outubro, 2015

2015qua28out11:3014:30Como Viver em São Paulo sem Carro11:30 - 14:30 Auditório do Instituto de Engenharia – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120Tipo de evento:Geral

Detalhes do evento

                     

O Instituto de Engenharia, a Associação Nacional de Transportes Públicos e o Projeto “Como Viver em São Paulo sem Carro” convidam para conferência do urbanista:

Ricardo Montezuma 

INTRODUÇÃO 

Dados recentes revelam que, cada dia, mais paulistanos se deslocam sem seus carros. As últimas administrações municipais de São Paulo planejaram e priorizaram programas de mobilidade, tanto para transportes ativos quanto para transportes públicos, buscando esse efeito. Os resultados positivos começam a aparecer em vários segmentos da sociedade e têm sido divulgados pelo poder público, embora não haja uma percepção consistente na opinião pública de uma redução significativa dos congestionamentos ou de aumento expressivo da oferta de transportes públicos. 

Grande parte da população que continua a usar seus carros e a padecer por horas no caos do trânsito, quando questionada, declara que insiste no uso do automóvel devido à falta de transporte coletivo de qualidade. Além disso, ações descoordenadas nos diversos níveis de governo dificultam a integração da mobilidade na metrópole que ultrapassa os limites físicos do município de São Paulo num processo de conurbação com os demais municípios da região. 

Outras cidades no Brasil e no Mundo também passam e passaram por situações semelhantes e sofreram transformações mais significantes que São Paulo. Na América Latina, destaca-se o exemplo de Bogotá – Colômbia, em que a cidade passou por uma restruturação da mobilidade e reorganização de suas instituições, implicando na transformação cultural da sua população, voltada para o uso da cidade sem carro. Essa experiência exitosa dependeu de empreendedores corajosos e criativos, como o prefeito Enrique Peñalosa e o urbanista Ricardo Montezuma, que acompanharam os primeiros passos do planejamento até a implantação da rede de mobilidade que se notabilizou no mundo pelas suas qualidades e eficiência. 

O Instituto de Engenharia, a Associação Nacional de Transportes Públicos e o projeto Como Viver em São Paulo Sem Carro, unidos no sonho de uma da mobilidade racional para São Paulo, convidam o Arquiteto e Urbanista Ricardo Montezuma para expor – na sede do I.E – a sua experiência em Bogotá, aproveitando a oportunidade para colocar frente a frente profissionais ligados aos transportes ativos e públicos da cidade de São Paulo que irão comentar as ideias expostas, assim como debater com os demais convidados para o evento. 

Na oportunidade será apresentado ao público o aplicativo para smartphone “SP Sem Carro”, que oferece opções de mobilidade em diversos modais, como a pé, de bicicleta, transportes públicos ou táxi. 

PROGRAMA:

9h30 – O presidente do Instituto de Engenharia em nome do Instituto de Engenharia, da Associação Nacional de Transportes Públicos e do Projeto “Como Viver em São Paulo sem Carro”, faz a abertura do evento 

9h40  – O jornalista Leão Serva compõe a mesa e discorre sobre a importância da experiência do Urbanista Ricardo Montezuma para a engenharia brasileira e para a cidade de São Paulo. 

9h50 – O Arquiteto e Urbanista Ricardo Montezuma faz um exposição sobre a experiência Viver sem Carro em Bogotá. 

10h30  – Comentários de 10 minutos pronuciados pelos especilalistas: 

– Daniel Guth, presidente da Associação Ciclo Cidade;
– José Ignácio Sequeira de Almeida, presidente da ABRASPE São Paulo;
– Ivan Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do IE;
– Ana Odila de Paiva Souza, Diretora de Planejamento da SPTrans. 

11h10  – Perguntas e Comentários da Platéia ao conferencista e comentaristas. 

12h – Apresentação do Aplicativo Como Viver sem Carro: Leão Serva. 

12h30 – Encerramento do Evento pelo Instituto de Engenharia e Diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia e da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Realização:
Vice-Presidência de Atividades Técnicas
Departamento de Engenharia e Logistica 

Apoio Institucional


CONFERENCISTA: 

RICARDO MONTEZUMA é arquiteto e urbanista, com doutorado em Urbanismo e Mobilidade na Escola Nacional de Pontes e Estradas de Paris. Seu trabalho como consultor e professor tem se concentrado em sustentabilidade e humanização de cidades, na Colômbia e outros países da América Latina. É fundador da ONG “Cidade Humana”, entidade que criou em 2001. Foi assessor da Prefeitura de Bogotá nas administrações do prefeito Antanas Mokus, que iniciou a implantação do sistema de transportes públicos BRT “Transmilênio”.

Hora

(Quarta-feira) 11:30 - 14:30

Localização

Auditório do Instituto de Engenharia – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120

X
X
X
X
X