Foto: domínio público/pixabay
Com o objetivo de atrair os melhores alunos internacionais para os cursos de mestrado e doutorado em universidades do país e formar futuros líderes nos setores público e privado, o Ministério das Relações Exteriores e Europeias da França promove anualmente a Bolsa de Excelência Eiffel.
Para candidatar-se ao mestrado é preciso ter, no máximo, 30 anos no dia da avaliação do dossiê (12 de março de 2018). Já para o doutorado, o limite de idade é 35 anos. Dependendo do curso desejado, não é preciso ter fluência em francês, já que alguns são ministrados em inglês.
As áreas de estudo contempladas pela bolsa Eiffel são:
– Engenharia para o nível Master; e ciências da engenharia e ciências exatas para o Doutorado (engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação);
– Economia e gestão;
– Direito;
– Ciências políticas.
Todas as despesas dos estudantes são pagas pelo governo francês, incluindo passagens aéreas, cobertura social (seguro de saúde na França), atividades culturais e uma ajuda mensal de 1.181 euros para estudantes de mestrado e 1.400 para os de doutorado.
Os interessados em participar do processo de seleção devem escrever para as instituições francesas, que indicarão os documentos necessários para a inscrição. Veja a lista completa de cursos e universidade aqui, no site da Campus France, a agência governamental francesa responsável pelo programa.
As candidaturas dos estudantes à Bolsa Eiffel serão apresentadas exclusivamente pelas instituições francesas, que fazem parte do programa. São elas que enviarão o nome dos candidatos ao processo de seleção do Campus France Paris (candidaturas encaminhadas diretamente pelo estudante à entidade serão desconsideradas).
O candidato pode entrar em contato com mais de uma universidade, mas somente uma das instituições deve encaminhar o seu dossiê para a comissão do programa.
As universidades terão até 12 de janeiro de 2018 para encaminhar as candidaturas ao programa de bolsas. Por isso, o quanto antes você encaminhar seu pedido, melhor!
Autor: Conexão Planeta