Agenda - Cursos


DC16/17 Patologia das Instalações Elétricas - ADIADO PARA O 1º SEMESTRE DE 2018

Palestrante Paulo Barreto

Data 23   a   26 de outubro de 2017

Início 19h00

Término 23h00

Local Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP


2017-10-23



Programação

Objetivos: Fornecer aos profissionais da engenharia elementos estruturais que permitam identificar as origens e causas das principais anomalias que possam ou venham a surgir em instalações elétricas de baixa tensão, principalmente no desempenho das atividades de projeto, execução, fiscalização, vistoria e inspeção.
Cada conteúdo teórico será ilustrado com casos práticos e discussão de solução entre os participantes.
Serão demonstradas que muitas anomalias podem ser evitadas ainda na fase de projeto.

Público-alvo: engenheiros Eletricistas, civis, arquitetos, tecnólogos em Eletricidade e técnicos em Eletrotécnica.

Programa:
 Normalização técnica;
 Sistema de normalização (Sinmetro, Conmetro, Inmetro, ABNT, organismos internacionais e estrangeiros); as normas técnicas e a identificação de anomalias;
 Terminologia técnica;
 Como o conhecimento da terminologia técnica pode auxiliar na identificação de anomalias;
 A Norma ABNT NBR 5410;
 Principais requisitos: documentação técnica da Instalação, inspeção e ensaios;
 Conceitos básicos de dimensionamento e proteção de condutores;
 A corrente de projeto: os seis critérios de dimensionamento de condutores e as anomalias mais usuais;
 Características técnicas dos principais materiais de instalação (seleção e especificação);
 Quadros de distribuição; condutos; condutores; caixas; interruptores; seccionadores; plugues e tomadas; disjuntores; fusíveis e dispositivos DR;
 Resumo das principais anomalias em instalações elétricas.


Instrutor:
Paulo Barreto é engenheiro Eletricista, com experiência profissional nas áreas de ensino, projeto, execução, manutenção, inspeção e perícia em instalações elétricas.

Trabalhou nas empresas: GTP-Grupo Técnico de Projetos (estagiário e Projetista); Escola Técnica Industrial Lauro Gomes (Professor A); Engenova Instalações Industriais (gerente de Orçamentos); Asvotec Termoindustrial (engº de Manutenção); Volkswagen do Brasil (Engº Pleno).
Instrutor dos cursos Conformidade das instalações elétricas de baixa tensão – Partes teóricas e prática e Projeto de instalações elétricas de baixa tensão.

Professor da pós-graduação da Universidade Mackenzie (2002-2005) – disciplina: Instalações Elétricas - Excelência e Anomalias Construtivas; do INBEC – Instituto Brasileiro de Educação Continuada (desde 2012) – disciplinas: Perícias em Eletricidade; Patologia das Instalações Elétricas; da Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (desde 2014) – disciplina: Inspeção e certificação de instalações elétricas.

Atuou como inspetor da 1ª certificação de conformidade de uma instalação elétrica no Brasil, no âmbito do Inmetro, (2001).
Diretor Técnico da Barreto Engenharia (desde 1999); membro do CB-3/ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas (desde 1982); coordenador de Divisão Técnica do Instituto de Engenharia (1991-2004); Conselheiro do Crea-SP (1995-2000 e 2004-2009); vice-presidente da Abrasip - Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (2000-2004); conselheiro da ABEE-SP - Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (2004-2007); membro da Comissão Editorial da Revista Engenharia (desde 2004); autor do Glossário Lumière de Instalações Elétricas, Editora Lumière, São Paulo, 2001; coautor do livro A segurança contra incêndio no Brasil, Projeto Editora, São Paulo, 2008.

APOIO INSTITUCIONAL



Observações

CARGA HORÁRIA:
16 horas / aula
Data: 23, 24, 25 e 26 de outubro de 2017
Horário: 19h às 23h

LOCAL: INSTITUTO DE ENGENHARIA
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana.
São Paulo /SP


INCLUSO NO INVESTIMENTO:
Material Didático (apostla), coffee-break e certificado.


IMPOSTO DE RENDA
O Instituto de Engenharia é uma associação sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública por lei estadual. É isenta da emissão de nota fiscal. Emitimos recibo.

FREQUÊNCIA:

Será fornecido certificado de participação a quem atingir a frequência mínima de 75%.

CANCELAMENTO DO CURSO:

O Instituto de Engenharia reserva-se o direito de cancelar ou adiar o curso, caso não atinja o número mínimo de participantes. Neste caso, mediante a comprovação do pagamento efetuamos o reembolso referente o valor integral.

CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO:
As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo, 03 (três) dias úteis antes do início do evento. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência por e-mail.

INFORMAÇÕES:
Bruna Ferreira
(11) 3466-9254
cursos@iengenharia.org.br

Realização:
Vice-presidência de Atividades Técnicas
Departamento de Cursos



Patrocinados


Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você