Diretoria Executiva

Presidente
José Eduardo Frascá Poyares Jardim

Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP. No Instituto de Engenharia é presidente do Conselho Deliberativo e membro do Conselho Consultivo e, presidente da Casa na gestão 2023/2024. Diretor do DECONCIC/FIESP– Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC – FIESP); na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é membro do Conselho Consultivo; e no Grupo Reformar para Mudar representa o Instituto de Engenharia. Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 – 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) – Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.

Vice-presidente de Administração e Finanças
Miriana Pereira Marques

Engenheira Civil formada há mais de 30 anos pela FEFAAP, e especialista em Avaliações e Perícias pela Universidade 9 de Julho. É responsável técnica da Marques & Marques Engenharia Avaliações e Perícias, tendo como foco principal a realização de Relatórios Técnicos de Vistoria de Vizinhança para grandes obras de infraestrutura no Estado de São Paulo – Metrô, Rodoanel, Contorno da Tamoios e Descida da Serra, entre outros. Na vida acadêmica foi professora de Maciços e Obras de Terra, Transportes e Mecânica dos Solos na FEFAAP, professora convidada nos cursos de pós-graduação de Avaliações e Perícias da FAAP e IBEC. Na área Judicial atua como assistente técnico do Metrô, foi assistente técnica da DERSA e é perita na 6º Vara Cível do Fórum de Jundiaí. Na área pública foi supervisora Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia, foi diretora de Operação da vice-presidência de Atividades Técnicas, membro dos Conselhos Consultivo e Deliberativo, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias. Foi vice-presidente de Atividades Técnicas, vice-presidente de Assuntos Internos, diretora-secretária da Diretoria Executiva, secretária da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e vice-coordenadora da Divisão Técnica de Gerenciamento e Empreendimento. Nos últimos anos, foi vice-presidente de Administração e Finanças.

Vice-presidente de Atividades Técnicas
Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto

Engenheiro Civil – Escola de Engenharia de Lins, 1980 e Administrador de Empresas – Universidade Mackenzie, 1992; Pós-graduado: Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP, 2002; Mestre em Habitação – IPT, 2007; Perito Judicial na região Metropolitana-São Paulo e Assistente Técnico no Sul-Sudeste, desde 1987; Membro do corpo docente / ex-docente em cursos de pós-graduação: Perícias de Engenharia e Avaliações; Engenharia Diagnóstica em Edificações, em convênios com entidades diversas: UFSC, UNIP-INBEC, FAAP, UNISANTA, CoreNet; Professor do curso de Administração Condominial e Síndico Profissional FECAP; Autor e Coautor de livros e artigos técnicos além de Palestrante e ministrador de cursos, nos temas: Inspeção e Manutenção Predial; Engenharia Diagnóstica em Edificações (precursor da doutrina); Perícias em Edificações; Representante do Instituto de Engenharia na ABNT na elaboração da Norma em diversas Comissões; Medalha Hélio de Caires: XIV COBREAP – Salvador – BA – 2007 – Título: Perícias em Fachadas de Edificações – Pintura; Sócio-fundador da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações, 2006.

Vice-presidente de Relações Externas
Ivan Metran Whately

Há mais de 40 anos associado ao Instituto de Engenharia, atuou como Vice-Presidente de Atividades Técnicas na última Diretoria Executiva, tendo também atuado como 1º Secretário por quatro anos. Foi por 6 anos Diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo, e atuou no Conselho Consultivo. Participa, ainda, do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente, é consultor de Planejamento de Transporte, foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; Assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

Vice-presidente de Assuntos Internos
Lawrence Chung Koo

Engenheiro Mecânico pelo ITA com Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Ciência da Comunicação pela ECA/USP e pós- doutorando em IA pela PUC/SP. Pós-graduado em Marketing pelo The Wharton School e FGV, Engenharia de Sistemas pela IBM/PUC-RJ e conselheiro de Administração pelo IBGC, entre outras formações acadêmicas e especializações. Na sua trajetória profissional possui mais de 53 anos de experiência nas áreas de Tecnologia, Gestão, Governança, Semiótica e Comunicação Trabalhou por 24 anos na IBM, como engenheiro de Sistemas, consultor, gerente de Suporte Técnico, executivo de Marketing /Venda e 12 anos como seu parceiro estratégico. Atuou no Instituto de Engenharia como conselheiro Deliberativo e Consultivo e, atualmente, é vice- presidente Relações Externas. Foi consultor do Banco Mundial na secretaria da Fazenda de São Paulo e, atualmente, é professor e membro de NDE – Administração da Faculdade Dunamis, pesquisador de Inteligência Artificial e Novas Tecnologias. Divide o seu tempo entre a mentoria a ecossistema Cultura Empreendedora, Conselheiro de Administração da Ignitions Inc, membro do grupo de pesquisa em Transformação Organizacional, Sociedade 5.0 ESG em GEAPE/CRA , IE do Futuro e outros projetos disruptivos de empreendedores. No momento, a sua principal área de interesse é atuação na estratégia das empresas/instituições em vista das novas tecnologias, como computação quântica etc, interação entre Universidades, inovações estruturais da sociedade, em especial, a educação e competitividade Brasil. Alguns dos cargos já exercidos; Coordenador e professor do MBA Atlântico Internacional – Universidade Católica do Porto Portugal – Univers. Católica de Angola / PUCSP Brasil Conselheiro e mentor do Accurate Advice – Acelerador de Startup Assessor especial da Reitoria para Planejamento Estratégico PUC/SP Pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da PUC/SP, e pró-reitor de Educação Continuada da Universidade Bandeirantes – UNIBAN, entre outros https://www. linkedin.com/in/lawrence-chung-koo-18618b/

Primeiro Diretor-Financeiro
Elcio Kazuaki Niwa

Engenheiro Civil, formado na Poli-USP (2010), com experiência em Projetos e Manutenção infraestrutura de ferroviário, hidroviário e aproveitamento de uso múltiplo de energia e água. Pós-graduado pelo PECE-USP em Infraestrutura de Via Permanente em 2014. Mestrando em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade Lusófona Lisboa (2024). Aplicando conhecimento em elaborações e editais para contratação de Manutenção ferroviária de obras de arte especiais e sistemas de super e infraestrutura para vias em lastro e em laje para ferrovias de passageiros. Associado ao CBT (Comitê Brasileiro de Túneis) e ABMS (Associação Brasileira de Mechanics dos solos). Associado à AEEFSJ desde 2013 (Associação dos Engenheiro da Estrada de Ferro), atuou como conselheiro no período de 2015-2016. Associado ao SEESP, atuou como delegado durante período de 2018 a 2021. Atuante como consultor nos municípios de São Paulo, principalmente subprefeitura Sé, e de Jundiaí e Região desde 2024. Determinado em desenvolver o Brasil por meio sustentável nesta geração. Visão de um futuro comum com demais gerações. Possui interesse em buscar inovação em engenharia. Entusiasta da melhoria da sociedade pela educação em prol de ações coletivas e registros sistemáticos e organizados.

Segundo Diretor-Financeiro
Constanzio Facci Ticeu

Tecnólogo em Construção (Unesp), Graduado em Engenharia Civil (Universidade Santa Cecilia) Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Uninove), Planejamento e Gestão da Produção – Lean Constructioin (Logical Systems), Edifício de Alta Tecnologia (Liceu e Arte e Oficio de São Paulo) e Planejamento de Empreendimentos (FGV). Vivencia em execução de obras de Saneamento Básicos junto as Prefeituras, execução de obras de infraestruturas na área de telefonia, bancárias, execução de prédios industriais, comerciais e residenciais de alto padrão. Diretor técnica da empresa “CFT BUIDING GERENCIAMENTO DE OBRAS” prestando serviços de Gerenciamento Operacional e Gerenciamento de Manutenção Predial nos seguimentos: Bancários, Aeroviários e Comerciais. Atualmente no Instituto de Engenharia, ocupa o cargo de Vice-Diretor do Departamento de Gestão e Objetivos, membro das Divisões Técnicas.

Primeira Diretora-Secretária
Eny Kaori Uono Sanchez
Formada em Engenharia Civil pela FAAP, pós-graduada em Avaliação de Imóveis e possui cursos de extensão voltados para Avaliação e Perícias. Diplomada em pelo Instituto de Engenharia “Melhor Avaliação Qualitativa para a divisão Técnica de Geomática” por 2 anos consecutivos 2023 e 202.  Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia de São Paulo, vicediretora de Cursos do Instituto de Engenharia de São Paulo dos anos de 2019 até 2022 e 2ª diretora secretária na Diretoria Executiva 2023 – 2024. Representou o Instituto de Engenharia na colação de grau dos alunos da Engenharia de Alimentos UNICAMP 2023. Responsável técnica da empresa Uono Sanchez Engenharia, responsável pela emissão de 23 mil e 700 laudos de avaliação bancária no ano de 2024 para os principais bancos do país.

 

Segundo Diretor-Secretário
Fernando José de Campos Marsiglia

Engenheiro Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Mogi das Cruzes (1975). Administração – especialização, pela Fundação Álvares Penteado. Sistemas Administrativos para Empresa de Construção Civil, pela Escola Politécnica da USP. Administração de Empresas, pela Fundação Universidade Estadual de Londrina (parcial). MBA Executivo em Gestão de Projeto – UNIP (2012/2013 – parcial). Tecnologia de Concreto – Centro Tecnológico da Construção – Falcão Bauer – SP. Pré- Moldados de Concreto – Instituto Brasileiro de Concretos . Avaliação de Pavimentos e Projetos de Reforço – Ass. Brasileira de Pavimentação. Avaliação e Perícias de Engenharia, pelo Inst. Brasileiro de Aval. e Perícias de Engenharia. Construções Industriais, Comerciais e Públicas com Uso de Estruturas Metálicas – Associação Brasileira da Construção Metálica. Excel; Tron-Orc, MS Project; Totys RM; ERPs CSI, SAN e Winmaster. No Instituto de Engenharia participou do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística e foi coordenador da divisão de Transporte Metropolitano. Atualmente, é secretário do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional.