desenvolvimento do setor há vários anos. Possui 20 anos de experiência em Facility Management, atualmente trabalha no SESC (Serviço Social do Comércio) como Gerente de Operações de Serviços e é voluntária na ABNT para o comitê 267 Facility Management como líder de grupo de trabalho para o desenvolvimento das normas do setor no Brasil.
Presidente da ABRAFAC - Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management
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Ivan Metran Whately - Abertura
Ivan Metran Whately - Abertura
Vice-Presidente de Atividades Técnicas do IE
No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.
Vice-Presidente de Atividades Técnicas do IE
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Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto - Abertura e Moderação
Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto - Abertura e Moderação
Primeiro Diretor-Secretário do IE
Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, em 1980; pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP, em 2002; mestre em Habitação na área de Tecnologia das Edificações pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em 2007; membro docente de cursos de pós-graduação em Engenharia Diagnóstica em Edificações, Perícias de Engenharia e Avaliações em convênios com entidades diversas. Autor e coautor de livros e artigos técnicos sobre Engenharia Diagnóstica em Edificações, Inspeção Predial, Manutenção Predial, com premiação em alguns títulos; perito judicial militante na capital de São Paulo e sua região metropolitana, além de atuar como assistente técnico junto a renomados escritórios de advocacia na região Sul e Sudeste. É Primeiro Diretor Secretário e diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.
Primeiro Diretor-Secretário do IE
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Miriana Marques - Moderadora
Miriana Marques - Moderadora
VP de Administração e Finanças do IE
Engenheira Civil formada há mais de 30 anos pela FEFAAP, e especialista em Avaliações e Perícias pela Universidade 9 de Julho. É responsável técnica da Marques & Marques Engenharia Avaliações e Perícias, tendo como foco principal a realização de Relatórios Técnicos de Vistoria de Vizinhança para grandes obras de infraestrutura no Estado de São Paulo – Metrô, Rodoanel, Contorno da Tamoios, Descida da Serra, entre outros. Na vida acadêmica foi professora de Maciços e Obras de Terra, Transportes e Mecânica dos Solos na FEFAAP, professora convidada nos cursos de pós-graduação de Avaliações e Perícias da FAAP e IBEC. Na área judicial atua como assistente técnico do Metrô, foi assistente técnica da DERSA e é perita na 6º Vara Cível do Fórum de Jundiaí. Na área pública foi supervisora Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia, é Diretora de Operação da Vice-presidência de Atividades Técnicas, membro do Conselho Consultivo e Deliberativo, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias. Foi vice-presidente de Atividades Técnicas, vice-presidente de Assuntos Internos diretora-secretária da Diretoria Executiva, secretária da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e vice-coordenadora da Divisão Técnica de Gerenciamento e Empreendimento. Nos últimos anos, está a frente da Diretoria de Operações, proporcionando maior interação entre associados e divisões técnicas, organizando eventos técnicos, palestras, seminários, ajudando na captação de patrocínios/recursos, incentivando assim novos eventos técnicos no IE, que possam gerar valores para esta renomada instituição.
VP de Administração e Finanças do IE
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Moacyr E. A. da Graça – Palestrante
Moacyr E. A. da Graça – Palestrante
Professor Escola Politécnica da USP
• Eng. Civil pela EPUSP - Escola Politécnica da USP em 1974 • Mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela EPUSP em 1979 • Doutor em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela EPUSP em 1985 Atividades profissionais atuais • Professor da Escola Politécnica da USP desde 1975 • Assistente técnico da SEF – Superintendência do Espaço Físico da USP desde 2019 • Coordenador do MBA/USP Gerenciamento de Facilidades desde 2002 • Coordenador ABNT CEE-267 Facility Management desde 2017 • HoD da delegação brasileira no Comitê ISO(*) TC-267 Facility Management desde 2018 • Membro do Working Group W070 Facility Management do CIB (**) desde 2008 • Membro do RAC - Research Advisory Committee da IFMA (**) desde 2021 • Consultor em Engenharia do Ambiente Construído, Estratégias e Normalização em Facility Management (*) International Organization for Standardization (**) International Council for Research and Innovation in Building and Construction (***) International Facility Management Association.
Professor Escola Politécnica da USP
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Ricardo Nogueira - Palestrante
Ricardo Nogueira - Palestrante
Presidente Executivo da ABRALIMP - Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional
formado em Administração de empresas com Pós-graduação pela FGV em Planejamento estratégico, Empresário (Sócio Diretor do Grupo Tufann). Presidente da Abralimp (Gestão 22/23), Presidente da Fundação Uniabralimp e conselheiro editorial da revista Higiplus
Presidente Executivo da ABRALIMP - Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional
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Satoshi F. Yadoya - Palestrante
Satoshi F. Yadoya - Palestrante
Diretor Executivo da Plataforma Facilities na Sodexo
Satoshi Franco Yadoya tem mais de 24 anos de experiência na área de facility management (FM), desenvolvendo estratégias de gestão, com sólida experiência liderando gerenciamento de facilities, serviços e manutenção em missão crítica de datacenters e corporações, ao longo de sua carreira atuou em diversas empresas no desenvolvimento de soluções inovadoras de FM, gestão imobiliária, gerenciamento de serviços, propriedades, projetos e certificações de eficiência e sustentabilidade para otimização de recursos, ganhos de confiabilidade, qualidade e bem-estar aos colaboradores das empresas. No final de 2022, o executivo ingressou na Sodexo On-site como diretor da Plataforma Facilities, área que suporta as operações de FM, com foco em rever e aprimorar a gestão estratégica, a qualidade e a padronização do gerenciamento e serviços, atendendo assim as necessidades atuais e futuras de crescimento da companhia na área de facilities. Arquiteto Urbanista e Paisagista pela Unip/Anhembi Morumbi, possui especialização em Finanças e Contabilidade pela Saint Paul Escola de Negócios, Missão crítica e contingência e continuidade de negócios, Mentoria e gestão de pessoas, Gerenciamento de serviços compartilhados pela Dinsmore Associates, Gerenciamento e manutenção de instalações, Iluminação, conforto e inst. ar-condicionado pelo Senac.
Diretor Executivo da Plataforma Facilities na Sodexo
Detalhes do evento
Abordagem: O crescimento da atividade de Facility Management no Brasil e no mundo torna necessário a integração dos intervenientes de forma a
Detalhes do evento
Abordagem:
O crescimento da atividade de Facility Management no Brasil e no mundo torna necessário a integração dos intervenientes de forma a produzir melhorias na operação das facilidades construídas.
A participação, coordenação e integração dos envolvidos é essencial para o aprimoramento dos relacionamentos interempresariais de tomadores e prestadores de serviços e gerenciadores.
A normalização em Facility Management ISO/ABNT representa um importante papel na melhoria da qualidade dos serviços prestados de maneira consistente e contínua.
Neste evento, pretende-se discutir mecanismos de melhoria bem como avaliar propostas, dos palestrantes e do público presente, com a finalidade de melhoria da organização do setor com vistas a agregar valor nas operações de facilidades construídas eficiência e efetividade.
Público-alvo:
Engenheiros civis, engenheiros de manutenção, responsáveis pela operação de portfólios e sites de shoppings centers, hospitais, escolas, comerciais, prestadores de serviços prediais, associações com interesse em Facility Management, empresas de engenharia e etc.
Programação:
Parte A
19h às 19h10 – Abertura
19h10h às 19h45 – Palestra: A normalização em FM
- Prof. Dr. Moacyr E. A. da Graça – Coordenador da ABNT CEE-267 Facility Management
19h45 às 20h – Esclarecimentos ao público
Intervalo
20h às 20h30 – Café
- Parte B
- 20h30 às 21h30 – Workshop / Posicionamento de partes interessadas
- Irimar E. B. PalomboPresidente da Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management – ABRAFACAna Claudia Morissy MachadoFacilities Manager da Shell BrasilRicardo Nogueira
Presidente da Fundação UniabralimpSatoshi F. Yadoya
Diretor Executivo da Plataforma Facilities na Sodexo
Edmar Cioletti
Superintendente de Premises e Facilities do Banco Santander
Clarice R. M. Degani
Diretora Executiva do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS
21h30 às 22h – Debates, propostas, conclusões e recomendações
22h às 22h10 – Encerramento
Realização:
Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos
Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura
Eng. Ricardo Henrique de Araujo Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias
Eng. Sérgio Luiz Azevedo Resende – Coordenador da Divisão Técnica de Gerenciamento de Empreendimentos
Eng.ª Stella Marys Della Flora – Coordenadora da Divisão Técnica de Engenharia Diagnóstica
Eng. Paulo E. Q. M. Barreto – Coordenador da Divisão Técnica de Sistemas
Patrocínio Prata:
Patrocínio Bronze:
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Quarta-feira) 19:00 - 22:00
Localização
Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP (Online - Youtube IE)