Ao longo da segunda quinzena de abril e começo de maio, o Instituto de Engenharia (IE) vai promover uma série de painéis que vão discutir e motivar a geração de ideias para ajudar o Brasil a se preparar para um cenário colaborativo pós–crise. O evento, que será na webinar, terá a participação de grandes personalidades de diversos segmentos, como o reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan, o presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, Jorge Arbache, o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Eduardo Tuma, e o ex-ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues, entre outros.
Para Eduardo Lafraia, presidente do IE, esses encontros visam colaborar com uma recomposição/retomada da normalidade após a crise decorrente do Covid-19. “Vamos promover uma dinâmica digital que tem com o propósito potencializar uma fábrica de ideias para compartilhar a necessidade de planejar e executar projetos que possam ser rapidamente implementados logo após a retomada das atividades produtivas. Selecionamos grandes nomes que vão passar para o público como o nosso País vai fornecer ferramentas e ações para se recuperar após essa pandemia que aflige o mundo todo.”
Os temas dos debates vão desde como a economia vai crescer após a Covid-19, passando por telemedicina, mobilidade urbana, agropecuária, energia e fontes renováveis, teletrabalho, educação e as ferramentas de ensino à distância até big data/inteligência artificial. Os seminários serão realizados por meio de palestras de 20 a 30 minutos e com abertura para perguntas no final. Além disso, todos os encontros ficarão disponíveis no Youtube do IE, e na TV Engenharia.
Além de promover esses encontros, o IE também pode ajudar o governo Federal e os Estados de uma maneira mais efetiva por meio dos seus projetos especiais. Em destaque, podemos mencionar:
• Projeto Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio,coordenado por Camil Eid e Plínio Assman que tem como relator Jorge Hori;
• Projeto Brasil: Alimentos para o Mundo, coordenado por Camil Eid e que tem como relator Jorge Hori.
Os projetos mostram que uma viabilização de um transporte ferroviário moderno, com integrações hidroviárias e rodoviárias, pode viabilizar um escoamento eficiente da produção, com redução nos custos do transporte e no impacto socioambiental, para que o Brasil possa atender rapidamente o aumento de demanda que o pós-crise deve demandar. “Nós, do Instituto de Engenharia, desta forma, pretendemos, com nossos associados e voluntários, reforçarmos a contribuição cívica para a sociedade, na esperança da retomada do desenvolvimento do nosso País”, comenta Lafraia.
Para participar e ver a programação completa, acompanhe a página http://www.institutodeengenharia.org.br/site/agenda/serie-webinar-brasil-pos-crise/ e se inscreva na palestra que for do seu interesse para receber o link de confirmação da sua inscrição ao evento. Mais informações pelas redes sociais e site do IE.
Sobre o Instituto de Engenharia:
O Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com mais de cem anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes de todas as áreas da Engenharia do Brasil, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, são realizados diversos eventos, cursos e palestras, além de visitas técnicas para promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, bem como a valorização da engenharia e os avanços científico e tecnológico do País.