março, 2011

2011qua16mar22:0023:30Combate a perdas em sistemas de abastecimento de água22:00 - 23:30 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. MarianaTipo de evento:Geral

Detalhes do evento

A dramática escassez de quantidade e qualidade de água adequada para abastecer os grandes centros urbanos, chegando a gerar riscos de racionamento, bem como o seus também elevados custos de produção, faz com que o controle de perdas em sistemas de abastecimento de água se torne assunto extremamente estratégico no saneamento e gestão urbana.
Segundo dados do Sistema Nacional de informações sobre Saneamento Snis, por falta de investimentos em manutenção, fiscalização e atualização de redes antigas de abastecimento de água, o Brasil em 4561 municípios perde R$ 7,4 bilhões por ano, quando para universalização do sistema o pais necessita de R$ 10 bilhões por ano, em algumas cias de saneamento os índices de perdas de faturamento chega a 80%. 

Realização 

Departamento de En genharia do Habitat e Infraestrutura
Divisão Técnica de Engenharia Sanitária

Eng. Jairo Tardelli Filho – Engenheiro Civil, formado em 1977 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desenvolveu trabalhos na área de Saneamento Ambiental nas empresas em que atuou, como a Emplasa e a Sabesp onde atualmente, é o Gerente de Planejamento Integrado da Diretoria Metropolitana.
Abordará a questão no seu aspecto conceitual, abrangendo a visão internacional do problema nos sistemas de abastecimento de água, a analise econômica, os diferentes tipos de perdas, os diversos indicadores, as estratégias de combate, o ataque as causas primarias e as ações permanentes. 

Eng. Eric Carozz – Superintendente de desenvolvimento operacional da Sabesp.
Abordará o programa corporativo de uma grande como a Sabesp que tem de enfrentar o problema em escalas extremamente diversas, tendo em conta o seu universo de sistemas de pequeno e grande porte, onde a questão custo do controle, com os respectivos investimentos necessários, frente aos benefícios que possibilitam, define o nível ótimo de atuação, detalhando a quantificação das perdas de água na Sabesp, em termos de volumes e de recursos financeiros., abrangendo as premissas e histórico de estruturação e os critérios para a priorização de sistemas e quantificação das ações. Será mostrado um resumo do programa estruturado, as principais ações e recursos financeiros envolvidos, as metas estabelecidas, o estudo de viabilidade e a estratégia de financiamento adotada. Finalmente será apresentado o acompanhamento do Programa, realizações e evolução dos indicadores. 

Eng. Haraldo Manuel Correa – Engenheiro Civil pela Fesp em 1995, e tecnólogo pela Fatec em 1987, com pós graduação pela Pece/Poli/Usp, e diversos cursos de especialização, atuou como consultor pelo Pnud e Ministério das Cidades, atuou na área de saneamento do Cia de Saneamento de Diadema e no Serviço Municipal de Saneamento de Santo André.
Abordará o programa de controle de perdas em um pequeno sistema como o da Cia de Saneamento de Diadema onde ocupou os cargos de Chefe da Divisão de Obras de Ampliação e Manutenção e de Gerente de Operação.

Hora

(Quarta-feira) 22:00 - 23:30

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana

X
X
X
X
X