A experiência com a Faixa Azul para motos em São Paulo

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+ Informações: 

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), começa a implantar a Faixa Azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.

O projeto piloto tem por objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo. A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas. Haverá uma demarcação da via entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas – para que, em tráfego lento, as motos possam transitar com mais disciplina, de forma segura e consciente e sem alterar a dinâmica já existente na via.

O uso da faixa azul não é obrigatório. O motociclista será orientado a utilizar em caso de trânsito lento. Haverá sinalização vertical por toda a via alertando para os limites de velocidade, cuidado e orientação ao mudar de faixa e mensagens educativas lembrando do uso da seta, o respeito aos limites de velocidade e a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.

A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por tratar-se de uma via com alto número de trânsito de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, interessados no tema

Moderadora
Maria da Penha P. Nobre – Coordenadora da DT de Trânsito

Palestrantes
Ricardo Teixeira – Secretário de Mobilidade e Trânsito de SP
Luiz Fernando Devico – Diretor de Planejamento CET/SP

Saiba sobre os participantes:

Maria da Penha Nobre – Arquiteta e urbanista especialista em trânsito, mobilidade e segurança, psicopedagoga, conselheira do Conselho Estadual de Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes – CEDATT –, sócia-diretora do Instituto de Mobilidade e Educação Plano/Planotran, coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia.

 

Ricardo Teixeira – engenheiro, com mais de 40 anos de experiência na Administração Pública tendo trabalhado na Companhia de Engenharia de Tráfego-CET, DERSA, DER, EMTU e na Prefeitura de São Paulo. Foi Secretário das Subprefeituras e Secretário do Verde e Meio Ambiente em São Paulo. É Vereador Licenciado e atualmente ocupa o cargo de Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito no Município de São Paulo.

 

Luiz Fernando Devico – geógrafo e Auditor de Segurança Viária formado pela IRF Internacional Road Federation em Washington/EUA. Fez Curso MBA de Gestão Estratégica. Trabalhou na Companhia de Engenharia de Tráfego- CET, na Dersa e na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Foi Diretor-técnico da Sttrada Segurança Viária e Gestor de Concessões Rodoviárias. Atualmente é o Diretor Adjunto de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do Município de São Paulo.

 

 

 

Realização:

Vice- Presidência de Atividades Técnicas Departamento – Ivan Metran Whately
Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional – Luiz Fernando Portella
Divisão Técnica de Trânsito – Maria da Penha P. Nobre

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.