março, 2022

2022qua16mar18:0019:30Série de eventos Brasil e o Futuro da Bioeconomia - Energia do Amanhã18:00 - 19:30 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Amazônia e Bioeconomia,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Abordagem:

Nesta série de eventos iremos elucidar cenários de uma economia futura na situação em que os diferentes setores brasileiros realizem suas melhores práticas, com a premissa da sujeição da sociobiodiversidade.

Neste terceiro encontro, com a temática Energia do amanhã iremos promover um diálogo acerca do papel deste setor dentro do contexto de transformação atual para o alcance da bioeconomia futura, assim como levantar os principais desafios e oportunidades para que esse caminho seja trilhado. Será discutido também quais estratégias políticas são esperadas para impulsionar ações do setor no alcance deste futuro.

Esta série de eventos irá marcar a abertura do estudo “Base de Conhecimento para Estratégia Nacional de Bioeconomia”, realizado pelo Grupo de Trabalho Amazônia e Bioeconomia. Reconhecemos que a bioeconomia futura é uma oportunidade de desenvolvimento que as nações mais ágeis aproveitarão melhor. Assim, busca-se a partir destes diálogos refinar os procedimentos metodológicos do projeto, com o intuito de estabelecer com prioridade os caminhos para a economia de base biológica, para que na sequência se desdobrem políticas públicas em todo o país.

Público-alvo:

Empresas, governos, terceiro setor, academias e centros de pesquisa.

Abertura e Mediação

George Paulus – Conselheiro do Instituto de Engenharia

Kássia R. Bazzo – Gerente de Projetos

Participantes 

Alexandre Alonso – Chefe-Geral Embrapa Agroenergia – Graduado em Agronomia, com doutorado em Genética e Melhoramento, é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, atualmente, Chefe-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Agroenergia – Embrapa Agroenergia, um dos principais centros brasileiros de pesquisa em bioenergia, biocombustíveis, bioprodutos e bioeconomia, juntamente com parceiros públicos e privados. Atua também como Coordenador de Planejamento e Negócios da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em sua Unidade de Bioquímica de Renováveis. Participa ativamente como membro convidado em vários comitês governamentais e privados relacionados à bioenergia. Ensina Genética Vegetal, Biotecnologia Vegetal e Agroenergia em algumas das universidades brasileiras de maior prestígio, como FGV e UFLA, e possui vasta experiência em liderar equipes de pesquisa e inovação. Também participa ativamente como palestrante em eventos no Brasil, EUA, Europa, Ásia e Oriente Médio.

 

Luiz Carlos Corrêa Carvalho – Presidente da ABAG, Membro do Conselho Superior do Agronegócio, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – ESALQ/USP (1973), com cursos de pós graduação em Agronomia e em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP e Vanderbilt University (USA).
Desde 1983 é Diretor da CANAPLAN – empresa privada que atua em consultoria e projetos para o setor sucroalcooleiro. É Diretor de Relações com o Mercado das usinas do Grupo Alto Alegre S/A. É Presidente da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio. É Sócio da Bioagência, empresa que comercializa açúcar e etanol nos mercados interno e externo. É Membro do Conselho Superior do Agronegócio, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. É Diretor da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia. É Conselheiro da UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e do SIAESP – Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo. É Presidente da Academia Nacional de Agricultura da SNA, desde março/2015.

Participe dos demais debates da série. A inscrição em um dos eventos garante acesso a toda série Brasil e o Futuro da Bioeconomia. Para conhecer as pessoas convidadas dos outros temas, clique nos links abaixo:

14 de março  – Bioeconomia e Ética
15 de março  –Agricultura do Amanhã
17 de março – Saúde do Amanhã
18 de março – Política Públicas 

 

Realização

GT Amazônia e Bioeconomia

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quarta-feira) 18:00 - 19:30

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X