A SheerWind, uma produtora e desenvolvedora de turbinas eólicas, recentemente assinou um contrato de licenciamento para o uso da sua maior criação até o momento: a Invelox. A turbina será usada, pela primeira vez, na Holanda. O seu grande diferencial, no entanto, além do formato de funil, é que ela consegue produzir 6 vezes mais energia do que os meios tradicionais de captação de energia eólica, mesmo com ventos de apenas 3km/h.
Como funciona a Invelox?
Seu funcionamento, apesar de simples, é extremamente eficaz! O processo tem início na parte superior do funil, onde o vento é coletado. Este coletor conta com 6 entradas, que garantem que o vento entre por qualquer lado, ou seja, a turbina coleta ventos em 360º.
Este já poderia ser um enorme avanço, entretanto, a Invelox vai ainda mais longe: ao passar pelo funil, os ventos são acelerados para, em seguida, darem início ao Efeito Venturi. Logo após, o vento passa por duas hélices, a energia cinética gerada pelo movimento delas é armazenada em um gerador que fica ao nível do solo. Após passar pelas hélices, o vento é então liberado para fora, na farte inferior do funil.
O que é o Efeito Venturi?
Uma das partes mais importantes do processo de geração de energia é justamente quando ocorre o efeito Venturi. Este efeito acontece quando o vento aumenta a sua velocidade ao passar por espaços mais estreitos.
Dentro da Invelox este efeito ocorre graças ao afunilamento que ocorre na estrutura, ele faz com que uma câmara de “semivácuo” seja formada, este vácuo puxará o ar com maior força, consequentemente, aumentando a sua velocidade.
Este efeito é usado em diversos diversos lugares, como em apartamentos, para garantir maior ventilação no local. No caso da Invelox, este efeito foi usado para aumentar a velocidade do ar, fazendo com que as turbinas girem mais rápido, gerando mais energia.
600% mais potente que as turbinas comuns!
Ao contrário das turbinas comuns, que mantém seus geradores no topo, a Invelox mantém o seu gerador no nível do solo. É justamente por conta desta pequena mudança que o gerador consegue produzir 600% mais potência do que as turbinas eólicas tradicionais.