Não é só no Brasil que o uso de energia eólica está aumentando. No último ano, a Dinamarca conseguiu abastecer 43,6% da eletricidade usando esta fonte renovável. Batendo um novo recorde, o país agora obtém quase metade do seu poder energético no vento.
Se comparado com 2016, quando obteve 41,8% de sua eletricidade proveniente de energia eólica, não parece que o avanço da Dinamarca seja tão notável. Entretanto, o relatório Danish Energy Association (DEA) mostra que a capacidade de gerar este tipo de energia tem duplicado desde 2001. Os dados publicados na última quarta-feira (3) mostram que os parques eólicos no país geraram 14.700 GWh de eletricidade nos últimos 12 meses.
Outro ponto de destaque nestes números é que a quantidade de turbinas instaladas tem caído. Mas, como podem gerar mais energia com menos turbinas? Simples: turbinas maiores e mais eficientes estão substituindo as antigas.
E o país caminha para alcançar a meta de abastecer 50% da eletricidade com a energia dos ventos até 2020. Também nos próximos dois anos, o objetivo é que as energias renováveis abasteçam até 80% do consumo total de eletricidade do país.
Autor: Ciclo Vivo