A Defesa Civil Estadual começa, nesta quinta-feira (16), a enviar recados de alerta para quem vive próximo a áreas de risco de enchentes e deslizamentos. O aviso será feito por SMS, no celular. Quem tiver interesse em ser notificado precisa enviar o CEP para o número 40199 e receber a confirmação.
O CEP enviado pode ser da residência, trabalho ou de um trajeto que pode ser atingido. A Defesa Civil considera o período entre 1º de dezembro e 31 de março como o mais chuvoso e, por isso, as atenções são aumentadas.
É possível cadastrar mais um CEP, mas um por vez. A cada mensagem enviada para o número 40199 deve constar apenas um código de endereço.
Possibilidade de enchentes serão avisadas por SMS (Foto: Reprodução/TV Globo)
Cronograma
A partir de 15 de janeiro de 2018, os moradores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás também vão receber o SMS de alerta de riscos. E, em 19 de fevereiro de 2018, começam a receber o aviso: Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins.
Os demais estados – Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – serão inseridos no sistema em 19 de março de 2018.
Encostas
Um estudo da prefeitura de São Paulo e do Instituto de Pesquisas Técnicas (IPT) identificou 407 áreas de encostas e margens de córregos na capital paulista sujeitas a escorregamentos e a processos de erosão.
Das 407 áreas identificadas, 166 estão na Zona Sul de São Paulo.
Outras 107 áreas estão na Zona Norte da capital paulista e mais 100 na Zona Leste.
A Zona Oeste de São Paulo concentra o menor número – são 24 áreas de risco.
No total, estas áreas tem 125 mil moradias, com quatro níveis diferentes de risco, que vão de baixo a muito alto.
A Defesa Civil estadual começará na quinta-feira (16) a mandar recados para quem vive próximo a áreas de risco, quando uma enchente estiver prestes a acontecer. O aviso vai chegar por celular, via SMS (mensagem de texto). Mas só para quem aceitar o serviço, que é de graça.
Em Americanópolis, um córrego sempre transborda quando a chuva forte, inundando as casas. O objetivo do SMS, que será enviado aos moradores, é evitar que a população seja pega de surpresa
Autor: G1