UFABC

A Universidade Federal do ABC (UFABC) surgiu em 2005/2006, nos municípios de São Bernardo do Campo e Santo André. Com uma proposta totalmente inovadora, logo virou uma referência no modo de ensino brasileiro. A instituição, bastante focada em pesquisa, tornou-se, em 7/8 anos de existência, a Universidade brasileira com mais publicações cientificas de alto nível, título que mantém até hoje.

O ingressante na Universidade tem duas opções: Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) e Bacharelado em Ciência e Humanidades (BC&H). Os bacharelados têm duração de três anos, em sistema quadrimestral (três quadrimestres letivos no ano), e englobam matérias obrigatórias, limitadas e livres. O interessante, é que alunos de exatas (BC&T) têm algumas matérias obrigatórias de humanas e até de biológicas, focando em interdisciplinaridade e formando um profissional mais completo e de mente mais aberta. Em contrapartida, o aluno de humanas tem algumas matérias de exatas e biológicas com o mesmo intuito.

O aluno, após este tempo, se forma Bacharel e recebe um diploma. Ao longo destes três anos, o estudante se direciona para o pós-bi (curso pós-bacharelado interdisciplinar), cursando algumas matérias obrigatórias para poder ingressar no curso pretendido (matérias limitadas).

Após o BC&T, o estudante pode se direcionar para um grande número de Engenharias (gestão/produção, computação, automação e robótica/mecatrônica, biomédica etc.), ciências puras (física, química etc.) e ciências aplicadas (neurociência) e, em dois anos, conseguir o segundo diploma. É possível, em um horizonte de no máximo 11 anos, formar-se Bacharel e conseguir até três diplomas de pós-bi. Pelo BC&H o aluno pode se direcionar para economia, filosofia, políticas públicas etc.

Seguindo o cronograma de matérias corretas da engenharia de gestão (que é semelhante à engenharia de produção – CREA de engenheiro de produção), por exemplo, o estudante da UFABC tem todas as disciplinas de qualquer outro curso de engenharia de produção, e algumas mais (as interdisciplinares).

A UFABC é nova, mas tem crescido exponencialmente em todos os rankings sérios de ensino no Brasil, alcançando sempre posições bastante altas. A Universidade não surgiu para ser coadjuvante no cenário de ensino e excelência no Brasil e logo deve se consolidar entre as melhores. 

A Liga

A Liga UFABC de Engenharia de Gestão surgiu em Janeiro de 2015 com a iniciativa de dois alunos, durante o II Programa de Incubação de Ligas Universitárias da Fundação Estudar, com o intuito de aproximar o mercado de trabalho aos alunos. Como acontece em todas as universidades, a integração das aulas com o mundo real e o mercado de trabalho é baixo e foi neste gap que revolvemos entrar.

Estamos desenvolvendo diversas ideias para que isso aconteça, nos focando em palestras, visitas técnicas e simulações de processo seletivo de grandes empresas. Focaremos em todas as áreas de estudo da engenharia de gestão, tais como logística, gestão de ativos, otimização de processos gerenciais, negociação etc.

Hoje contamos com sete membros, todos da engenharia de gestão e temos uma boa relação e aceitação dos outros alunos do curso e da universidade, outras entidades, coordenação e professores do curso. Temos contato com empresas das variadas áreas de estudo e nossa pretensão é ser uma referência dentro da universidade, incentivando que outros cursos façam o mesmo.

Fundadores: Rafael Corrêa de Camargo e Hernani Sarra Filho