Agenda - Palestras


LIVRO DE ORDEM – o controle necessário

Palestrante Márcio de Almeida Pernambuco

Data 1 de agosto de 2017

Início 19h00

Término 21h00

Local Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP


Inscreva-se



Programação

Abordagem
Embora muita gente ainda não goste da ideia, a determinação de implantar o Livro de Ordem partiu do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, que deu o prazo para que isso acontecesse até o dia 1º de julho.

O Ministério Público exigiu do Sistema Confea/Crea a implantação deste dispositivo para coibir os constantes abusos de emissão de ARTs, sem o devido acompanhamento profissional e sem que as Câmaras participassem criando cada uma dentro de suas especialidades, critérios específicos para a exigência, os limites, as necessidades e parâmetros para exigir a elaboração do Livro de Ordem.

O Confea aprovou a obrigatoriedade da adoção do Livro de Ordem de Obras e Serviços pelos CREAs, instituído pela Resolução 1.024, de 21 de agosto de 2009 e, novamente, confirmada pela Resolução 1089 de março deste ano.

Vale lembrar que futuramente as obras só poderão ser acervadas se possuírem o Livro de Ordem, a falta deste coloca o profissional em falta ética por não atender o Código de Defesa do Consumidor, e não atender as Normas da ABNT."


Observações

Sobre o palestrante

Eng. Civil Márcio de Almeida Pernambuco é formado em engenharia civil, cursou a Escola de Engenharia Mackenzie e a especialização aeroportos na FESP Faculdade de Engenharia de São Paulo. É profissional autônomo, palestrante e consultor na área de gestão de obras e planejamento estratégico e no acompanhamento e implementação de projetos.
CREA-SP

Conselheiro com 4 mandatos, e nestes foi Coordenador dos GTs – Licitações, GT Obras Públicas, GT Diagnóstico das Causas de Irregularidades em Obras Públicas e Coordenador do GT Garantia de Obras Públicas; Coordenador da Comissão de Valorização Profissional e Coordenador da Comissão de Relações Públicas, e Coordenador do GT e também relator da proposta Livro de Ordem.

Ex Vice-Presidente da FAEASP Federação das Associações de Eng. Arq. e Agr. do Estado de São Paulo.
Fundador e Ex-Presidente da AREA Associação Reg. Eng. Arq. e Agr. de Avaré
Ex-Presidente da ACIA Associação Comercial Ind. e Agropecuária de Avaré.



Patrocinados


Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você