julho, 2022
Detalhes do evento
Assista ao encontro
Detalhes do evento
Assista ao encontro de apresentação do pré-estudo de Viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia para a Bacia Amazônica.
“O evento tratou da viabilidade para a criação do Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT) em um cenário global de intensas mudanças climáticas e riscos de desaparecimento da biodiversidade amazônica. Os palestrantes abordaram a importância de um modelo de desenvolvimento sustentável com soluções baseadas na ciência e na natureza, com iniciativas para uma nova economia sustentável na Amazônia e engajamento de novos empreendedores e investidores do setor privado e também da sociedade civil.
Sendo assim, o AmIT não é apenas um projeto científico, mas busca envolver todos os setores da sociedade. Em sua fala, o professor Adalberto Val trouxe como desafios para o alcance dessa nova economia a própria dimensão da sociobiodiversidade amazônica, sua geopolítica regional, a necessidade de inclusão social, geração de renda, aproveitamento do conhecimento existente sobre a região e decodificação da informação com pessoal qualificado para isso.
Segundo o professor, o AmIT se propõe a transformar o conhecimento existente em novas tecnologias, disponibilizando e socializando a informação. A missão do AmIT é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da população amazônica, em sinergia com a conservação e valoração da floresta e dos rios, por meio da transformação do conhecimento científico e tradicional em inovação tecnológica a serviço da Amazônia e do mundo.
Para isso, contempla a criação de cinco Centros de Desenvolvimento e Estudo dedicados às questões prioritárias para a Amazônia, particularmente negligenciadas, por meio de uma perspectiva inovadora e integradora, diferenciando-se assim das instituições tradicionais de pesquisa, e que deverão trabalhar em conjunto e transversalmente com os 9 componentes do AmIT, incluindo suas prioridades.
O AmIT será uma instituição público-privada de alcance Pan-Amazônico que incluirá, em seu Conselho Orientador, representantes dos governos, instituições intergovernamentais, universidades, institutos de pesquisas, empresas, outras organizações do setor privado e a sociedade civil. Ao longo da conversa, Carlos Nobre, Maritta Koch-Weser e Adalberto Luis Val argumentaram em favor da criação do Instituto e responderam questões de profissionais da área que participaram do evento.”
Sobre o evento
O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo convida para a Apresentação do Pré-Estudo de Viabilidade do Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT), que ocorrerá dia 13 de julho de 2022, das 9h30 às 12h30.
O projeto, desenvolvido no IEA com o valioso apoio do Instituto Arapyaú, propõe uma institucionalidade que contribua com os esforços de transformação do conhecimento científico e tradicional em inovação tecnológica a serviço da Amazônia e do mundo. No encontro, o Professor Adalberto Luis Val, coordenador do pré-estudo, fará a apresentação da proposta, com a finalidade de iniciar um processo de debates e colaborações. Participam, também, os Doutores Carlos Nobre e Maritta Koch-Weser, do Programa Terceira Via Amazônica-Projeto Amazônia 4.0 do IEA. Os comentários serão abertos por parceiros do projeto do MIT/Cambridge.
Hora
(Quarta-feira) 09:00 - 12:30
Localização
Evento on-line