A obra da semana é um relatório que tem como objetivo divulgar dados sobre o setor de biogás e de biometano dos países que compõe o Grupo Ad Hoc de Biocombustíveis do MERCOSUL (GAHB).
O Biogás é uma fonte de energia renovável que vem despertando interesse do setor energético mundial por seus benefícios ambientais, econômicos e sociais. No entanto, diversos atores desse setor indicam a falta de informações como uma barreira ao desenvolvimento do mercado do biogás e do biometano.
Os dados e informações dos países foram repassados pelos pontos focais do GAHB. O CIBiogás é responsável pelas informações referentes ao Brasil.
O Grupo Ad Hoc de Biocombustíveis do MERCOSUL (GAHB), foi criado em 2007 por decisão do Conselho do Mercado Comum, com o objetivo de desenvolver critérios e instrumentos para implementação da cooperação regional em biocombustíveis. Na ocasião, também foi aprovado o Plantão de Ação do MERCOSUL para Cooperação em Matérias de Biocombustíveis. O GAHB está subordinado ao Grupo Mercado Comum (GMC).
Coube ao Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), presente na reunião, auxiliar na publicação desta primeira edição do Relatório do Grupo Ad Hoc de Biocombustíveis do MERCOSUL (GAHB) sobre o Biogás e Biometano.
O livro é separado em quatro capítulos, a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai com subcapítulos a respeito do prefácio, a história, o potencial da produção do Biogás, casos de sucesso em cada País.
O relatório é repleto de fotos, tabelas, gráficos, mapas e diagramas para exemplificar o tema de forma mais abrangente.
Autor: Martha Amorim