agosto, 2011

2011qua10ago(ago 10)03:00sáb13(ago 13)03:00Construction Expo 2011 – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura03:00 - 03:00 (13) Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, nº 1500 – Jabaquara – São Paulo/SPTipo de evento:Geral

Detalhes do evento

A Construction Expo 2011 – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura, que será realizada de 10 a 13 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, inaugura um novo conceito em eventos na área de construção, engenharia e infraestrutura no Brasil. A Construction Expo 2011 foi configurada em sete salões temáticos que focalizarão grandes projetos de engenharia em desenvolvimento no País, além de ser uma feira de produtos, serviços e suprimentos destinados a obras de infraestrutura em geral.

Para a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, idealizadora da Construction Expo 2011, o evento acontece num momento bastante especial, pois o Brasil está se convertendo num verdadeiro canteiro de obras, embalado que está por grandes eventos, como Copa de 2014, Olimpíadas de 2016, além das programadas grandes obras nas áreas de energia e petróleo, especialmente as decorrentes do pré-sal. Até 2016 estão programadas 9.550 obras de infraestrutura, que exigirão mais de R$ 1,2 trilhão de investimentos, segundo pesquisa realizada pela Sobratema.

O evento ocupará uma área de 33,4 mil m2 de espaço útil, boa parte ocupada pelos salões temáticos, que serão divididos da seguinte forma: Vila do Aço, Salão do Trem de Alta Velocidade, Salão da Energia, Salão da Inovação, Salão da Sustentabilidade, Salão da Copa de 2014 e Mostra de Equipamentos para pequenos canteiros urbanos.

Planejada para ter o máximo de interatividade com os visitantes, com a utilização dos mais modernos recursos da informática e da comunicação, a mostra, nos salões temáticos, recriará em diversos ambientes os cenários nos quais será possível identificar as novas tendências da engenharia, os novos materiais, tecnologias, métodos construtivos inovadores e recursos voltados para a preservação do meio ambiente. Com todos esses recursos, a Construction Expo 2011 pretende ser o evento ideal para todo público que tenha relação direta com a área de infraestrutura, como engenheiros, projetistas, construtores, profissionais e empresários da área de máquinas e equipamentos, de insumos para a construção, além de gestores públicos.

VILA DO AÇO – Num espaço de 2 mil m2 o público visitante da Construction Expo 2011 encontrará a Vila do Aço. Projeto concretizado a partir de uma parceria com o Instituto Aço Brasil (IABr), ele recriará uma localidade com as soluções em estruturas metálicas para a construção de casas, prédios, coberturas, passarelas e outros equipamentos urbanos. Tudo feito em tamanho que configura a realidade.

O espaço servirá perfeitamente para que empreendedores, arquitetos, engenheiros e demais profissionais ligados à construção conheça todo o potencial do aço aplicado em construção. A concepção do estande inovador conta com o patrocínio da ArcelorMittal, CSN, Gerdau, Sinobras, Usiminas, V&M do Brasil e Votorantim Siderúrgica.

TREM DE ALTA VELOCIDADE – Junto com empresas que são potenciais fornecedores de materiais, equipamentos e insumos para o projeto do TAV brasileiro, o visitante encontrará no Salão do Trem de Alta Velocidade uma mesa dotada de recursos virtuais que permitirá visualizar detalhes de diversos trechos do seu futuro trajeto entre Campinas e Rio de Janeiro. Assim, ele poderá, por exemplo, com um simples toque numa tela ter acesso a uma série de informações referente a volume de concreto empregado num determinado trecho da ferrovia, quantidade de trilhos instalados, movimentação de terra, que tipo de rocha foi perfurada para a construção de túneis, o volume de ferro usado na construção de um viaduto ou ponte e até a velocidade programada para o trem em certos trechos da ferrovia.

No mesmo espaço destinado ao projeto do TAV brasileiro, cuja estrutura do estante será montada com trilhos ferroviários, o visitante terá ainda uma área especial na qual acontecerá uma série de palestras e debates. As discussões serão sobre detalhes do sistema, as tecnologias disponíveis e os avanços em termos de engenharia que a obra permitirá no seu possível traçado. O Salão do TAV conta com o apoio da Abifer – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária.

SALÃO DA COPA DE 2014 – Entre todos os projetos especiais da Construction Expo 2011, o que certamente atrairá especial interesse do público será o salão temático da Copa do Mundo de 2014. O estande montado no local terá 2 mil m2 e simulará a metade de uma arena de futebol, incluindo tudo o que tem num estádio de verdade. Assim, ali haverá arquibancadas, camarotes, telões de alta definição, equipamentos de segurança, camarotes, gramados, vestiários, itens de iluminação, alambrados, sistemas de drenagem e cobertura. Todos esses elementos estarão dispostos de maneira a levar o visitante a ter a sensação de estar efetivamente dentro de um estádio preparado para receber um jogo da Copa.

Além de tudo isso, haverá dentro da estrutura uma mesa digital touch screen, com recursos interativos que possibilitará, mediante um simples toque, acessar os detalhes de cada um dos projetos dos estádios da Copa de 2014. Assim, será possível conhecer seus diferenciais e também os desafios de engenharia de cada uma das arenas que serão erguidas em todo o País. As informações que aparecerem na mesa serão também projetadas em um telão, para que sejam acompanhadas simultaneamente pelo maior número de visitantes. O projeto dedicado às arenas desportivas é resultado de uma parceria com a Mandarim Comunicação e conta com a participação decisiva do Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, entidade que atualmente reúne 20 mil empresas de todo o País e que terá papel decisivo nas obras da Copa de 2014.

SALÃO DA ENERGIA – O visitante poderá, ainda, conhecer em profundidade os desafios representados para a engenharia e a tecnologia de construção de um dos maiores empreendimentos de energia do mundo, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Será possível, por meio de maquetes, fotos e vídeos, conhecê-la desde sua concepção, passando pelos desafios, capacidade de geração, assim como as medidas de redução do impacto ambiental que uma obra desse porte provoca. 

Também haverá no Salão da Energia um espaço dedicado especialmente a projetos de fontes de energia renováveis. Nesse aspecto, a feira destacará no Salão da Energia as inovações na área de energia eólica e também as iniciativas ligadas às pesquisas sobre células fotovoltaicas, aquelas que transformam a luz solar diretamente em eletricidade. No caso da eólica, o estande será ornamentado com uma pá dos gigantes moinhos tão característicos das usinas de geração de energia a partir do vento. Lá, o visitante encontrará informações e detalhes sobre o atual estágio dos projetos desse tipo de energia no Brasil, assim como seus desafios e avanços.

MOSTRA DE EQUIPAMENTOS PARA PEQUENOS CANTEIROS URBANOS

Embora seja focada em grandes projetos e megaconstruções, a Construction Expo 2011 também reservará um espaço considerável para aqueles equipamentos de menores dimensões e que são indispensáveis nas pequenas obras, desde um condomínio, por exemplo, ou até mesmo nos serviços de manutenção em obras urbanas, como telefonia, energia, pavimentação ou de saneamento.

Neste Salão, o visitante encontrará pequenos tratores, perfuratrizes, pás carregadeiras de pequeno porte (ou bob cat), pequenos misturadores de concreto, correias transportadoras, empilhadeiras, mini guindastes, entre outros. Além da exposição dos equipamentos, haverá ainda uma área própria para apresentações dinâmicas dos equipamentos. Assim, será possível verificar o real funcionamento e desempenho de inúmeras máquinas e equipamentos de pequeno porte.

O evento promovido pela Sobratema também reservará áreas para dois importantes salões temáticos, o da INOVAÇÃO e o da SUSTENTABILIDADE. No primeiro, empresas, universidades, centros de pesquisas, incubadoras científicas e empresas de alta tecnologia apresentarão seus mais recentes projetos ligados à área de construção. Empresas como a Petrobrás e entidades ligadas à ciência, como a Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, entre outras estão sendo convidadas para integrar um grande estande divulgando seus projetos inovadores. Já o SALÃO DA SUSTENTABILIDADE se concentrará na exibição dos aspectos de preocupação com o impacto ambiental dos grandes projetos nas áreas de energia, saneamento, prospecção de petróleo, entre outras.

De acordo com os organizadores, a Construction Expo 2011 deverá atrair um público da ordem de 25 mil visitantes, pois será realizada simultaneamente à M&T Peças e Serviços, no Centro de Exposições Imigrantes. A Construction Expo 2011 conta com o apoio de algumas das maiores empresas de construção e engenharia, mineração e rental de equipamentos no Brasil, como a Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, Construtora Barbosa Mello, Carioca Engenharia, Entersa, EPC, CR Almeida, GDK, Ivaí, Odebrecht, Terrabras, U&M, Vale, Yamada Gold, Ytaquiti, Intech Engenharia, EIT, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, Paranasa, Toniolo, Busnello, Escad Rental, Fundsolo e Loctrator.

Conta ainda com o apoio institucional de entidades setoriais como a Abdib, Abemi, Abifer, Secovi, Sinaenco, Apeop, Sinicesp, Fiesp, IABr, ABMS, Abcem, Ibracon, ABTC, Abitam, Abef, ABCE, Asbea e Sicepot-MG.

Sobre a Sobratema
A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, desde a sua fundação, em 1988 – hoje com mais de 1.500 membros associados –, tem se dedicado a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor e difundir o conhecimento e informações sobre gerenciamento, aplicação, manutenção e operação de equipamentos, assim como a participar da formação, especialização e atualização de profissionais de equipamentos que atuam no mercado brasileiro da construção e mineração. 

Além da Construction Expo 2011, a Sobratema é a promotora/organizadora também da M&T Expo, a maior e mais importante Feira Latino-Americana de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração. Ela é também a realizadora do Sobratema Fórum de Infraestrutura e da Pesquisa dos Principais Investimentos nas Áreas de infraestrutura previstos no Brasil até 2016, uma análise consolidada dos 11 principais segmentos do mercado e da lista completa de 9.550 obras em andamento no País. Por fim, a entidade promove, desde 2004, o Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção.

www.mtexpops.com.br/
www.sobratema.org.br/
www.constructionexpo.com.br 

Feira já tem confirmada a presença de 305 expositores, sendo 118 estrangeiros

Com 14.800 m2 de área de exposição já ocupadas por 305 expositores, dos 18 mil m2 previstos, a primeira edição da M&T Peças e Serviços – Feira Latino-americana de Peças e Serviços de Equipamentos para Construção e Mineração demonstra que a atividade estava carente de um evento desse tipo. A exposição, única na América Latina focada na geração de negócios nesse segmento, acontecerá entre os dias 10 e 13 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Dentre os 305 expositores já inscritos, nada menos do que 118 são internacionais. Há empresas do Chile, China, Espanha, Itália, Twain, Peru, Coreia, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e de Cuba. A promotora da feira, a Sobratema, tem a expectativa de receber um público visitante de 18 mil pessoas, a grande maioria constituída por empresários, engenheiros, técnicos, além de representantes de grandes empresas.

De acordo com estimativas da Sobratema, o mercado de peças de reposição e serviços nos setores de construção e mineração deve movimentar anualmente cerca de R$ 12 bilhões. A esse valor deve-se acrescentar um aumento decorrente dos equipamentos novos. Em 2010, o crescimento foi bastante expressivo: foram vendidas 70.530 unidades contra 41.360 no ano anterior. A marca superou em 38% a alta histórica alcançada em 2008.

Em função do intenso e constante crescimento das obras de infraestrutura no País nos últimos anos, as projeções do segmento para este ano também são bastante otimista. Espera-se um aumento da ordem de 10,3% neste ano, com as vendas de equipamentos situando-se na casa dos 77.820 unidades. Afinal de contas, entre obras públicas e privadas, a previsão é de que, nos próximos cinco anos, serão investidos no Brasil cerca de US$ 800 bilhões na área de construção e de mineração.

Com todo esse clima favorável, os organizadores esperam uma intensa visitação na feira, inclusive pela atração extra da realização da Construction Expo – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura, que acontecerá no mesmo período e local da M&T Peças e Serviços, contemplando salões temáticos, como Copa do Mundo, Trem de Alta Velocidade, Vila do Aço, Belo Monte, Energia Eólica e Fotovoltaica, Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Equipamentos para Obras e Manutenção Urbanas. Juntas, as duas feiras deverão receber cerca de 25 mil visitantes, entre empresários, engenheiros, técnicos de operação e manutenção e público institucional .

Hora

10 (Quarta-feira) 03:00 - 13 (Sábado) 03:00

Localização

Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, nº 1500 – Jabaquara – São Paulo/SP

X
X
X
X
X