Presidente
José Eduardo Frascá Poyares Jardim
Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP, e associado ao Instituto de Engenharia desde 1961, é membro do Conselho Consultivo e responsável pela Divisão de Óleo, Gás, Biocombustíveis, Mineração e Dutos. Diretor no DECONCIC / FIESP – Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC – FIESP). Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 – 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) – Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.
Vice-presidente de Administração e Finanças
Miriana Pereira Marques
Engenheira Civil formada há mais de 30 anos pela FEFAAP, e especialista em Avaliações e Perícias pela Universidade 9 de Julho. É responsável técnica da Marques & Marques Engenharia Avaliações e Perícias, tendo como foco principal a realização de Relatórios Técnicos de Vistoria de Vizinhança para grandes obras de infraestrutura no Estado de São Paulo – Metrô, Rodoanel, Contorno da Tamoios, Descida da Serra, entre outros. Na vida acadêmica foi professora de Maciços e Obras de Terra, Transportes e Mecânica dos Solos na FEFAAP, professora convidada nos cursos de pós-graduação de Avaliações e Perícias da FAAP e IBEC. Na área judicial atua como assistente técnico do Metrô, foi assistente técnica da DERSA e é perita na 6º Vara Cível do Fórum de Jundiaí. Na área pública foi supervisora Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia, é Diretora de Operação da Vice-presidência de Atividades Técnicas, membro do Conselho Consultivo e Deliberativo, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias. Foi vice-presidente de Atividades Técnicas, vice-presidente de Assuntos Internos diretora-secretária da Diretoria Executiva, secretária da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e vice-coordenadora da Divisão Técnica de Gerenciamento e Empreendimento. Nos últimos anos, está a frente da Diretoria de Operações, proporcionando maior interação entre associados e divisões técnicas, organizando eventos técnicos, palestras, seminários, ajudando na captação de patrocínios/recursos, incentivando assim novos eventos técnicos no IE, que possam gerar valores para esta renomada instituição.
Vice-presidente de Atividades Técnicas
Ivan Metran Whately
No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo, e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.
Vice-presidente de Relações Externas
Lawrence Chung Koo
É Engenheiro Mecânico pelo ITA com Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Pós doutorado em Ciência da Comunicação pela ECA/USP e Pós Doutorando em IA pela PUC/SP. Pós-graduado em Marketing pelo The Wharton School e FGV, Engenharia de Sistemas pela IBM/PUC-RJ, Conselheiro de Administração pelo IBGC entre outras formações acadêmicas e especializações.~ Na sua trajetória profissional Possui mais de 50 anos de experiência nas áreas de tecnologia, gestão, governança, semiótica e comunicação Trabalhou por 24 anos na IBM, como Engenheiro de Sistemas, Consultor, Gerente de Suporte Técnico, Executivo de Marketing /Venda e 12 anos como seu parceiro estratégico, atuou no Instituto de Engenharia como conselheiro Deliberativo e Consultivo, e, no momento é Diretor de Relações Externas trabalhando com VP Eng. Ricardo Kenzo. Foi consultor do Banco Mundial na Secretaria da Fazenda de São Paulo e atualmente é professor e coordenador de Gestão de Operações, Pesquisador de Inteligência Artificial e Novas Tecnologias da PUC/SP, divide o seu tempo entre a mentoria a ecossistema Cultura Empreendedora, Conselheiro de Administração da Ignitions Inc, grupos de pesquisa em Transformação Organizacional, Sociedade 5.0, ESG em CRA/IE , IF futuro e outros projetos disruptivos de empreendedores. Atualmente a sua principal área de interesse é atuar na estratégia das empresas/instituições em vista das novas tecnologias, inovações estruturais da sociedade, em especial, a educação em engenharia. Alguns dos cargos já exercidos; Coordenador e Professor do MBA Atlântico Internacional – Universidade Católica do Porto Portugal – Univers. Católica de Angola / PUCSP Brasil Conselheiro e mentor do Accurate Advice – Acelerador de Startup Assessor Especial da Reitoria para Planejamento Estratégico PUC/SP Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da PUC/SP Pró-Reitor de Educação Continuada da Universidade Bandeirantes e UNIBAN, entre outros.
Vice-presidente de Assuntos Internos
Flávia Bartkevicius Cruz
Engenheira Eletricista-Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, possui Especialização em Engenharia Ferroviária e Metroferroviária pela mesma escola. Atualmente cursando Empreendedorismo e Inovação nas Engenharias (parceria UNESP/CREA/UNIVES). Atua como consultora na parte de infraestrutura de telecom. Foi diretora de Filiação da Associação de Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia no período de 2017-2019, tendo sido responsável, no ano de 2018, por coordenar as avaliações do Prêmio AEXAM-Eureka, parceria com empresas para premiarem os melhores trabalhos de graduação e permitir uma aproximação formandos/empresas. Nos últimos anos representou o Instituto de Engenharia na colação de grau dos alunos do Instituto Mauá de Tecnologia na outorga do Prêmio Melhores Alunos. Atua no IE desde 2015 como Coordenadora da Divisão Técnica de Telecomunicações, tendo sido a responsável pela realização de três Seminários referentes à Internet das Coisas nos anos de 2016 (A Revolução das Coisas), 2017 (Indústria 4.0) e 2018 (Agricultura 4.0). Além de palestras sobre Inteligência Artificial e Eletrônica. Foi a responsável pela criação do Grupo de Mulheres do IE (COMET – Comitê para Valorização das Mulheres na Engenharia e Tecnologia), grupo que tem atraído mais associadas para o Instituto e responsável pela realização nos anos de 2019 e 2020 do evento “Passado, Presente e Futuro da Engenharia”, além da participação em Semanas de Engenharia das Escolas de Engenharia apresentando o Instituto e da participação na Jornada de Engenharia, Carreiras e Profissões com foco na atração de mais jovens e mulheres para o IE.
Primeiro Diretor-Financeiro
Elcio Kazuaki Niwa
Engenheiro Civil, formado na Poli-USP (2010), com experiência em Projetos e Manutenção infraestrutura de ferroviário, hidroviário e aproveitamento de uso múltiplo de energia e água. Pós-graduado pelo PECE-USP, em Infraestrutura de Via Permanente, em 2014. Especializado em linhas de média e alta velocidade em programa de pós-graduação em conjunto USP e Universidade do Porto. Mestrando em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade Lusófona – Lisboa. Manutencista e Gestor Condominial/Industrial. Aplicando conhecimento em elaborações e editais para contratação desde Manutenção de Pinturas Internas e Externas ( Fachadas), Acessos em ambientes com Risco Elétrico (NR10) e em Altura (NR355) de Edificações, até serviços de manutenção ferroviária de obras de arte especiais e sistemas de super e infraestrutura para vias em lastro e em laje para ferrovias de passageiros. Associado ao CBT (Comitê Brasileiro de Túneis) e ABMS (Associação Brasileira de Mechanics dos solos). Associado à AEEFSJ desde 2013 (Associação dos Engenheiro da Estrada de Ferro), atuou como conselheiro no período de 2015-2016. Associado ao SEESP, atuou como delegado durante período de 2018 a 2021. E exerce o cargo de tesoureiro na delegacia de Jundiaí. Eleito Conselheiro para exercíco 2022/23 do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia. Determinado em desenvolver o Brasil por meio sustentável nesta geração. Me honra participar das atividades do Instituto de Engenharia, como Coordenador da Divisão Técnica de Equipamentos Automotores para Serviços de Manutenção Ferroviária, Vice-Coordenador da Divisão Técnica de Tecnologia Digitais, Vice Diretor do Departamento de Desenvolvimento Infraestrutura Logistica Nacional, Vice Diretor na Diretoria Operacional, e membro do GT de Mobilidade e Logística, de Rodovias e do PAM-TL. Visão de um futuro comum com demais gerações. Possui interesse em buscar inovação em engenharia. Entusiasta da melhoria da mobilidade urbana , engajando encontros entre pessoas e da sociedade pela educação em prol de ações coletivas e registros sistemáticos e organizados. Iniciando trabalhos no comitê da ABNT de “Tecnologias de Hidrogênio” (CEE-067) como membro suplente.
Segundo Diretor-Financeiro
Constanzio Facci Ticeu
Tecnólogo em Construção (Unesp), Graduado em Engenharia Civil (Universidade Santa Cecilia) Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Uninove), Planejamento e Gestão da Produção – Lean Constructioin (Logical Systems), Edifício de Alta Tecnologia (Liceu e Arte e Oficio de São Paulo) e Planejamento de Empreendimentos (FGV). Vivencia em execução de obras de Saneamento Básicos junto as Prefeituras, execução de obras de infraestruturas na área de telefonia, bancárias, execução de prédios industriais, comerciais e residenciais de alto padrão. Diretor técnica da empresa “CFT BUIDING GERENCIAMENTO DE OBRAS” prestando serviços de Gerenciamento Operacional e Gerenciamento de Manutenção Predial nos seguimentos: Bancários, Aeroviários e Comerciais. Atualmente no Instituto de Engenharia, ocupa o cargo de Vice-Diretor do Departamento de Gestão e Objetivos, membro das Divisões Técnicas.
Primeiro Diretor-Secretário
Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto
Engenheiro Civil (Escola de Engenharia de Lins) e Administrador de Empresas (Mackenzie). Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia (FAAP); Mestre em Habitação na área Tecnologia das Edificações (IPT); Perito Judicial na região Metropolitana de São Paulo e assistente Técnico no Sul-Sudeste; membro do corpo docente dos cursos de pós-graduação em Perícias de Engenharia e Avaliações e Engenharia Diagnóstica em Edificações em convênios diversos: com a FAAP, UNIP, UNISANTA, Estácio de Sá; professor convidado do curso Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos FDTE/ CoreNet; Autor e coautor de livros e artigos técnicos além de palestrante e ministrador de cursos, treinamento nos temas: Perícias em Revestimentos; Perícias em Edificações; Inspeção e Manutenção Predial; Engenharia Diagnóstica em Edificações; Norma de Desempenho em edificações; representante do Instituto de Engenharia na ABNT, na elaboração da Norma de Desempenho de Edificações – edição 2013; secretário da Comissão de normas da ABNT- CB2 para revisão das normas: NBR 14037 – Diretrizes para Elaboração de Manuais de Uso, Operação e Manutenção das Edificações e NBR 5674 – Manutenção das Edificações, como representante do IBAPE; secretário da NBR 16.280 – versão 2014 – Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas como representante do Instituto de Engenharia; Medalha Hélio de Caires: melhor trabalho de Perícias do XIV COBREAP – Salvador – BA – 2007 “Perícias em Fach adas de Edificações – Pintura”; Menção Honrosa pelo trabalho “A Engenharia Diagnóstica como instrumento de valorização profissional e da qualidade nas edificações” (Instituto de Engenharia – 2011); Diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.
Segundo Diretor-Secretário
Eny Kaori Uono Sanchez
Formada em Engenharia Civil pela FAAP, pós-gradada em Avaliação de Imóveis e possui cursos de extensão voltados para Avaliação e Perícias. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia de São Paulo e vice diretora de Cursos do Instituto de Engenharia de São Paulo. Atua como perita judicial em fóruns da capital e responsável técnica da empresa Uono Sanchez Engenharia, responsável pela emissão de mais de 16 mil laudos de avaliação bancária no ano de 2022.