• FEI conquistou o 1º lugar na classificação geral e recebeu 10 troféus
• Competição reuniu equipes de 30 universidades de toda a região Sudeste
São Bernardo do Campo, 30 de julho de 2013 – A equipe composta por 24 alunos do Centro Universitário da FEI venceu a etapa regional do Baja SAE, realizada em Sarzedo – MG, no último fim de semana. Construído pelos alunos da FEI, o protótipo off-road MBF-27 denominado Dina (força, em latim) foi o 1º colocado no enduro e também foi considerado o carro mais leve da competição. Na prova de arrancada, a FEI obteve o 3º lugar.
Segundo Enzio Simão, integrante da equipe Baja FEI, a principal conquista nessa competição foi concluir o enduro em 2h58, sem parar para abastecer ou fazer ajustes técnicos. “Essa autonomia do carro nos deu mais empolgação para disputar a etapa nacional, que acontecerá em maio de 2014. Agora vamos começar a trabalhar no projeto de um novo carro”, diz. O protótipo foi construído, sob orientação dos professores, por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle.
O MBF-27 tem características que fazem a diferença numa competição: farol automático, que acende conforme escurece; sistema exclusivo chamado Diferencial, que permite melhor desempenho nas curvas; sensor de temperatura do CVT, motor e do painel; e suspensão traseira do tipo multi-link (tri-link). Além disso, o carro tem GPS e recurso de telemetria, que envia para os boxes, em tempo real, informações de velocidade, rotação do motor, níveis da bateria e do tanque de combustível. O Dina também tem placas de aproveitamento da energia solar para carregar as baterias e os faróis de lâmpadas LED.
Além do enduro, estão entre os critérios de avaliação do Baja SAE: segurança, projeto, custos de fabricação, aceleração e velocidade, subida de rampa, suspensão e tração.
FICHA TÉCNICA – MBF-27:
• Motor Briggs & Stratton 10HP
• Carroceria feita de PET reciclado, pintada com tinta à base de água.
• Chassi tubular de aço
• Direção mecânica, do tipo pinhão cremalheira
• Freios a disco nas 4 rodas
• Transmissão automática do tipo CVT e Caixa de Transmissão com duas velocidades
• Rodas 10″ de alumínio
• Suspensão dianteira do tipo duplo braço triangular
• Suspensão traseira do tipo multi-link
• Combustível: gasolina (faz cerca de 12 km/l)
• Velocidade máxima: 60 km/h
• Peso: 153 kg
Foto: Cadú Coppini
Baja SAE
Exclusivas para alunos da graduação, as competições Baja SAE são uma oportunidade para colocar em prática conhecimentos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas.
A FEI foi uma das primeiras faculdades do Brasil a ter uma equipe de mini-baja para as competições realizadas pela Society of Automotive Engineers – SAE. Criadas em 1976, as disputas chegaram ao País em 1995, pela SAE Brasil, filiada à SAE International. O Baja da FEI é tricampeão mundial (2004, 2007 e 2008) e heptacampeão nacional (2001, 2002, 2005, 2007, 2009 e 2011).
Sobre a FEI – O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana “Pe. Sabóia de Medeiros”, fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br