Pronta para novos desafios


Juliana Neves: sempre aberta a novos desafios

Para aceitar o novo, enfrentar as mudanças e para aprender sempre, em qualquer área em que se está atuando

Juliana Mendes Neves sabe disso. Formada em Engenharia de Alimentos pela Mauá em 1993, em pouco mais de 16 anos de carreira já enfrentou muitos desafios e soube tirar o melhor de cada um deles: encarar as mudanças como uma oportunidade para ampliar conhecimento e rede de relacionamentos, entender melhor a dinâmica de uma empresa considerando o perfil e as peculiaridades de cada área e como elas interagem para que uma corporação atinja seus objetivos estratégicos. “Desde quando entrei na Unilever, em 1993, como estagiária na área de desenvolvimento de produtos da Linha Van Denberg, sempre estive aberta às novas atividades”, lembra Juliana.

A disposição em aprender levou-a a transitar por quase toda a empresa, conhecendo outras áreas. Também permitiu-se agregar conhecimento, acelerar seu amadurecimento profissional e pessoal.

Seguir em frente sem tomar atalhos

Em pouco mais de uma década, Juliana fez um pouco de tudo, em diferentes setores. Desde que ingressou na Unilever, atuou nas áreas de Desenvolvimento de Alimentos, Logística (compras e planejamento) de Produtos Pessoais, Manufatura de Desodorantes, Segurança Ocupacional e Meio Ambiente para Produtos de Limpeza e Higiene Pessoal e também nos assuntos socioambientais da companhia.

Foi auditora de sistemas de Gestão Ambiental e de Gestão de Segurança, responsável pela elaboração da norma de Responsabilidade Social (2003/2004) e presidiu a Diretoria do CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem – gestão 2004/2005. Também criou o projeto “Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever”, em parceria com a rede de supermercados.

Aproveitando ao máximo o que cada setor lhe trazia de informações e relacionamentos profissionais, Juliana conquistou um desempenho que lhe garantiu condições de hoje responder pela diretoria executiva do Instituto Unilever, acumulando suas atividades frente à instituição com seu cargo de Diretora para Assuntos Corporativos na empresa. As ações da empresa na área da sustentabilidade e relacionamento com os diferentes stakeholders fazem parte de sua rotina e fica claro quanto a versatilidade adquirida em diferentes áreas até chegar aqui contribuiu para que ela possa exercer hoje eficazmente esse importante papel.

Uma trajetória bem dinâmica e com muitos desafios, mas que ainda deixou tempo para Juliana constituir uma família. Casada e com dois filhos pequenos, acredita que o ponto fundamental é valorizar igualmente os dois caminhos: profissional e vida pessoal. Perceber que a felicidade está no tornar-se um ser humano mais completo, satisfeito com sua vida familiar e também sua carreira. “Conto com o apoio do meu marido, que tem uma profissão cujos horários são mais flexíveis e, dessa forma, posso ter uma jornada de trabalho comum ao mundo corporativo”, compartilha Juliana.