Ofertar casas padronizadas para pessoas de baixa renda é uma política habitacional presente em diversos países. No caso do Reino Unido, o governo quer incrementar o projeto com a instalação de painéis solares nas residências. A promessa é que 800 mil casas sejam beneficiadas nos próximos cinco anos.
“Além de criar mil empregos e entregar contas de energia mais baratas, isso mostra mais um voto de confiança no Reino Unido como um lugar para investir e fazer negócios”, afirmou ministro do Comércio Internacional, Greg Hands. Referindo-se ao investimento de 160 milhões de euros da empresa holandesa Maas Capital no projeto inglês.
Por causa deste valor financiado por uma companhia privada, os moradores não terão que pagar pelos painéis e ainda terão a vantagem de pagarem menos na fatura de energia.
A Solarplicity, responsável por fazer a instalação solar, explica que o preço das placas caíram rápido no últimos dois anos e, por isso, hoje é possível garantir a energia renovável para população de baixa renda. “”No passado, somente algumas pessoas podiam se dar ao luxo de ter energia solar”, afirma David Elbourne, presidente-executivo da companhia.
No Brasil, recentemente, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, garantiu será lançada portaria que prevê a instalação de energia solar nos imóveis do programa “Minha Casa, Minha Vida”
Autor: Ciclo Vivo