mai, 2017

2017qui18mai12:0015:00Os 50 Anos da Pesquisa Origem e Destino em São Paulo - TRANSMISSÃO AO VIVO12:00 - 15:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - SP-SPTipo de evento:Geral

Detalhes do evento

A Pesquisa Origem Destino é a principal ferramenta para o planejamento da mobilidade urbana. Em São Paulo, a pesquisa teve início em 1967, quando a Prefeitura criou o Grupo Executivo do Metropolitano – GEM – para coordenar a implantação do Sistema de Trânsito Rápido – Metrô e contratou o consórcio HMD (sigla das três empresas participantes: Hochtief, Montreal e Deconsult) para estudos e projeto da primeira rede básica do Metrô de São Paulo. 

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – deu continuidade à Pesquisa Origem e Destino, atualizando-a a cada 10 anos, em uma série histórica cuja periodicidade nunca foi quebrada. Em 2017, o Metrô deu andamento a sexta pesquisa decenal, completando-se, então, 50 anos de pesquisa OD na RMSP. 

A metodologia da pesquisa, que tem evoluído a cada edição, apropriou-se ininterruptamente de novas tecnologias – como o georreferenciamento de endereços e a utilização de dispositivos digitais na coleta de dados. A pesquisa levanta informações atualizadas sobre o padrão de viagens realizadas pela população, objetivando projeções de demandas futuras nos planos e projetos de transporte. 

A aplicação dos resultados da pesquisa é largamente utilizada em modelagens de estudos dos setores de transporte e urbanismo, mas também em estudos: socioeconômicos, de segurança, saúde, educação e outros. Com a metodologia sistematizada em São Paulo, semelhante às consagradas em Londres (2012) e Paris (2014), hoje, grandes cidades brasileiras, capitais e regiões metropolitanas aplicaram as pesquisas origem e destino nos seus planos de mobilidade e logística. 

O Instituto de Engenharia, ciente de sua missão histórica, promove, com apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP – e da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Metrô – AEAMESP, este encontro para transmitir à comunidade técnica a metodologia desenvolvida pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – e discutir com os participantes os pontos que possam gerar interesse e esclarecer eventuais dúvidas. 

Transmissão ao vivo da palestra pelo site do INSTITUTO DE ENGENHARIA – www.iengenharia.org.br
(para assistir à transmissão da palestra ao vivo, não é necessária inscrição) 

Esse evento conta com o apoio das seguintes instituições:

Programa

9h  – Recepção, inscrições e café:
Saguão de entrada do Instituto de Engenharia.

9h30 – Abertura do Evento:
Pronunciamento do Presidente do Instituto de Engenharia, da Companhia do Metropolitano – Metrô, da ANTP e da AEAMESP

09h45 – Alberto Epifani, Diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos:
Conceituação do Planejamento da Mobilidade Urbana, a complexidade e a importância de uma da pesquisa, como elemento estrutural determinante da política de grandes investimentos nas redes metroviária, ferroviária e rodoviária. 

10h15 – Luiz Cortez, Gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos (GPI):
Descrição metodológica da Pesquisa OD, composta pela pesquisa domiciliar, que abrange 32 mil domicílios e mais de 100 mil entrevistados nos 39 municípios da Região Metropolitana, e pela pesquisa de linha de contorno, que engloba também os deslocamentos de veículos, cuja origem ou destino estão fora da Região Metropolitana. Descrição da utilização de informática e dos avanços tecnológicos. 

11h15 – Manifestações do público: perguntas e esclarecimentos

12h – Encerramento

Hora

(Quinta-feira) 12:00 - 15:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - SP-SP

X
X
X
X
X