O primeiro “trem smart” do mundo sem trilhos e sem condutor inaugurou na China. O modelo é considerado um sistema ferroviário futurista e virou notícia no mundo inteiro.
Uma mistura de ônibus, metrô e bonde é o que aparenta o design do novo transporte. Mas, em eficiência, ele é muito melhor do que os ônibus e tem a vantagem de ter um custo menor do que um sistema de veículo sobre trilhos, por exemplo, onde é exigida toda uma infraestrutura.
Com velocidade máxima de 70 quilômetros por hora, o veículo possui 32 metros de comprimento e tem capacidade de transportar até 300 passageiros em seus três vagões. Sem trilhos, os caminhos são chamados de “pistas virtuais” e o modelo possui sensores para ler as dimensões da estrada. Após 10 minutos de carga, o trem pode viajar até 25 quilômetros.
A operação começou a ser testada na cidade de Zhuzhou, na província de Hunan, que possui quase quatro milhões de habitantes. O sistema ferroviário, chamado ART (Autonomous Rail Rapid Transit), foi desenvolvido pela CRRC Corporation Limited da China, um dos maiores fabricantes de trem do mundo.
Autor: Ciclo Vivo