junho, 2018
Detalhes do evento
Resumo O que era apenas uma questão de normatização agora é lei. A recente Lei 13.589/18 dispõe sobre a manutenção de instalações e equipamentos de climatização de ambientes interiores. Já os
Detalhes do evento
Resumo O que era apenas uma questão de normatização agora é lei.
A recente Lei 13.589/18 dispõe sobre a manutenção de instalações e equipamentos de climatização de ambientes interiores. Já os parâmetros e procedimentos necessários para a garantia da qualidade do ar nestes ambientes são regulamentados pela ANVISA e pela ABNT.
Parâmetros físicos tais como temperatura, umidade, taxa de renovação de grau de pureza, além de contaminação química e biológica, devem respeitar limites normatizados.
O biofiltro ou, mais especificamente, o Filtro de Bio-Escoamento Assistido por Plantas (FB-EAP) é uma boa alternativa ecológica e sustentável para garantir a qualidade do ar de ambientes internos. Ele consiste de um sistema semi-biológico onde as plantas, as bactérias anexadas, as raízes e a água de recirculação, em conjunto, alteram e melhoram a qualidade do ar. Os biofiltros também podem ser explorados do ponto de vista estético e paisagístico, tornando um objeto de decoração no interior das edificações.
Nesta palestra serão abordadas as legislações específicas relacionadas à qualidade do ar de ambientes internos bem como a dinâmica de funcionamento do biofiltro (FB-EAP), apresentando resultados que mostram sua eficiência na melhoria da qualidade do ar.
Sobre o palestrante
William Roberto. L. S. Pereira
Biólogo, Ecólogo e Pesquisador em alternativas sustentáveis para o desenvolvimento tecnológico a partir de fenômenos biológicos e naturais).
Graduado em biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador em ecologia e modelagem matemática de sistemas biológicos, com artigos científicos publicados em revistas especializadas. Já prestou serviços para o Ministério do Meio Ambiente e para a iniciativa privada nas áreas de ecologia e ecotoxicologia, incluindo o Plano Nacional de Inventário de Bifenilas Policloradas e, o Registro e Emissão de Transferência de Poluentes (RETP). Atualmente trabalha com desenvolvimento tecnológico sustentável e ecodesign, além de fornecer serviços técnicos ambientais das mais variadas naturezas.
Apoio Institucional:
Realização:
Eng. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT. de Construção Sustentável e Meio Ambiente
Hora
(Quarta-feira) 19:30
Localização
Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP