Agenda - Cursos


DC21/17 - Inspeção Predial na Engenharia Diagnóstica e o texto da Comissão de Estudos da ABNT - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Palestrante Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto, Marco Antonio Gullo e Stella Marys Della Flora

Data 17   a   19 de outubro de 2017

Início 19h00

Término 23h00

Local Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP


2017-10-17



Programação

ATENÇÃO:  AS INSCRIÇÕES SERÃO VÁLIDAS SOMENTE SE FEITAS E PAGAS ATÉ O DIA 10/10 (TANTO AS INSCRIÇÕES QUANTO OS PAGAMENTOS, SERÃO ENCERRADOS EM 10/10).


OBJETIVO:

Ministrar os ensinamentos teóricos e práticos aos interessados em atuar profissionalmente como Inspetores Prediais e aqueles envolvidos com a Manutenção Predial.

PÚBLICO-ALVO:
Engenheiros e Arquitetos, peritos de engenharia civil e estudantes de ambos cursos.

PROGRAMA:

 Engº Stella Marys Della Flora


 Histórico da Inspeção Predial no Brasil e apresentação do trabalho premiado no X Cobreap;
 Conceito e noções de Engenharia Diagnóstica, com abordagem geral das ferramentas e suas aplicações;
 Conceitos, definições e metodologia da Inspeção Predial consoante à norma técnica do Instituto de Engenharia, com detalhamento dos níveis, abordagem técnica do check-list, análises dos graus de risco e tópicos do laudo, apresentados item a item com ilustrações;
 Correlação Inspeção Predial x Avaliação do Desempenho;
 Apresentação da prática e marketing da Inspeção Predial, segundo os conceitos e definições apresentados.

Engº Msc. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto


 Conceitos e aspectos relevantes Desempenho consoante à doutrina e à norma da ABNT NBR 15.575/13 da ABNT (Norma de Desempenho);
 Apresentação e comentários sobre o Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações consoante à NBR- 14.037/98 (Norma dos Manuais do síndico e do proprietário);
 Aspectos de viabilidade e diagnóstico do sistema de manutenção mediante análise da NBR 5.674 (Norma de Manutenção) e da NBR 16.280 (Norma de reforma);

Engº Marco Antonio Gullo

 Apresentação de cases e aspectos práticos da Inspeção Predial;
 Inspeção Predial Total: apresentação de modelo de laudo de Inspeção Predial Total.


Observações

INSTRUTORES

Engº Msc. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto
Engenheiro Civil - Escola de Engenharia de Lins (1980), pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia, (FAAP 2002), mestre em Habitação na área de Tecnologia das Edificações, IPT (2007), Membro docente dos cursos de pós-graduação em perícias de Engenharia e Avaliações e Engenharia Diagnóstica em Edificações em convênios diversos e professor convidado do curso Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos FDTE/ CoreNet; autor e coautor de livros e artigos técnicos sobre Engenharia Diagnóstica em Edificações e Inspeção Predial, Manutenção Predial, com premiação em alguns títulos: no COBREAP e Instituto de Engenharia, vice-presidente de Atividades Técnicas do IE, perito Judicial militante na capital de São Paulo e sua região metropolitana, além de atuar como assistente técnico junto a renomados escritórios de advocacia nas regiões Sul e Sudeste; diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.

Engº Marco Antonio Gullo
Engenheiro Civil-FAAP/, pós-graduado em Perícias de Engenharia e Avaliações, FAAP, pós-graduado em Administração de Empresas, também pela FAAP, diplomado em cursos de extensão em Patologias Construtivas e Avaliações de Imóveis, mestrando em Tecnologia da Habitação, IPT, diretor de Cursos do IE, ex-coordenador da Câmara Técnica de Perícias em Edificações, IBAPE/SP, docente em cursos de especialização e pós-graduação, coautor de livros enfocando Engenharia Diagnóstica, assistente Técnico Judicial e consultor Técnico de renomadas empresas de construção, carreira desenvolvida mediante construção e fiscalização de 180 mil m² de empreendimentos prediais, participação como consultor em veículos de comunicação, como Editora Abril, R7 e Rede Globo; sócio-diretor da MG CONSULT Engenharia.

Engº Stella Marys Della Flora
Engenheira Civil, FAAP - 2012, pós-graduada, 2014, em Excelência Construtiva e Anomalias, Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduanda em Engenharia Diagnóstica – Patologia e Perícias na Construção Civil, Inbec. Especialista em Engenharia Diagnóstica com trabalhos de vistorias, inspeções, auditorias e perícias realizados para as construtoras e incorporadoras tradicionais do mercado brasileiro, desde 2012. É vice-coordenadora da Divisão de Patologia das Construções do IE, participando como palestrante e organizadora dos eventos técnicos, inclusive dos I e II Workshop Luso-Brasileiro de Engenharia Diagnóstica do IE/Fundec/Universidade de Lisboa, em 2016 e 2017. É professora de pós-graduação do INBEC e sócia e perita do Gabinete de Perícias Gomide.

CARGA HORÁRIA:

12 horas / aula
Data: 17, 18 e 19 de outubro de 2017
Horário: 19h às 23h

LOCAL: INSTITUTO DE ENGENHARIA
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP


INCLUSO NO INVESTIMENTO:
Livro Inspeção Predial Total, coffee break e certificado.


IMPOSTO DE RENDA

O Instituto de Engenharia é uma associação sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública por lei estadual. É isenta da emissão de nota fiscal. EMITIMOS RECIBO.

FREQUÊNCIA:
Será fornecido certificado de participação a quem atingir a frequência mínima de 75%.

CANCELAMENTO DO CURSO: O Instituto de Engenharia reserva-se o direito de cancelar ou adiar o curso, caso não atinja o número mínimo de participantes. Neste caso, mediante a comprovação do pagamento, efetuamos o reembolso referente o valor integral.

CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO:
As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo, 03 (três) dias úteis antes do início do evento. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas no prazo estipulado. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência por e-mail.

INFORMAÇÕES:

Bruna Ferreira
(11) 3466-9253
cursos@iengenharia.org.br


Apoio Institucional




Realização:
Vice-presidência de Atividades Técnicas
Departamento de Cursos




Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você