Estudantes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) apresentam novas soluções para melhorar obras na Engenharia Civil. Um dos estudos aborda a necessidade de construção de um novo sistema de travessia para ligar Santos e Guarujá tendo em vista o crescimento dessas cidades com as obras do Pré-sal e ampliação do Porto.
Intitulado de Conexões Santos-Guarujá , o projeto mostra a necessidade de construção de outro meio de travessia mais moderno e rápido, como opção ao sistema de balsa, para ligar os dois municípios, como um túnel ou uma ponte. A necessidade de outra travessia se deve ao crescimento e desenvolvimento da região, com a ampliação do Porto de Santos e as obras do Pré-sal, já que o fluxo da travessia aumentará e o atual sistema não tem capacidade para suportar a demanda.
Na avaliação dos alunos, o túnel apresentaria menor impacto ambiental e social e permitiria que pedestres ou usuários de bicicleta percorressem 2 km do túnel, contra 4,6 km da ponte. Embora apresente maior custo, a ponte estaiada, que está em fase de anteprojeto e vai ligar Santos ao Guarujá, é a saída mais viável, segundo os estudantes da FEI. Acreditam que, pelo fato de ser também obra de arte urbanística, a ponte estaiada poderá incentivar o turismo, gerar rentabilidade para as duas cidades e rápido retorno financeiro com pedágio. Estudos apontam que a capacidade máxima do sistema de balsas é de, aproximadamente, 47 mil veículos/dia. Atualmente, o tráfego é de 23 mil veículos/dias. Ao avaliar somente o histórico de crescimento do tráfego da região, o grupo diz que a obra precisa estar pronta em 2023.
Outro projeto aborda a metodologia ‘Alvenaria Estrutural’ , sistema construtivo de alvenaria de blocos de concreto. O objetivo do trabalho, que aborda a metodologia em três etapas da construção (projetos, detalhes de execução e controle tecnológico), é de auxiliar os profissionais da área da construção civil a complementarem seus conhecimentos sobre o método construtivo.
Utilizada com freqüência nas construções de médio e alto padrão, a alvenaria estrutural tem como principal vantagem, se empregada de forma correta, ser mais econômica do que outros métodos de construção. A alvenaria estrutural com blocos de concreto é recomendada para construções com cargas elevadas. Neste caso, se comparada com a estrutura de concreto-armado, a alvenaria estrutural gera economia no final da obra em torno de 10% a 20%, segundo os estudantes.
Um estudo sobre Gestão de projetos na construção civil aborda todas as etapas da construção de uma obra, do planejamento ao gerenciamento de custos, qualidade e tempo de execução. Para os autores, como a demanda de gerenciadores de projetos está em alta e falta mão-de-obra qualificada na área, o trabalho busca ajudar esses profissionais. Entre as principais vantagens obtidas ao seguir o planejamento da obra estão a redução de custos, garantia da qualidade e entrega da obra no prazo estipulado.
‘Aplicação de monocapa para revestimento decorativo de fachada’ , é outro estudo de formandos da FEI. O trabalho faz um comparativo entre os sistemas convencionais e o de monocapa, um tipo de argamassa decorativa externa que dispensa o reboco e que pode ser aplicada diretamente na alvenaria. Ao realizar estudos comparativos, os estudantes concluíram que a aplicação de monocapa em edifício de 15 andares foi responsável pela redução de R$ 300 mil no custo da obra. De acordo com os alunos, a aplicação da monocapa é mais viável quando a espessura da fachada é de até 3 centímetros.