O Instituto de Engenharia (IE) promoveu ontem (25) uma visita técnica à obra do complexo Cidade Matarazzo, localizada no bairro da Bela Vista na cidade de São Paulo; o presidente e o vice-presidente do IE, respectivamente, Eduardo Lafraia e Victor Brecheret Filho, acompanhados de diretores e coordenadores da Casa, foram recebidos pelo engenheiro Mauricio Bianchi, diretor de Construção da obra.
Ao fazer uma breve apresentação de boas-vindas, Bianchi relatou como funcionam as atividades exercidas na obra, com destaque para a utilização da prática do BIM (Modelagem da Informação da Construção) no projeto. Apresentou também, o que o complexo abrigará – hotel, centro comercial, jardins, vagas e etc. –, os métodos utilizados para o mapeamento, e os processos tecnológicos empregados em toda a obra, bem como, o proveito dos mesmos na fase inicial da construção.
A obra, que começou há três anos – e tem previsão de entrega para 2019 –, tem como principal responsabilidade, o zelo pela segurança dos funcionários; que por se tratar de uma obra de grandes proporções, mantém elevado padrão de precaução pela equipe.
O Instituto de Engenharia, na figura de sua vice-presidente de Assuntos Internos, Miriana Marques propôs à direção da obra uma palestra técnica no Instituto sobre o projeto e suas complexidades.
Os membros do Instituto de Engenharia foram ainda conduzidos ao complexo, onde puderam percorrer locais do projeto e conhecer a Igreja de Santa Luzia (que se encontra suspensa a 31 metros), uma capela construída em 1922 em homenagem à memória de Dona Virgínia Matarazzo.
Clique aqui e veja mais fotos da visita.
Assista ao vídeo em que José Carlos de Arruda Sampaio, diretor da JDL Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, explica a organização da obra:
Por Ana Farah