A obra da semana celebra os 90 anos do Instituto Biológico, este livro narra década a década da história da pesquisa no Instituto Biológico. Destaca-se o café, que já foi o principal produto econômico de São Paulo e do País.
O Instituto Biológico esteve à frente de pesquisas pioneiras, da formação de pesquisadores e profissionais da montagem de laboratórios, de campanhas sanitárias, iniciativas de políticas públicas e da criação de órgãos de sanidade animal e vegetal, manuais e publicações técnicas, desenvolvimento de vacinas e outras tantas soluções práticas que definiram o sucesso da agropecuária em nosso Estado.
Inovando o Presente, foi o slogan escolhido para representar o logotipo das comemorações dos 90 anos do Instituto Biológico, é também um lema que ilustra e define, em apenas uma frase, o que a instituição vem realizando desde a sua fundação em 1927.
Este livro foi realizado pela equipe do Centro de Memória do Instituto Biológico, com a colaboração de diversos pesquisadores. Para realizar esta edição, foi necessário efetuar uma ampla seleção e um resumo de algumas linhas de pesquisa.
O livro não pretende apenas olhar para trás e celebrar o que a instituição já fez, mas também, tem o objetivo de mostrar como em cada momento e cada época, diante dos desafios colocados, os técnicos e pesquisadores inovaram na pesquisa e em suas aplicações, e assim projetaram as soluções.
Este é uma obra, sobretudo sobre o presente e o futuro. Sempre com o espírito de “inovar o presente”, de embasar-se na tradição da pesquisa passada, de ousar, de irar o futuro desconhecido.
Autor: Martha Amorim