Uma startup norte-americana baseada em Seattle, apoiada pela Boeing e JetBlue Airways, está preparada para lançar um avião a jato de passageiros com um motor híbrido nos próximos cinco anos.
A Zunum Aero anunciou planos para jatos que serão alimentados por dois motores elétricos e pacotes de baterias integradas nas asas, além de um motor à combustível suplementar. A ideia é que os modelos futuros sejam 100% elétricos, voando exclusivamente com a energia da bateria.
Os aviões estarão no mercado até 2022 e inicialmente serão pilotados por profissionais, mas poderão ser operados exclusivamente por drones no futuro. A empresa quer “democratizar o acesso às viagens de alta velocidade”, tornando seus custos mais baixos.
“Esta aeronave vai transformar a forma como vivemos e trabalhamos”, disse o fundador Matt Knapp. “Nós nos empenhamos em desafiar a sabedoria convencional e os limites da engenharia para entregar uma aeronave da qual somos extremamente orgulhosos – que oferece eficiência e desempenho sem compromissos”.
A Zunum Aero também disse que seus jatos de passageiros para 12 pessoas reduzirão substancialmente o custo e a duração das viagens de menor distância pois elas utilizarão aeroportos menores.
Cada avião terá uma velocidade máxima de 547 km por hora e autonomia de voo máxima de 1.000 km de viagem.
Autor: Ciclo Vivo