“As cidades brasileiras e, em especial, as mais populosas regiões metropolitanas, da qual São Paulo é o exemplo extremo, têm enfrentado grandes desafios – resultado de um processo de urbanização acelerado que não veio acompanhado da implantação de um planejamento urbano compatível. Esses desafios são conhecidos: habitação precária, sistema de transporte insuficiente, forma urbana adversa (moradias longe das oportunidades), enchentes, áreas de risco entre outros.”
“As políticas para superação desses desafios são complexas, já que a dinâmica da vida urbana nas cidades não tem uma lógica setorial, exigindo políticas públicas integradas e bem desenhadas.” A afirmação é de Miguel Bucalem, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP.
Bucalem é o coordenador do curso “Planejamento e Gestão de Cidades”, oferecido pelo Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica da USP (www.pecepoli.com.br/PT/PGC). A carga horária do curso é de 420 horas, sendo 360 horas referentes a 12 disciplinas e 60 horas a uma monografia, com duração total de 2 anos. A primeira turma iniciou o programa em fevereiro de 2014. Uma nova turma surge anualmente, sendo que a próxima começará em fevereiro de 2019.
“Ao apresentar os conteúdos técnicos que capacitam para o exercício pleno das atividades de planejamento e gestão de cidades, os profissionais são habilitados para uma atuação de forma integrada, rompendo a divisão setorial que é comum nas estruturas administrativas de governo”, explica o professor Bucalem.
As temáticas cobertas neste curso por meio de disciplinas em: planejamento urbano, projeto urbano, meio ambiente urbano, habitação, mobilidade e logística, gestão urbana, direito urbanístico, economia urbana, cidades inteligentes, governança urbana e coesão social formam os profissionais para enfrentar os desafios atuais das cidades. Os formandos recebem o certificado de Especialista em Planejamento e Gestão de Cidades pela Universidade de São Paulo (USP).
Informações e inscrições:
Tel.: (11) 2998-0000
email: [email protected]
Hotsite do curso: https://pecepoli.com.br/PT/PGC/
Sobre o PECE
O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (PECE) harmoniza o seu portfólio de cursos para sintonia com as demandas da sociedade. A abordagem da USP, de combinar sua experiência com especialistas locais e estrangeiros, é a fórmula para minimizar o tempo para atender a demandas tão desafiadoras. A intensa atividade de cursos de extensão, que já certificou dezenas de milhares de especialistas desde 1976, provou ser a maneira mais eficaz de unir as empresas do meio acadêmico e empresarial.
No ano de 2018 o PECE ministrou cursos para 1.800 alunos, cobrindo as áreas de Automação, Qualidade, Produção, Manutenção, Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Tecnologia da Informação, Direito Digital, Engenharia Financeira, Ambientais, Produtos e Serviços, Gestão de Resíduos Sólidos, Inovação Sustentável, Planejamento e Gestão de Cidades. Para 2019 o PECE acrescentou a Especialização em Fábrica Digital e Indústria 4.0: Novos Negócios com Tecnologias Inovadoras, para atender as necessidades de modernização dos processos produtivos, e Aplicações e Inovação com Redes Wireless, esta fundamental na modernização de serviços nas cidades.
O PECE pode compor cursos de acordo com necessidades específicas de empresas, para o que conta com recursos da própria USP, assim como com a facilidade de buscar especialistas no Brasil e no exterior.
Fonte Assessoria de Comunicação PECE