O livro faz uma síntese das conferências e iniciativas que marcaram o início e a continuidade da discussão a respeito da temática da sustentabilidade, a conceituação de desenvolvimento sustentável, o surgimento das certificações ambientais para edificações e como elas podem contribuir para a implementação de premissas sustentáveis no projeto de uma edificação.
São abordadas as diretrizes gerais com foco na sustentabilidade ambiental a serem adotadas no projeto arquitetônico de uma edificação. Com o objetivo de que o leitor compreenda a forma que essas premissas podem permear o projeto arquitetônico, apresenta-se um estudo da aplicação delas no projeto de uma Habitação de Interesse Social (HIS). Para tanto, foram adotados os critérios do selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal, que consiste em uma certificação ambiental brasileira criada em 2010.
Além de trabalhar com o selo Casa Azul, são destacadas também as certificações de maior relevância no contexto global, o que servirá de guia para o leitor que procura se aprofundar na temática de certificações ambientais de edificações.