Instituto de Engenharia concede a Pedro Parente o título de Eminente Engenheiro do Ano

Eduardo Lafraia (esq.), presidente do Instituto de Engenharia, entrega título a Pedro Parente

O Instituto de Engenharia entregou ao presidente da Petrobras, Pedro Parente, o título de Eminente Engenheiro do Ano 2017, na noite de ontem. A cerimônia aconteceu no Centro Fecomercio de Eventos, e contou com a presença de João Carlos Meirelles, secretário Estadual de Energia e Mineração, que representou o governador Geraldo Alckmin, e João Antonio Machado Neto, presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia, entre outras autoridades.

O prêmio foi entregue por Eduardo Lafraia, presidente da entidade. Ele ressaltou que o Instituto de Engenharia, ao escolher o nome de Pedro Parente como o Eminente Engenheiro do Ano, está prestigiando a gestão eficaz, a competência técnica e a eficiência empresarial por meio de um gestor público e privado de sucesso, de um líder com uma sólida carreira a serviço do País. Lafraia, lembrou que o executivo foi chamado para gerenciar duas situações críticas da história recente do Brasil: a crise de abastecimento no setor elétrico, em 2001, e a atual crise da Petrobras.



Da esq. p/ dir.: João Antonio Machado Neto, Eduardo Lafraia, Pedro Parente e João Carlos Meirelles

A saudação ao homenageado foi feita por João Carlos Meirelles que enfatizou o trabalho de Parente à frente da Petrobras. “Ele está trazendo novas petroleiras e também retomando parcerias. Parente está deixando o Brasil que queremos mais próximo.”

Em seu discurso, o presidente da Petrobras lembrou sua formação na Universidade de Brasília, como engenheiro Eletricista. “Como engenheiro, eu não posso esquecer a minha casa-mãe: a Universidade de Brasília, onde passei anos maravilhosos da minha vida estudando Engenharia Eletrônica, engenheiro Eletricista opção Telecomunicações. Naquele momento, eu trabalhava com milliwatts e a vida me joga no megawatts. A primeira coisa que me explicaram foi para não colocar o dedo, como eu costumava colocar nos circuitos, que não iria dar certo.”

O engenheiro também falou sobre seu atual desafio: a Petrobras. “Eu não tenho nenhuma dúvida de que uma parte relevante deste reconhecimento se deve ao fato de eu ser presidente dessa maravilhosa empresa. Estive nesta semana comemorando os 40 anos da primeira produção comercial na Bacia de Campos. Dormi nessa plataforma e foi uma experiência extraordinária. Tive a oportunidade de falar com essa força de trabalho, engenheiros que mostravam angústias e preocupações. Eu tive a oportunidade de fazer um debate intenso com eles sobre a maneira de ver o mundo. Foi um debate democrático. Eles apresentaram suas ideias e visões divergentes e, naquele ambiente, após o jantar, em uma sala em uma plataforma, a 150 km da costa, local que é o símbolo da engenharia nacional, o símbolo da capacidade brasileira, debatemos como tem que ser um país.”

Parente encerrou seu discurso ressaltando o seu compromisso como brasileiro, profissional do setor público e privado e como engenheiro de continuar contribuindo para a diminuição da imensa distância que existe no País. “Podemos ser o país que a gente quiser.”

O prêmio é concedido desde 1963 em reconhecimento aos profissionais de destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia.


Premiação das Divisões Técnicas

Na ocasião, também foi entregue a premiação das Divisões Técnicas. O prêmio é concedido pelo Instituto de Engenharia aos melhores trabalhos do ano, desenvolvidos pelas Divisões Técnicas da Casa, analisando temas de interesse do setor público e os ligados ao exercício da profissão. A Divisão Técnica mais atuante e com melhor avaliação qualitativa também foram premiadas.

O prêmio foi entregue por Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto, vice-presidente de Atividades Técnicas.

Veja quem foram os contemplados:



Da esq. p/ dir.: Jerônimo Cabral, Miriana Marques, Victor Marques e Marcelo Rozenberg

• Melhor trabalho do ano – Maravilhas da Engenharia
Autores: Eng. Vitor Marques e Engª Miriana Marques

• Melhor trabalho do ano analisando temas de interesse do setor público
Territorialidade dos sistemas de transporte em São Paulo e no Brasil

Autor: Eng. Reginaldo Assis de Paiva

Melhor trabalho do ano analisando temas ligados ao exercício da profissão
Modelo de contrato padrão para contratação de projetos de engenharia para a indústria imobiliária
Autor: Eng. Marcelo Rozenberg



Da esq. p/ dir.: Jerônimo Cabral, Roberto Kochen, Natan Jacob Levental, Lúcio Martins Laginha, José Manoel de Oliveira Reis, Amir Hernandez Musleh e Henrique Dias de Faria

Divisão Técnica mais atuante: Divisão de Estruturas
Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Coordenador : Eng. Natan Jacobsohn Levental
Vice-coordenador. : Eng. Lúcio Martins Laginha

Divisão Técnica com a melhor avaliação qualitativa:

Divisão de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Coordenador: Eng. José Manoel de Oliveira Reis
Vice-coordenador.: Eng. Agnaldo Gonçalves de Almeida Junior
Secretário: Eng. Henrique Dias de Faria

Autor: Isabel Dianin