Agenda - Geral


Seminário Sistema Viário Oeste SVO – Ponte Salvador Ilha de Itaparica - Governo da Bahia - TRANSMISSÃO AO VIVO

Data 15 de setembro de 2017

Início 08h00

Término 18h30

Local Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP


Inscreva-se



Programação

O Sistema Viário Oeste (SVO), que engloba a ponte Salvador-Ilha de Itaparica, criará um novo vetor de desenvolvimento no estado, impactando 4,4 milhões de habitantes de 45 municípios da Bahia.

Com a criação da ponte Salvador- Ilha de Itaparica e demais intervenções viárias presentes no projeto, a Ilha (Itaparica e Vera Cruz), o Recôncavo Sul e o Baixo Sul terão seu crescimento socioeconômico estimulado.

Orçado em R$7 bilhões, o projeto do SVO abre perspectiva para que a região diretamente impactada receba investimentos públicos e privados três vezes maiores do que os recursos gastos na obra, que tem previsão de durar quatro anos.
Para isto, o plano de desenvolvimento da região prevê o estímulo a nove áreas: educação, saúde, segurança pública, logística, indústria naval, turismo, agricultura, comércio e construção civil.

Em 30 anos, a expectativa é que o crescimento destas atividades possibilite a criação de 100 mil novos postos de trabalho.



8h – 9h - Credenciamento

9h – 9h30 - Abertura

Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia, e autoridades

9h30 – 10h30 - Primeira Palestra Técnica
Apresentação geral do projeto – Sistema Viário Oeste – benefícios para o estado
Paulo Henrique de Almeida, coordenador da Seplan, projeto SVO

10h30 - 10h40 - Perguntas

10h40– 11h40 - Segunda Palestra Técnica
Projeto SVO como uma banda de jazz
Arqtº Marcio de Almeida Machado, superintendente SIT - Superintendência de Infraestrutura de Transportes –

11h40 - 11h50 - Perguntas

11h50 -  14h - Almoço

14h - 14h30 – Projeto Básico de Engenharia do Sistema Viário da Ponte-Salvador-Ilha de Itaparica, acessos aos Sistemas Viários e Reconfiguração da BA-001 no trecho situado na Ilha de Itaparica
Engº Rogério Giglio – Diretor -presidente da Maia Melo Engenharia Ltda.

14h30 - 14h40 - perguntas

14h40 - 15h40 – Projeto Básico de Engenharia para Construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica
Engº Catão Francisco Ribeiro - Diretor- presidente da Enescil Engenharia de Projetos e engº kent J. Fuglsang, diretor técnico da Cowi, empresa de projetos e gerenciamento da Dinamarca

15h40 - 16h - Perguntas

16h -16h25 – Projeto Básico de Engenharia para a Construção da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica - Túneis nos Acessos aos Sistemas Viários de Salvador
Prof. Dr. Carlos Eduardo Moreira Maffei – Diretor da Maffei Engenharia.

16h25 - 16h35 – `Perguntas

16h35 -16h45 – Coffee brake

16h45 - 17h10 – Estudo de acesso aos portos da Baía de Todos os Santos com a presença da Ponte Salvador -Itaparica por  meio de simulações de manobras, realizado no Centro de Simulações de Manobras Marítimas e Fluviais da Poli/USP
Prof. Dr. Eduardo Aoun Tannuri – EPUSP

17h10 - 17h20 – perguntas

17h20 - 17h45 – Sistema de Proteção dos Pilares e Fundações dos vãos de navegação da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica
Engº Bruno Amorim Fujimura– Gerente da Aruanã Serviços Navais Ltda.

17h45 - 17h55 – Perguntas

17h55  - 18h30 – Estudos Hidro-sedimentológicos pertinentes a Ponte Salvador-Ilha de Itaparica.
 Prof. Dr. Paulo Cesar Rosman – COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17h50 - 18h – Esclarecimentos aos questionamentos dos participantes

18h20 - 18h30 - Perguntas

Encerramento

Realização
Vice-presidência de Atividades Técnicas
Departamento de Habitat e Infraestrutura
Divisão Técnica de Estruturas

Apoio Institucional


Observações

Palestrantes



Paulo Henrique de Almeida
Graduado em Ciências Econômicas, UFBA, mestre em Economia, Unicamp, e doutor em Economia, Universidade de Paris-X, Nanterre. Foi Professor e Pesquisador da UFBA .Coordena, na Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, desde 2013, o Projeto SVO - Ponte Salvador-Ilha de Itaparica.

Marcio de Almeida Machado
Arquiteto com pós-graduação em Planejamento Urbano e Urbano Municipal, mestre Arquitetura e Urbanismo. Coordenador de Projetos de Engenharia e Arquitetura, SUPLAN – Superintendência de Planejamento do Estado do Amazonas, diretor da DPPE – Diretoria de Projetos e Programas Especiais, da SEINFRA –Secretaria de Infraestrutura da Bahia - SIT - Superintendência de Infraestrutura e Transporte da Bahia.




Catão Francisco Ribeiro
Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em pontes pela Poli-USP. Diretor Técnico da Enescil Engenharia de Projetos e responsável por mais de 2.600 projetos de pontes no Brasil. Prêmio “EMILIO BAUMGART” Destaque do ano em Engenharia Estrutural – 2008. Prêmio Gerdau Talento Engenharia Estrutural 2008 na categoria Infraestrutura pela Ponte Estaiada Otavio Frias em São Paulo – SP. Prêmio Gerdau Talento Engenharia Estrutural 2010 na categoria Infraestrutura pela Ponte Estaiada João Isidoro França sobre o rio Poti em Teresina – PI. Menção Honrosa no Prêmio Gerdau Talento Engenharia Estrutural 2011 na categoria Infraestrutura pela Ponte Estaiada sobre o Rio Negro em Manaus – AM. Menção Honrosa no Prêmio Gerdau Talento Engenharia Estrutural 2013 na categoria Infraestrutura pela Ponte Aldeia sobre o Rio Tietê em Barueri – SP. Prêmio Gerdau Talento Engenharia Estrutural 2014 na categoria Infraestrutura pela Ponte Estaiada sobre a Baía da Guanabara no Rio de Janeiro – RJ. Prêmio Gerdau Talento Engenharia Estrutural 2015 na categoria Infraestrutura pela Ponte Estaiada Anita Garibaldi em Laguna – SC.



Rogério Giglio

Engenheiro Civil, FAAP. Especializou-se em transportes urbanos em entidades nacionais e internacionais. Participou da equipe que desenvolveu a implantação do Metrô do Recife– CBTU. Desenvolveu inúmeros trabalhos relacionados à política tarifária do Sistema de Transporte Público de Passageiros -STPP/RMR, da implantação do Sistema Estrutural Integrado – SEI/RMR, entre outros. Na atividade empresarial, coordenou trabalhos nas áreas de transportes urbanos e regionais, planos logísticos, bem como projetos rodoviários e ferroviários. Desde 1999 é diretor-presidente da Maia Melo Engenharia Ltda.


Carlos Eduardo Moreira Maffei

Engenheiro Civil, opção Estruturas, pela Poli-USP. Doutor em Engenharia Civil e professor.
Trabalha com Consultoria e Projetos nas empresas Carlos E.M. Maffei Eng. S/C Ltda e GP Consult. e Proj. de Eng. Civil Ltda. Experiência nas áreas de transporte, saneamento, energia, mineração, meio ambiente e edificações.




Bruno Amorim Fujimura

Graduado em Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Maringá. Aperfeiçoamento técnico em Sistema de Fluidodinâmica Computacional e Modelagem 3D, com 7 anos de experiência na área de Engenharia Naval, participando do desenvolvimento de Projetos, Terminais Flutuantes, Sistema de Ancoragem, Proteção de Pilar de Sustentação, Cálculos Especializados, entre outros.



Patrocinados


Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você