setembro, 2022
Inscreva-se nesse evento!
Faça parte desse evento
Clique no botão abaixo para confirmar a sua presença
Inscreva-se
OpenAinda há vagas
Clique na foto e veja o currículo
-
José Roque - Palestrante
José Roque - Palestrante
Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)
Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Tem graduação e mestrado em Física pela Unicamp, doutorado e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Atua em Física da Matéria Condensada e Física Atômica e Molecular. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Em 2018 foi agraciado com a medalha Nacional da Ordem do Mérito Científico e, em 2018, 2019 e 2020, ganhou o prêmio “100 Mais Influentes da Energia”. Membro do Conselho Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).
Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)
Detalhes do evento
Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens: Abordagem: Apresentação
Detalhes do evento
Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:
Abordagem:
Apresentação do CNPEM e suas linhas de pesquisa.
Sobre o CNPEM:
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, que opera por meio de Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O Centro integra quatro Laboratórios Nacionais e uma nova Divisão de Engenharia e é o berço também do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, e infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas tanto à comunidade científica como aos centros de P&D de empresas.
As competências singulares – e complementares – presentes no CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos inovadores nas áreas de luz síncrotron; de engenharia de aceleradores; de descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira. Sua competência e tratamento interdisciplinar de problemas permitiu o desenvolvimento de processos bio e nanotecnológicos com foco na produção de materiais avançados para aplicações nos setores químico, de alimentos e bebidas, têxtil, petróleo e gás, defesa e aeroespacial; além de soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.
A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. Essa faculdade viabiliza um curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, hoje composto de uma primeira turma com 40 alunos. Ele tem o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral, integrando formação em humanidades às ciências da física, biologia e química à computação e tratamento de dados, com imersão também no ambiente de pesquisa do CNPEM.
Público-alvo:
Engenheiros, estudantes de engenharia e demais interessados em inovações tecnológicas.
Programação:
- Boas vindas
- Apresentação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) com foco no Sirius.
Realização
Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações
Eng.ª Flávia Bartkevicius Cruz – Coordenadora da Divisão Técnica de Telecomunicações e Conectividade
Apoio Institucional:
Apoio à formação:
Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.
Hora
(Terça-feira) 19:00 - 20:30
Localização
Evento on-line
Organizador
Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações / Divisão Técnica de Telecomunicações e Conectividade