outubro, 2009

2009ter06out(out 6)03:00sáb10(out 10)03:0051º Congresso Brasileiro do Concreto prestes a ser realizado em Curitiba03:00 - 03:00 (10) EXPOUnimedCuritiba - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 -Campo Comprido-Curitiba/PRTipo de evento:Seminários

Detalhes do evento

Maior fórum nacional e latino-americano de debates sobre a tecnologia do concreto e suas aplicações em obras civis, a 51ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto será realizada em Curitiba, de 6 a 10 de outubro. Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, o evento vai discutir o Concreto para Obras de Infraestrutura Sustentáveis.

A diversidade de acontecimentos técnico-científicos e o nível dos participantes fazem a diferença neste tipo de evento no setor construtivo nacional. Estão programadas 41 sessões de Palestras Técnico-Científicas, 2 Workshops sobre Temas Controversos, 6 Conferências Plenárias com palestrantes internacionais, 3 Concursos Estudantis, 1 Mesa Redonda sobre “Os Materiais Cimentícios na Indústria de Gás e Óleo”, 1 Seminário Eletrobrás de Construção e Manutenção de Obras Civis, 1 Seminário de Sustentabilidade, Cursos de Atualização Profissional, Sessões Pôsteres, Feira de Produtos e Serviços para a Construção – Feibracon, Palestras Técnico-Comerciais e Reuniões Institucionais.

Uma maratona do saber, onde tradicionalmente engajam-se estudantes, pesquisadores, professores, técnicos, calculistas, tecnologistas, vendedores técnicos, marqueteiros, diretores e gerentes de empresas, empresários, construtores, funcionários públicos e outros agentes da cadeia da construção civil.

Paralelamente, a programação será integrada pelo VII Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto, evento que contará também com sessões plenárias e pôsteres, além de palestrantes nacionais e internacionais, para abordar os tópicos:

1. Projeto e Métodos Construtivos de Estruturas Complexas
2. Modernização de Códigos de Projeto
3. Monitoração de Estruturas
4. Aspectos Inovadores na Análise e Projeto de Estruturas

As palestras técnicas vão trazer ao público o estado da arte das pesquisas de materiais constitutivos do concreto e das estruturas de concreto armado, protendido, pré-fabricado, auto-adensado, de alto desempenho, entre outras. Estes trabalhos são apresentados pelos próprios pesquisadores das redes de pesquisa em engenharia civil no Brasil, na América Latina e no mundo, o que facilita a interação entre autores e congressistas.

Palestrantes nacionais e estrangeiros

As Conferências Plenárias são o ponto alto do evento, pois representam a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com especialistas nacionais e estrangeiros sobre os variados aspectos associados à pesquisa e à aplicação do concreto no país e no mundo.

Para esta edição do evento, foram convidados:
• Professor Carlos Eduardo Moreira Maffei, do Departamento de Estruturas e Fundações da USP

Discutirá os principais fatores intervenientes no mecanismo de colapso da estrutura do Túnel do Metrô de São Paulo, considerando-se as diferentes hipóteses levantadas sobre as possíveis causas do acidente.

• Professor Cristian Boller, do Fraunhofer Institute of Nondestructive Testing, na Alemanha

Vai expor em sua palestra o tema do gerenciamento da infraestrutura civil com base no monitoramento da saúde estrutural. A apresentação discutirá a aplicação dos ensaios não-destrutivos de última geração, em estruturas antigas e recentes, tais como:
• Imagem em 3D de patologias em peças estruturais escondidas
• Monitoramento online de cargas
• Avaliação do impacto da fadiga na vida útil
• Mapeamento de danos

• Professor Peter Marti, do Institute of Structural Engineering de Zurique, na Suíça

Abordará o impacto da Análise-Limite no projeto de estruturas de concreto, delineando seu contexto histórico, os critérios de projeto, a aplicação dos métodos de estática e cinemática da teoria da plasticidade no reforço e protensão de estruturas de concreto e os modelos para a análise da fissuração em elementos de placas.

• Professor James Wight, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos

Vai expor as diretrizes das normas técnicas atuais para o projeto de estruturas de concreto.
Ele foi presidente do ACI Standard Building Code Committee 318, de 2002 a 2008. Sua atividade de pesquisa está concentrada no comportamento inelástico e resistente das interfaces em materiais compósitos (concreto) e no uso de fibras de alto desempenho no concreto em regiões críticas de estruturas de concreto. Recentemente, esteve envolvido no desenvolvimento de recomendações para a reabilitação de estruturas antigas em regiões de alto risco sísmico.

• Professor Alberto Carpinteri, do Departamento de Engenharia Estrutural e Geotecnica da Politécnica de Torino, na Itália

Discutirá a aplicação da mecânica de fratura não-linear na avaliação da capacidade rotacional de vigas de concreto armado.
Alberto Carpinteri foi incluído na lista dos 100 maiores cientistas do International Biographical Centre.

• Professor Michel Lorrain, da Université Paul Sabatier de Toulouse, França

Vai tratar dos ensaios de aderência entre o aço e o concreto, segundo as recomendações da ASTM e da RILEM, buscando sua padronização como mais um teste para aferir o controle de qualidade do concreto. Os resultados de vários testes aplicados pelo palestrante nos dois últimos anos em diferentes países serão apresentados.

Acompanhe as novidades sobre o evento, acessando: www.ibracon.org.br

Hora

6 (Terça-feira) 03:00 - 10 (Sábado) 03:00

Localização

EXPOUnimedCuritiba - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 -Campo Comprido-Curitiba/PR

X
X
X
X
X